quinta-feira, 2 de abril de 2015

REBELDE CONTRA O FILHO (7)




“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia permanece rebelde contra o Filho, não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
OS TRAÇOS DE UM CORAÇÃO REBELDE CONTRA O FILHO: “...rebelde contra...”
        Caro leitor, um coração endurecido mostra primeiramente o quanto rejeita a Palavra de Deus como a verdade do céu e autoridade no viver. Mas a rebelião contra o Filho aparece também com o fato que a alma endurecido não vê em sua vida a necessidade do Salvador, porque justamente o rebelde nunca consegue ver seus próprios pecados no íntimo; não consegue compreender seu estado de perdição, normalmente vê a sim mesmo comparando com outros e seu viver está fundamentado em justiça própria.
        Sendo assim, eis que o coração endurecido contra o Filho anda com prazer neste mundo, aqui é seu lar, seu paraíso, seu lugar de investimento. A alma endurecida não tem qualquer prazer pelo céu, porque deseja que este mundo seja ainda melhor. Completamente cego e consequentemente incapaz de ver a verdade, eis que ele não consegue ver os terrores espirituais que cercam e dominam este mundo. Sua capacidade de visão é carnal, não vai além daquilo que é tangível e ligado à alma. Só e só. Mesmo que os ensinos bíblicos acerca da soberania de Deus, do diabo, dos anjos e do domínio do pecado proliferem, mesmo assim o coração endurecido não consegue passar essas verdades no viver prático. Por isso, um coração rebelde não consegue orar, e suas orações não tem o poder de subir as alturas, elas ficam confinadas a esta vida presente e passageira.
        Também, o rebelde contra o Filho não consegue ver a ira de Deus em contínua atividade, pois o coração endurecido é humanista. Por isso ele enxerga Deus do ponto de vista humanista. Ele nada percebe do intenso ódio de Deus contra os que vivem no pecado; ele não pode ver além desse véu e sendo assim a triste condição do homem em seu estado de contínua rebelião e guerra contra o céu é completamente ignorada. Mesmo que grite aos ouvidos do rebelde, mesmo assim nada muda quanto à sua condição; mesmo que a situação de miséria resultante da ira de Deus esteja envolvendo os homens aqui, tudo isso o rebelde nem sequer considera e vê tudo à luz das circunstâncias normais da vida aqui. Como cego e surdo, eis que o rebelde contra o Filho não percebe que ele mesmo está sendo empurrado na ira de Deus para a morte eterna e que está sendo empurrado para o local da matança como se fosse um boi.
        Também, o rebelde manifesta profunda simpatia pelo mundo e trabalha pelo bem da organização maligna. Notemos o rebelde religioso, como ele está pronto a vestir a camisa mundana e gastar seu tempo ocupado com a mudança e melhora deste mundo. A igreja e Deus para ele são coisas triviais porque seu coração não pertence a Deus. Deus está na lista de seus amores, mas sempre figurará como o último da lista, porque em seu coração Ele é repelido. O rebelde tem profunda aversão pelo reino de Cristo, porque ao ser comparado com o reino mundano, o reino do céu não faz sentido. O reino de Deus só cabe no coração dos humildes e é completamente oposto ao sistema mundano tão cheio de orgulho. Por esta razão o sistema bíblico de vida nunca caberá num coração que resiste continuamente ao Espírito de Deus e à mensagem de convite à salvação. Por mais simpático e justo que Pilatos quisesse ser, jamais teria coragem no íntimo para publicar a inocência do Filho de Deus, por essa razão, no momento de decisão, ei-lo ao lado da multidão criminosa.
        Meu caro leitor, tudo isso tem em vista livrá-lo do perigo tão iminente, abrir seus olhos, a fim de que você seja socorrido pela doce compaixão de um Deus que se compadece. Então, humildemente confesse a Cristo todos os seus pecados e peça a Ele que venha lhe livrar dessa escravidão onde o pecado lhe mantém tão orgulhoso.

Nenhum comentário: