quinta-feira, 7 de junho de 2012

O NOVO HOMEM EM CRISTO (7)



Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8).
O HOMEM EM RELAÇÃO A SI MESMO – TRANSFORMADO: “...que pratiques a justiça...”
         Caro leitor, não devemos esquecer que a maior luta de satanás contra a verdade revelada é publicar ao mundo uma mensagem humanista, carregada de justiça humana. Paulatinamente a justiça própria vai ganhando terreno e enchendo o mundo de trevas, de ignorância e de ditadores religiosos. Aos poucos satanás semeia a melosa e venenosa justiça própria por meio do falso evangelho. O Falso evangelho é em sua essência, justiça própria. A mensagem religiosa de satanás é justiça própria. A mensagem humanista do mundo como vemos hoje é justiça própria.
         O evangelho que mais lisonjeia a carne e atrai a multidão é o evangelho da justiça própria. O que é justiça própria? É o ser humano tentando tirar da imundícia alguma coisa boa (Jó 14:4). É o homem saindo do seu esconderijo e se apresentando disfarçado perante Deus, encobrindo sua nudez espiritual e afirmando que não é tão culpado assim. É o homem dirigindo ofensas a Deus e desprezando Sua mensagem salvadora por meio do Seu Filho bendito. É a rebelião humana contra a religião celestial; é a tentativa humana de tomar de Deus a glória que pertence tão somente a Ele.
         A justiça própria aparece em forma de tradição. Biblicamente os fariseus são exemplos de como o ser humano pode fabricar seu próprio sistema religioso e enfeitiçar corações com suas tradições. Aparece em forma de sacrifícios. A justiça própria pode levar o homem a extremos atos de sacrifícios como acontece no mundo e aqui no Brasil.
         A justiça própria aparece em forma de mercador espiritual. É a disposição do homem em tentar adquirir coisas espirituais por meio dos seus bens materiais. O jovem rico claramente exibia sua condição de comprar o que quisesse com sua fortuna, até mesmo um lugar na vida eterna (Lucas 18:18-23). Ela aparece em forma de zelo sem entendimento. Saulo de Tarso foi um exemplo disto. Cegado no coração pela incredulidade, pensava que tudo o que fazia na sua religiosidade era feito para Deus (Filipenses 3:6).
         A justiça própria aparece em forma de adoração. Os cânticos, louvores, orações, levantar de mãos, etc., podem ser atitudes da carne para promover uma paz religiosa a corações mundanos, em guerra contra Deus. Quão sutil é a justiça própria! Não passa de ser o enganoso coração humano forjando meios para encobrir sua drástica situação perante Deus. É uma pintura espiritual por fora para encobrir a sujeira da casa por dentro. Ela concede uma paz momentânea, mas que se torna a mais perigosa paz que existe.
         A justiça própria na sua obstinação é uma tentativa de enganar a Deus. Mais do que isso, ela é contaminadora, perversa e idólatra. Ela encobre a real situação do homem no pecado e serve de um gostoso “colchão” que mantém o pecador no sono que o transporta para o abismo eterno. Na salvação do pecador o homem lança fora todos os seus fétidos trajes de justiça própria. Eles são imundos diante do Senhor. O pecador que busca a salvação chega com toda sua sujeira perante o Bendito Salvador, em sincera confissão, buscando de todo seu coração a completa limpeza e purificação da sua alma.
         Caro leitor, toda minha luta tem como meta tirar todos os tropeços de sua frente, a fim de mostrar o glorioso caminho do arrependimento. Certamente a verdade de que alguém foi até à cruz para ocupar o lugar de perdidos pecadores, em nada é agradável à natureza arrogante do homem. Mas a mensagem do evangelho nos humilha, mostra nossa ruína e dissipa toda esperança em nós mesmos a fim de que homens e mulheres arrependidos corram para o Salvador bendito e invoquem Seu glorioso Nome para serem salvos!

Nenhum comentário: