quinta-feira, 9 de abril de 2015

UM DIAGNÓSTICO DO CORAÇÃO (15 de 15)





“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações” (Jeremias 17:9,10).                       
“QUEM O CONHECERÁ?”
        Caro leitor, digo mais que não há homem que possa conhecer sua situação no íntimo. No pecado os homens estão envolvidos com aquilo que é desta vida passageira; sabem e descobrem de tudo o que envolve suas vidas e necessidades, mas são completamente ignorantes no que diz respeito aos seus próprios corações. Não há algo mais ludibriador e enganador do que o pecado. Até mesmo satanás com todos os seus anjos caídos estão sendo levados pelas correntes do pecado em direção ao abismo. Oh! Que caminho de destruição! É algo tão assombroso e devastador, mas eis que homens e mulheres cegos e surdos vivem nas trevas e nas trevas nada sabem daquilo que lhes espera na eternidade.
        Mas finalizo dizendo que somente o Senhor pode conhecer o coração de cada pecador. Todos os que foram salvos e livres do poder e da pena do pecado sabem o que aconteceu em suas vidas, pois foram descobertos por Deus. Quando o Senhor vem com Sua maravilhosa obra de salvação, eis que Deus opera no coração, descobrindo esse terrível esconderijo do mal. Então, o que acontece? Há confissão! O que é confissão? Confissão é o homem descoberto, vendo sua miséria e confessando sua culpa e transgressão no íntimo: “Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado que ando falares e puro quando julgares” (Salmo 51:4).
        Então, veja a diferença é mostrada no viver, porque quando Deus salva Ele dá um novo coração: “...Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (Jeremias 31:33). A maior descoberta é essa, Deus revelando o que o homem é no íntimo, sua condição maligna sendo revelada e a confissão ocorrendo. Que maravilha! De agora em diante, não mais a mentira, não mais a maldade, não mais a vida atirada nas trevas! De agora em diante é o novo homem, criado em Cristo em justiça e retidão procedentes da verdade (Efésios 4:24). É o novo homem que um dia foi levado a sentir sua queda, seu desespero, sua infâmia longe de Deus, mas que fora erguido na salvação, a fim de não confiar mais em si mesmo e doravante andar com Deus em santo temor.
        E para a alma que não ainda não foi salva? Eu tenho visto muitos que quando ouvem tais verdades, imediatamente fogem buscando um lugar escuro, onde essa radiante luz do evangelho não venha entrar. Por que isso? Não é verdadeira sabedoria promover uma sangrenta batalha contra o próprio coração? Não é melhor render-se Àquele que é poderoso para lutar contra quem você não pode lutar? Não é melhor render-se humildemente ao Senhor, reconhecendo seu fracasso, escravidão e culpa? Lembre-se que Cristo Jesus se manifestou para desfazer as obras do diabo. Sua fuga deve ser para esses possantes braços de amor e compaixão. Ele veio ao mundo a fim de trazer libertação aos homens e não aos anjos. Então, visto que você é homem, aproveite esse santo momento.
                               Sim, eu venho a Ti Jesus, Tua graça receber.
                               Infinito é Teu amor, sem limites Teu poder.
                               A Ti Jesus Senhor, venho como sou.
                              Bem nenhum mereço eu, teu sangue me lavou!
       
       








Nenhum comentário: