quinta-feira, 30 de abril de 2015

“OS DIREITOS ABSOLUTOS DE DEUS” (11)




“Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21)
CONHECIDOS PELA FÉ QUE CONFESSA A SOBERANIA DE DEUS: “...O Senhor o deu e o Senhor o tomou...”
        Caro leitor, a fé, somente a fé dada aos santos pode entender o fato que, o mesmo Deus que deu, também “...tomou...”. A incredulidade vil quer aceitar o que Deus dá, e ao receber age como um leão arrancando a carne para si e fugindo. A incredulidade não consegue dar glória a Deus nem recebendo, nem tampouco quando perde. Mas estamos vendo como a graça prepara os crentes para perder aquilo que aqui recebera. Devemos aplicar-nos para entender santos ensinos dados aos alunos escolhidos.
        Em primeiro lugar, Ele toma sim, mas aquilo que para nós parece ser atitude cruel, não passa de ser a sabedoria perfeita do Pai celeste em ação na vida de homens e mulheres que foram um dia, arrancados deste sistema maligno aqui, a fim de torná-los herdeiros de Deus. Deus sabe o quanto os bens servem de tropeço para a jornada, por isso Ele como que “alivia a carga”. Noemi foi venturosa para Moabe, mas lá perdeu seus tesouros – o esposo e seus dois filhos (Rute 1). Que situação de amargura e dor para uma senhora! Mas quando retornou para Belém, era uma Noemi forte, corajosa, disposta e madura na fé: “O Senhor o deu, o Senhor tomou...”. Ela certamente não voltou trazendo seus amados consigo, mas veio com ela a recompensa da fé – sua nora, que para ela foi o maior tesouro que pode obter nesse regresso à sua terra. A fé jamais será obliterada com o tempo.
        Digo mais que o Senhor toma sim, mas tem algo ainda mais valioso que vem adiante. O Senhor quer mostrar aos salvos o quão valioso é Ele mesmo, infinitamente acima de tudo e de todos aqui. Nós somos pecadores que passamos muito tempo dormindo nas tendas mundanas, olhando sempre para o Egito, apaixonados por Sodoma e Gomorra e prontos para adorar a criatura em lugar do Criador. O Senhor sabe como apagar nossos desejos, sabe como nos levar a crucificar nossas paixões e silenciar nossos pedidos infames, a fim de gastar em nossos prazeres.
        Caro leitor, veja como nossas petições são sempre envolvidas com este sistema passageiro; veja como sempre estamos levando perante Deus nossas necessidades aqui; veja como é difícil para nossa natureza se erguer em ações de graças perante Deus; veja como sempre estamos ocupados em ter mais daqui e quando perdemos algo, imediatamente escrevemos nossos pedidos para que tenhamos de volta aquilo que perdemos. O que o Senhor quer é nos levar a dar-Lhe graças por tudo. É claro que devemos pedir, porque somos necessitados e Dele advém toda benção material. Mas os santos são exortados a levar suas necessidades a Deus tendo em seus corações o verdadeiro culto que exalta a Deus – o culto de ações de graças: “Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom...” (Salmo 107:1).
        Também, nosso Senhor quer mostrar o quanto Ele é melhor que ouro e bens! Como diz a primeira estrofe de um antigo hino:
                               Minha alma deleita-se em Cristo, afável é Ele pra mim.
                               Viver na Sua intimidade, dá gozo real e sem fim!
        Caro leitor, nosso amigo fiel e sempre presente quer nos mostrar o quanto Ele é suficiente, como é nosso tesouro infindo e que satisfaz a alma. Nosso Senhor, manso e humilde sabe como lidar com Seus santos e quando fere nossas almas ao tirar o que havia nos dado, Ele mesmo chega com Seu bálsamo para curar nossas feridas e falar ao nosso coração com terno amor. Os verdadeiros crentes sabem disso. Muitas vezes Ele parece que demora em dar a resposta, porque Seu silêncio revela Sua sabedoria em lidar com Seus santos que tanto sofrem neste mundo.
       

Nenhum comentário: