terça-feira, 7 de abril de 2015

REBELDE CONTRA O FILHO (9)




“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia permanece rebelde contra o Filho, não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
A HORRIVEL CONDIÇÃO DO REBELDE: “...rebelde contra o Filho...”
        Caro leitor, tendo mostrado alguns traços que revelam a rebelião do coração do homem, devo acrescentar aqui que essa atitude está profundamente arraigada no coração maligno do homem no pecado, o qual por fora tentar persuadir a si mesmo e a todos que tudo está bem e que está em plena harmonia com Deus. Quem sou eu para descobrir a profundidade desse aterrorizante poço da perdição? Em minhas tamanhas limitações devo agora a horrível condição do rebelde, conforme o próprio texto de João 3 descreve. Então, devo usar esse ensino à luz de tudo o que a Bíblia de Deus mostra, a fim de que pecadores humilhados perante a verdade bíblica possa cair aos pés do Salvador, sentindo seu coração atribulado pela dor da culpa do pecado que é tremenda.
        Primeiramente, digo asseguradamente que o rebelde está fora da mais bem aventurada condição, do mais alto, glorioso e eterno privilégio. Para esse moderno sistema evangélico, ser bem-aventurado é ser rico e próspero, sentir-se abençoado e livre de qualquer pensamento negativo e de influências demoníacas. Mas, quão longe esse ensino está das Escrituras! A Palavra de Deus mostra a salvação eterna em Cristo como a mais bem-aventurada condição, a suprema e gloriosa riqueza, a esperança da glória que agora enche o coração de alegria, prazer e gozo. A salvação bíblica trata primeiramente da condição espiritual do homem com Deus, porque o Salvador veio para reconciliar o perdido, veio para fazer do homem um filho de Deus e herdeiro de Deus. Mais do que isso, a salvação que há em Cristo abre os olhos da alma, a fim de que o pecador seja livre deste mundo, dá poder ao salvo para viver aqui em constante vitória contra o mal e o faz ciente de sua peregrinação rumo ao lar celeste, onde viverá para sempre em santa e eterna felicidade, juntamente com Cristo e com todos os remidos.
        Então, eis que o rebelde está fora dessa santa lista, daqueles cujos nomes foram escritos no livro da vida antes da fundação do mundo. Ora, a ausência dessa bem-aventurança faz do homem no íntimo o mais infeliz de todos, porque não há perigo maior para o homem do que viver longe de Deus, tendo Deus como inimigo, tendo a santa ira posta continuamente sobre sua cabeça. Não há como escapar disso fora do Salvador, por isso não há teto onde o rebelde possa encontrar segurança, e não há cama nem cobertor que lhe dê tranquilidade. Um coração assim vive atemorizado e em constante fuga, à procura de um esconderijo.
        Meu caro leitor, qual é o seu refúgio agora? Já foi salvo, perdoado, justificado e completamente livre da punição eterna que jaz sobre cada pecador devido à queda em Adão? Se sua rebelião foi vencida, eis que nada, nada mesmo há de tirar você dessa santa paz obtida na obediência do Filho de Deus. Há no seu coração agora uma real calma e humildade santa por saber que você foi achado e libertado dos terrores eternos mediante a grande e gloriosa conquista dessa tão grande salvação. Não há mais temor da ira (Romanos 5:1; 8:1); não há mais luta e arrogância no íntimo para se defender, porque a alma abrigada em Cristo está em pleno descanso e paz.
        Mas não é assim com o rebelde contra o Filho, porque tal pessoa nem vai querer encarar a verdade conforme a mensagem santa. E quando o mundo oferece tantas “casas de repouso” para as almas, elas correm para esses perigosos lugares. Hoje satanás tem espalhado tantos mestres da mentira religiosa e essas vozes são bem atraentes aos ouvidos rebeldes. Mas dou graças ao Senhor porque em Sua misericórdia Ele atrai pecadores ao arrependimento. Quando tudo parece indicar que não há mais solução, eis que a graça sempre se mostra triunfante e operante. Ainda agora o Senhor está salvando e bem pode ser que haja uma alma sedenta que busca com intensidade a água da vida para beber, para nunca mais ter sede.

Nenhum comentário: