terça-feira, 26 de junho de 2012

O SALÁRIO DO PECADO (2)



Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23.
A ESCRAVIDÃO DO PECADO:
         Prezado leitor, meu desejo é que seu coração esteja voltado a este precioso verso inspirado. Que esta verdade seja preciosa ao seu coração. Não é nada fácil chegar com a luz da verdade a fim de descobrir o que está acontecendo em pleno império das trevas (Colossenses 1:13), onde o pecado reina concedendo aos seus escravos o triste salário – a morte.
         Ao introduzir esse assunto na primeira meditação, pude mostrar que Deus conta nossa história a partir da queda no Éden. Nossa escolha foi feita ali; nossa decisão de obedecer ao pecado foi tomada ali. Nascemos para servir ao pecado e receber constantemente a recompensa que esse tirano e dominador nos concede – a morte. Não há lugar no mundo onde o pecado não reina, toda raça é escrava do pecado. Todos, ricos, pobres, raça, cor, língua, enfim, todos pequenos e grandes vieram de um Adão pecador e entraram para servir ao pecado (Romanos 5:12). Ninguém nasce inocente, crente, salvo e herdeiro do céu; todos nascem com a marca da culpa, com a plena disposição de seguir a jornada neste mundo em plena harmonia com o pecado e consagrando todo seu ser, corpo, sentimento, mente e vontade para construir o império das trevas.
         Estou plenamente certo que o leitor tem no íntimo uma reação contra este ensino. Não gostamos de ouvir a respeito daquilo que jaz no território onde habitamos. O engano do pecado faz com que não acreditemos nesses fatos narrados pelo Deus da verdade. Gostamos muito de ouvir verdades bíblicas que consideramos mais positivas, não esses ensinos dramáticos e amedrontadores que tratam da nossa culpa e péssima condição aqui e na eternidade. O rei Davi só pode entender a respeito de sua drástica situação no pecado após ter cometido adultério e assassinato. Quando a verdade veio à tona e pode perceber a miséria de sua própria vida à luz da santidade de Deus, que ele pode confessar: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). Quão salutar é mexer no reino inimigo! Quão importante é revelar nossa miséria a fim de que possamos conhecer o Deus que é riquíssimo em misericórdia (Efésios 2:4).
         Meu intuito nessas meditações a respeito de Romanos 6:23 é tornar conhecida a verdade a respeito do que o texto chama de salário do pecado. Notemos bem que no pecado o homem serve ao pecado e recebe o pagamento, e esse pagamento vem imediatamente – a morte. Notemos bem, o pagamento não vem no final do mês, nem no fim do dia, mas sim a cada instante que o pecador serve ao pecado. Mas você logo argumenta dizendo que o texto refere-se à morte física e eterna. Sim! Estejamos plenamente certos a respeito do triste destino que aguarda aqueles que aqui são escravos do pecado (João 8:34). Mas devemos saber que o pagamento imediato do pecado é a morte, isto é, o que homem recebe quando comete pecado é a morte.
         Quando a raça pecou em Adão imediatamente morreu. É a morte espiritual. Naquele exato momento o golpe foi fatídico. Eis aí o mais alto preço do pecado! Eis aí a mais terrível consequência da desobediência da raça em Adão! No pecado o homem não passa de um morto. Contemplemos um defunto, nada funciona fisicamente. É assim o homem no pecado, nada funciona para Deus. A morte paralisou seus olhos e ele não pode contemplar a glória de Deus em absolutamente nada; nada respira da atmosfera espiritual; sua boca não proclama a glória de Deus; suas mãos são usadas para servir ao pecado; seus pés trilham o caminho da desobediência; seus sentimentos são inúteis; sua mente jaz em completa escuridão e sua vontade aprisionada.
         O que significa a salvação bíblica? Eis a resposta de Paulo aos crentes em Éfeso: “Ele vos deu vida estando vós mortos em vossos delitos e pecados” (Efésios 2:1).

Nenhum comentário: