quarta-feira, 27 de junho de 2012

VIVER NO PECADO



Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” 1 João 3:9.
        Neste verso temos esclarecida a diferença entre o genuíno crente e o não crente. Aquele que não é crente em Cristo vive no pecado e o verdadeiro crente não vive no pecado. A razão é apresentada de uma maneira bem simples e definida: o salvo é nascido de Deus. Pronto! Explica-se a vida cristã pelo novo nascimento, porque de outra maneira não tem jeito nem de explicar, nem tampouco de viver.
                Aquele que não nasceu de novo vive na prática do pecado. Seu habitat é o pecado; o pecado é sua própria respiração; ele pensa o pecado, ele sente o pecado, ele inclina-se somente para o pecado. Nessa situação não pode e nem quer agradar a Deus, (Romanos 8:8). Aquele que não foi nascido do Alto vive no pecado, mesmo sendo religioso, praticando obras de caridade, tendo um viver disciplinado moralmente, etc., sua situação é a mesma em qualquer situação, em qualquer lugar. Um Nicodemos príncipe dos fariseus em nada é diferente de um Pilatos pagão; um religioso Saulo de Tarso antes de sua conversão, em nada é diferente de um Barrabás homicida. O nosso Senhor foi bem taxativo: “... Se alguém não nascer de novo, não poder ver o Reino de Deus” (João 3:3).
                    Mas, aquele que já nasceu de novo nunca peca? Claro que sim! O verdadeiro crente humildemente está consciente de sua fraqueza e clama continuamente pela força da Graça para viver. Aí está a poderosa diferença! O salvo está sujeito a pecar (1 João 2:1), mas nunca viverá deliberadamente no pecado. O salvo ainda habita num corpo pecaminoso, e enquanto aqui viver há de lutar contra seus três tremendos inimigos: A carne, o mundo e o diabo. Todas as exortações, advertências e ensinos na Palavra de Deus, são dirigidos aos crentes justamente porque eles estão sujeitos a pecar. Apesar de estar vivendo no corpo do pecado, o salvo anda na luz (João 8:12), o salvo tem prazer por santidade e busca a santidade no viver ( 1 Pedro 1:15), odeia toda injustiça (Salmo 97:10), e luta tremendamente contra toda investida da carne em todas as suas manifestações (Colossenses 3:5). Esse espírito de luta no crente é a prova clara que a pessoa é realmente crente, verdadeiro crente, nascido de Deus e feito em Cristo um grande vencedor (Romanos 8:37), e nesse viver ele prossegue até o final de sua jornada neste mundo.
                Aquele que afirma ser crente em Cristo, mas vive continuamente no prazer do pecado, pode estar bem certo que nunca conheceu o verdadeiro Salvador e Senhor. Cristo nunca foi nem será ministro do pecado. A ordem na Palavra para os que vivem enganados no pecado é: “Arrependei-vos e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” Atos 3:19.
               
                       

Nenhum comentário: