quarta-feira, 13 de junho de 2012

O NOVO HOMEM EM CRISTO (10)



Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8).
O HOMEM EM RELAÇÃO A SI MESMO – TRANSFORMADO: “...que pratiques a justiça...”
         Prezado leitor tenho procurado incessantemente mostrar a todos que a mais importante doutrina da fé evangélica é a justificação pela fé. É a mensagem mais gloriosa e mais crucial que deve chegar aos ouvidos dos pecadores. Obviamente, ela é a mais humilhante mensagem para a natureza soberba do homem, porquanto lança fora todos os trapos de imundície que os homens tomam para cobrir sua nudez espiritual diante de Deus (Isaías 64:6). Mas, a vida cristã não pode existir sem que o pecador tenha sido coberto da perfeita justiça de Cristo. Não há possibilidade de viver como crente, de ser separado para Deus, de andar triunfantemente neste mundo e andar em plena segurança e certeza da glória eterna, sem que tenha sido coberto pelo sangue remidor e assim aceito por Deus.
         Mas, preciso avançar um pouco mais nessa verdade tão rejeitada e atacada neste mundo de mentiras. Digo e afirmo que é essa perfeita e segura salvação achada no sangue remidor que produz o novo homem em Cristo. É a partir da cruz que procede a nova vida. Muitos se ocupam com as bênçãos do Pentecostes, mas asseguro que é um caminho perigoso e fatal para a alma. Paulo e os apóstolos foram dinâmicos na mensagem da cruz: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós que somos salvos, poder de Deus” (1 Coríntios 1:18).
         Tomo agora o Salmo 32:2: “Bem aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo”, porque esse verso deixa o assunto bem claro. Veja como Deus lida com o homem culpado; veja como o sangue remidor do Cordeiro liquida de uma vez por todas a dívida e a culpa do pecador, de tal maneira que Deus não atribui qualquer culpa legal que possa lançar a alma no inferno. Que maravilha! Quão glorioso e eficaz é o sangue do Cordeiro de Deus! O homem novo começa na justificação, porquanto está agora revestido da paz com Deus (Romanos 5:1)!
         Veja amigo, como essa verdade está dinamicamente estampada no final do Salmo 32:3: “...e em cujo espírito não há dolo”. Veja o efeito dessa verdade salvadora no coração: “...não há dolo”, porquanto a verdadeira paz é implantada no íntimo! Não há mais medo! Não há mais guerra contra Deus! Não há mais tentativa de disfarçar-se! A soberba é lançada no pó e o homem humilhado é erguido pela graça para uma nova posição, não mais ligado ao velho Adão, mas sim a Cristo! É a partir da cruz, de onde o homem culpado é feito justo por Deus, que ele passa a ser santo. Não existe outra fase de transformação do homem! Não existe outro meio que possa fazer do homem um homem melhor, mais agradável a Deus e mais útil à sociedade. Santidade, pureza, piedade, temor, amor genuíno, etc. são frutos que derivam da cruz. Cancelemos a verdade da justificação e tudo o que vai aparecer é venenoso e letal para a alma.
         Para ser mais preciso e prático nesse ensino, tomo a vida de Paulo. O que esse fanático fariseu procurou durante seu viver religioso? Justiça! A justiça de Cristo obtida em sua conversão mobilizou todo seu ser, era o sangue que corria nas veias do seu ministério. Ele afirma em Filipenses 3 que toda sua religiosidade praticada outrora era tentativa inútil de ajuntar justiça e mais justiça. Ele estava como que ensacando justiça com todo seu fervor e zelo na religião judaica. Mas, quando conheceu o perdão, a purificação mediante o sangue de Cristo; quando foi aceito por Deus na justiça do Filho, Paulo pegou todos os pacotes acumulados de justiça própria e os lançou fora como esterco. Veja o que Ele afirma: “Mas o que para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo” (3:7).
         Caro amigo, levo a você a mais gloriosa e mais poderosa mensagem bíblica, a mensagem da cruz! As exigências divinas na lei são cumpridas em Cristo, pela Sua obra perfeitamente realizada na cruz. Portanto amigo, corra agora para o Senhor e Salvador! Lance fora todas as suas conquistas religiosas! Encare seriamente suas culpas que agora lhe condenam à perdição eterna e humildemente invoque o Nome bendito para sua salvação! Não saia da presença desse Salvador enquanto o Senhor não usar de compaixão e lhe conceder plena paz mediante o sangue remidor e purificador!

Nenhum comentário: