terça-feira, 19 de junho de 2012

SACRIFICIO OU OBEDIÊNCIA?



“...Visto que rejeitaste a Palavra do Senhor, Ele também te rejeitou a ti....” 1 Samuel 15:23

                Que verdades terríveis para os ouvidos do orgulhoso rei Saul! As palavras do profeta chegaram como golpes de espada em seu coração duro. Ora, ele havia chegado de uma vitória aparentemente marcante. Afinal, ele não havia feito o que Deus mandara? Matou os Amalequitas e trouxe consigo as provas claras de seu triunfo – os animais para que cada soldado pudesse oferecer sacrifício e o Rei Agague. Mas Saul mostrou ser tão rebelde e cruel quanto os próprios Amalequitas. Em sua rebelião rejeitou submissão às ordens Soberanas do Deus de Israel. Ultrapassou as ordens de Deus ao trazer consigo o amaldiçoado rei Agague. Queria mostrar ser demais religioso ao trazer consigo os animais para oferecer holocausto. Nada daquilo era a vontade de Deus.
                Deus não tem prazer a não ser em corações que se submetem a Ele. Desses corações emana o verdadeiro sacrifício. Por detrás da atitude de Saul estava o querer se aparecer. Mostrar para Israel que ele era o tal, o poderoso conquistador. Vemos isto pelo fato que ao chegar ele logo mandou levantar para si um monumento (15:12). Também, em sua rebelião quis manipular Deus emocionalmente ao trazer os animais querendo dizer com isso que tinha intenção de oferecer holocaustos, mas é claro que o objetivo era enriquecer a si mesmo com aquilo que Deus considerou maldito.
                O cristianismo atual traz consigo a marca registrada de Saul. A natureza maligna do homem tem o maior prazer de ostentar sacrifícios. Querem manipular Deus com atividades e mais atividades, porque elas manifestam justiça própria e encobrem as corrupções de um coração rebelde e profano contra Deus e contra Sua Palavra Inspirada. O rebelde religioso odeia o Reino de Deus e como Saul quer ser honrado e apreciado pelo povo. Note a súplica de Saul quando se viu descoberto pelo profeta: “Honra-me, porém, agora, diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel” (15:30).
                Amados irmãos, o genuíno crente é obediente à Palavra de Deus. Hoje precisamos de um povo que acima de tudo honra a Deus e a Sua Palavra custe o que custar. Que não brinca com a verdade; que é zeloso pelo evangelho e pela pureza da igreja. Precisamos de um povo cujo coração foi gravada a lei do Senhor e que não fica querendo inventar meios religiosos para trazer o mundo para dentro da igreja. Precisamos de um povo que teme ao Senhor e que manifeste esse temor num viver de santidade e justiça num mundo tão carregado de impiedade como estamos vendo ultimamente.


Nenhum comentário: