quinta-feira, 14 de junho de 2012

ATEISMO NA PRÁTICA



         “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação” Salmo 14:1.
                   Na bíblia ateísmo é algo do coração, e não meramente uma confissão verbal. Por quê? Simples, o problema do homem é no coração dele, e não fora. Ateísmo não se aprende numa faculdade, ou mesmo num convívio familiar, mas sim dentro da sala do coração, porquanto a declaração categórica de que Deus não existe parte dali. É o homem interior que confessa que DEUS NAO EXISTE. O lugar onde Deus habita é chamado de Santuário, e o coração é o verdadeiro santuário do homem, e se o Santo Senhor não habita ali, obviamente o pecado ali estará assentado e reinando. Se não houver a luz do céu no coração, ali será um lugar tenebroso, de onde procederá todo tipo de perversidades, as quais arruínam o viver aqui e na eternidade.
                   Examinando mais profundamente o texto, vemos que o ateísmo procede de uma insensatez: “Diz o insensato...”. Significa que a pessoa não tem o temor de Deus, nem o temor a Deus. A presença de Deus é retirada e abominada no seu íntimo. Não há respeito a Deus em seu interior. Não há nada da santa lei de Deus gravada nas paredes do seu coração. Nada existe de piedade e culto a Deus em seu íntimo, por isso, ele já tem declarado no seu santuário: DEUS NÃO EXISTE. A religiosidade é por fora, aquilo que parece ser de Deus, o que parece ser espiritualidade não passa de superficialidade, aparência. O ateísmo está gravado, confirmado, confessado e declarado no seu íntimo.
                   A outra lição que sobressai no texto é o resultado daquilo que o homem é no coração: “... Corrompem-se e praticam abominação”. Seu amor ao pecado está registrado lá no lugar principal que é o seu coração, seu santuário. Seu prazer pela prática da iniqüidade vem dali, e muitos precisam de uma religião externa a fim de que sejam barrados em seus intentos malignos. Mas a verdade, o amor e o prazer pela quebra da lei de Deus continuam dominando seu ser, seus pensamentos e emoções. A corrupção natural do homem brota continuamente lá do altar íntimo e não há nele qualquer poder que lhe capacite a vencer e subjugar suas tremendas paixões as quais, como fogo arde no seu íntimo. Não demorará muito para que aquilo que está oculto se manifeste pela boca, pelos pés, pelas mãos, e por todos os membros do seu corpo que se acha escravizado ao pecado.
                   Qual a resposta para o pecador? Não está numa religião, nem numa oração, nem em qualquer atividade externa. Está na resposta simples, mas verdadeira da Palavra do Deus Vivo, aquele que conhece o coração. Deus requer a verdade no íntimo (Salmo 51:6). A ordem aos pecadores é esta: “Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam cancelados os vossos pecados...” (Atos 3:19).
                  

Nenhum comentário: