quinta-feira, 2 de abril de 2015

UM DIAGNÓSTICO DO CORAÇÃO (11)




“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações” (Jeremias 17:9,10).                       
SEU PRODUTO: “Desesperadamente corrupto...”
        Amado leitor, vou mais adiante para sondar apenas superficialmente o coração tão corrompido do homem no pecado. Digo que faço superficialmente, porque somente o Senhor para revelar os horrores do mal que governam o homem no pecado. Dou glórias ao Senhor, porque sei que somente Ele tem poder para controlar tudo isso e assim impedir que a raça seja destruída pelo aterrorizante poder do pecado. Mas basta que olhemos um pouco a mensagem do livro de Apocalipse, para que vejamos o que irá acontecer futuramente, quando Deus retirar Sua mão deste mundo e assim permitir que os homens revelem toda perversidade e ódio que têm contra Deus e contra uns aos outros.
        Também, está oculta no coração toda disposição para os atos de impureza. Digo isso porque a natureza humana é voraz pela imoralidade sexual. O que causou a destruição do mundo nos dias de Noé? Veja bem que os homens foram soltos e mostraram toda sua disposição para esses atos corrompidos de imoralidade sexual. Foi assim também com as duas cidades de Sodoma e Gomorra, porque os habitantes dali se mergulharam nas práticas nojentas, foram simplesmente soltos e assim liberaram toda aquela íntima disposição para ir além do que é normal e natural, conforme Paulo mostra em Romanos cap. 1. Nós sempre pensamos que isso só acontece com homens e mulheres bárbaros, mas quanta ignorância da nossa parte. A impureza sexual figura-se latentemente no coração e é motivo do orgulho, da vaidade e das perversidades dos homens e mulheres.
        Se não for tratado imediatamente com rigor bíblico, eis que essa maldade vai penetrando e ocupando lugar na família e até mesmo na igreja. Paulo lidou severamente com a igreja de Corinto, pois ao deixar a simplicidade do evangelho e associar-se com o orgulho da sabedoria humana, eis que a igreja foi permitindo que aos poucos a impureza sexual fosse entrando sem que houvesse qualquer punição por parte da liderança (1 Coríntios 5 e 6). Veja o que aconteceu com Israel, porque assim que a nação já tinha sido libertada do cativeiro no Egito, eis que ali, aos pés do monte Sinai, quando Moisés esperava as tábuas da lei, o povo se ajuntou perante o bezerro de ouro e fizeram festas e praticaram atos sexuais. Foi um verdadeiro carnaval de paixões e felicidade promovidas pela carne (Êxodo 32). Estou dando tanta ênfase a esse assunto porque os homens no coração são corrompidos sexualmente e essa corrupção traz consigo um terrível poder de destruição. Nossa sociedade atual tem sido empurrada pelos seus líderes para essa prática maligna; os homens e mulheres têm sido soltos para dar vazão às suas luxúrias, não importando com os resultados danosos contra a família, contra as mulheres e crianças.
        De onde provém tanta maldade? Do diabo? São os demônios que fazem isso? Não! Eles simplesmente criam o cenário para essas atividades aqui no mundo, mas a verdade é que o adultério, a fornicação e outras atividades derivadas da impureza sexual vêm do coração maligno e corrompido do homem. Não há como escapar dessa vileza e maldade, a não ser quando homens e mulheres reconhecem sua condição e tudo o que fizeram usando seus corpos na prática dessas maldades. Quando homens e mulheres se humilham, eis que vem a confissão: “Contra ti, Senhor, pequei”, seguindo as palavras de Davi quando reconheceu seu pecado com Bate-Seba.

Nenhum comentário: