segunda-feira, 6 de abril de 2015

UM DIAGNÓSTICO DO CORAÇÃO (12)




“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações” (Jeremias 17:9,10).                       
SEU PRODUTO: “Desesperadamente corrupto...”
        Caro amigo, o verso de Jeremias mostra a realidade do coração dos homens. É o ensino claro acerca da total depravação, daquilo que é ensinado em toda Escritura e diante do qual não há quem possa escapar, porque todos nós viemos de um Adão caído e somos exatamente o retrato de nosso papai – o velho homem no pecado. O coração é o poço de toda loucura, de toda disposição para o mal, para afastar-se para mais longe de Deus e correr em busca de sua própria perdição. O coração é o verdadeiro inferno de orgulho, do desejo insano de querer ser igual a Deus, e que faz cada ser humano, de seu nascimento, ser inteiramente disposto para o mal, para andar sozinho nesta vida, rejeitando o governo de Deus, a fim de andar no pecado.
        Caro amigo, o coração do homem é um poço de perdição, a água ali é completamente imunda e venenosa. Ó quantos confiam no homem! Mas eis que a Palavra de Deus afirma que é ser maldito abraçar tal confiança; é caminhar por veredas que parecem pacíficas, lindas, mas que logo resultarão em ódio, desespero e sofrimento. Esta é a situação de todos os nascidos de Adão, não tendo ninguém que possa escapar. Por fora parecem diferentes, mas o grande Deus não vê assim, não olha o homem na aparência. O homem de fora passa, acaba com o tempo e é levado para a corrupção trazida pela morte. O Senhor Deus vê o homem lá dentro, nascido com toda prontidão para mentir, para blasfemar de Deus e resolutamente marchar para o inferno com todo prazer.
        Digo mais, não há qualquer esperança no homem, e quanto mais é encoberta sua condição tão vergonhosa e perversa, eis que pior fica sua situação, assim como piora uma enfermidade quando não é tratada. Podemos tratar e recuperar uma água suja, imunda; podemos limpar uma casa, tirando toda imundície e deixando-a pronta para ser usada; podemos limpar e purificar roupas e outros utensílios, mas nada se pode fazer pelo homem, a fim de melhorar sua condição no coração. Meu caro leitor, o que aconteceu com os homens? Não foi um mero acidente; não foi um mero problema que ocorreu. O que ocorreu foi a terrível queda no pecado, foi o homem no coração se atirando nos braços do pecado, e sendo assim arruinado em toda a sua totalidade, e consequentemente sofrendo aqui e para sempre os terríveis efeitos da morte.
        Ora, quem vai dizer algo contrário a tudo isso? Quem vai poder afirmar que está numa condição melhor? Quem poderá se erguer e declarar que sua queda não foi tão feia assim? Basta que cada um considere sua situação à luz do seu coração e pelos efeitos iguais da morte. Amigo, você quer que Deus revele o quanto seu coração é terrível e perverso? Tente se erguer em seu orgulho! Tente argumentar contra a verdade revelada e você verá o poço profundo onde o pecado lhe atirou. Não tente pintar seu coração por fora, porque o Senhor mesmo dirá que seu coração não passa de um sepulcro caiado. Eu sei o quanto satanás tenta encobrir tudo isso de entulho religioso, de justiça própria. Mas quão perigoso é viver assim, porque não vai demorar quando toda verdade a seu respeito será revelada. O melhor caminho para o pecador é se humilhar perante Deus, reconhecendo que Ele é Deus, que Ele fala a verdade e que é melhor se apresentar perante Ele completamente despido de todo orgulho e vaidade.

Nenhum comentário: