quinta-feira, 28 de junho de 2012

O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE (4)



 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23.
OS EFEITOS DA MORTE
            Caro leitor, na meditação anterior pude dar início em mostrar o que significa o salário do pecado. Quão enganado vive este mundo que jaz no maligno! (1 João 5:19). A organização mundial almeja fazer deste mundo um paraíso do pecado, mas eis aí a morte expondo a inutilidade de tanto esforço; provando que estão lutando inutilmente, trabalhando para o fogo. A morte está provando que não existe atividade feita no pecado que tenha durabilidade; que tudo aquilo que parece gozo, paixão, prazer, felicidade, alegria, paz, etc. transforma-se em cinzas; que o salário não compensa, porquanto o que recebem imediatamente é a morte. Ora, o passado anuncia aos homens a inutilidade de seus atos, que a morte sempre foi e será triunfante sobre todos os esforços da humanidade individual e coletivamente.  Temos visto que a morte está provando que aquilo que o pecado oferece não passa de engano. No pecado não há justiça, amor genuíno, caráter, dignidade, altruísmo, segurança, etc. Seus efeitos mostram que tudo os sintomas da morte.
            Vou tomar como ilustração a vida de um jovem chamado Amnom, filho do rei Davi. A breve e feia história a respeito desse moço é relatada no cap. 13 de 2 Samuel. Amnom ficou apaixonado sexualmente pela sua meia irmã, Tamar. Ele desejava possuí-la fisicamente. Notemos bem como o pecado encaminhou esse moço na maldade. O engano do coração colocou em seu coração um sentimento de direito, que ele precisava daquele ato; que aquele sentimento sensual era um verdadeiro amor. Em seguida o pecado fez com que as barreiras fossem rompidas pelas armadilhas e desonestidade, a fim de que os desejos carnais daquele moço fossem satisfeitos; suas paixões foram inflamando tanto que chegou a adoecer. Então, satanás enviou um conselheiro astuto, perverso para que o moço tomasse o rumo tão almejado, até que pode ficar sozinho com a moça em seu quarto e assim promover desgraça na vida daquela jovem.
            O que resultou em toda trama empreendida pelo pecado por meio de Amnon? O que o pecado insuflou em seu coração foi que seu sentimento era de amor, mas agora a morte apareceu para provar a realidade que aquele ato maligno não passava de perversidade. Após satisfazer a sua satisfação sexual, Amnon prova sua covardia e monstruosidade ordenando que a moça fosse enxotada dali do seu quarto. O pacote do pecado veio embrulhado com um lindo papel de amor, sentimento, prazer e direito. A morte veio mostrar que estava escondida detrás desse pacote, a fim de reinar no ambiente e dominar o viver daquele moço insensato. O que resultou das suas paixões satisfeitas de forma ilícita e cruel? Ora, ele semeou na carne e agora fatalmente colheria corrupção, e corrupção é o salário do pecado. O coração de amnon ficou endurecido pelo poder do pecado, agora seria uma presa certa da morte. Doravante seria odiado, desprezado e miseravelmente perseguido. De todos os lados a morte tomou posse a fim de conduzi-lo ao abismo eterno, e de fato ocorreu porque não demorou para que seu irmão Absalão o matasse.
            É triste ver como a maldade do pecado campeia por todos os lados em nossos dias. Corações estão endurecidos pelo engano de que estão vivendo felizes quando praticam seus atos uns contra os outros; acham que o caminho deles é livre e que até mesmo Deus aprova. A morte está tendo uma mesa farta e deliciando com esses “manjares”. Almas estão colhendo o salário do pecado que consiste em consciência pesada, angústia interior, disposição para praticar maldades maiores, ódio, vingança e outras coisas semelhantes.
            Mas eis a verdade que Cristo veio ao mundo buscar perdidos, e pelo Sangue bendito purificar corações culpados e sanar de uma vez por todas todos os efeitos do pecado.

Nenhum comentário: