quarta-feira, 1 de abril de 2015

UM DIAGNÓSTICO DO CORAÇÃO (10)




“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações” (Jeremias 17:9,10).                       
SEU PRODUTO: “Desesperadamente corrupto...”
        Caro leitor, ao sondar o coração mediante a Palavra de Deus veremos que ali está a fonte de roubo, porque o próprio Deus em Sua lei ordenou: “Não furtarás”. Se houve essa ordem é porque a disposição para essa atividade corrompida está acesa ali no coração do pecador. Ele não adquire essa disposição à medida que vai crescendo, mas sim desde sua concepção. É próprio da natureza do pecado o roubar. Aliás, o homem no pecado age neste mundo como ladrão, querendo roubar a criação de Deus, tomando-a para si. O roubo aparece também no orgulho em não conceder a Deus a glória que pertence somente a Ele.
        Então, os homens nascem neste mundo com essa íntima disposição e se não houver uma intervenção da parte de Deus, eles estão prontos a matar seus semelhantes a fim de tomar o que eles têm. Basta Deus retirar Sua mão para que homens e mulheres estejam prontos para praticar atos terríveis neste mundo, a fim de ter o mundo aos seus pés. O pai da mentira age assim, pois veio para matar, roubar e destruir (João 8:44). Ora, os homens em nada são diferentes, pois nunca estão satisfeitos com o que têm, por essa razão querem ganhar o mundo inteiro. Olhemos as nações no tempo do Velho Testamento, pois viviam normalmente da espada, ferindo, matando e tomando o que outros possuíam.
        Uma ilustração forte acerca disso está no livro do profeta Habacuque. Ali vemos como Deus revela ao Seu servo quem eram os Caldeus. Aquele povo foi usado por Deus para ser instrumento de terror, pois eram avarentos, perversos, tinham eles mesmos suas leis e tinham como objetivo matar os povos e tomar tudo o que eles tinham para si. Eu sei que muitos vão dizer que nem todos são assim. Mas a verdade é que muitos não foram soltos, por assim dizer, por Deus. Mas, basta que Deus solte os homens, descubra seus corações, para que eles revelem que estão aptos para roubar e tomar o que pertence aos outros.
        Mas quando o Senhor transforma o coração, eis que esse pecado é imediatamente abandonado. Ações de graças, gratidão, amor genuíno, interesse em servir aos seus semelhantes, essas atitudes aparecem na vida de um homem quando ele se converte a Cristo. Foi isso o que ocorreu na vida de Zaqueu (Lucas 19:1-10), pois quando se converteu, eis que imediatamente entrou em seu coração uma firme disposição de servir, e até mesmo de devolver aquilo que havia roubado. Quando os homens são salvos por Cristo, eis que a retidão passa a habitar neles, por isso não há mais lugar para qualquer ato desonesto. Ele se reveste do novo homem em Cristo, pois isso há de considerar o pecado como uma afronta a Deus; há de considerar um mordomo dos bens de Deus e trabalhará não somente para seu sustento como também para servir aos outros naquilo que precisa. Em nossos dias vemos o quanto o mundo precisa de homens diferentes. Nossa sociedade está cheia de elementos perigosos, desonestos, gananciosos, etc.
        O mundo sofre pela corrupção que há no coração dos homens e não há esperança fora de Deus. Os dias vão passando e os homens vão ficando ainda piores, dispostos a ver a desgraça alheia. A esperança está na conversão, que vidas sejam transformadas, que homens se tornem piedosos e santos. Esta mensagem pode alcançar alguma alma que agora sente a tristeza no íntimo por ter vivido no pecado, mas que em santa confissão pode agora pedir a Cristo Jesus para lhe salvar.

Nenhum comentário: