quarta-feira, 29 de abril de 2015

CERTEZA DE SALVAÇÃO




       Só o Espírito Santo pode finalmente dar-nos inamovível certeza da salvação...Há três principais meios pelos quais vem-nos a certeza da salvação...O primeiro é aquele que se obtém crendo e aplicando a nós mesmos a pura e simples palavra da Escritura como a autorizada Palavra de Deus... Eis a Palavra de Deus; cremos nela e nos confiamos a ela...
       Precisamos doutra coisa mais, que constitui o segundo fator básico da certeza da salvação. A Primeira Carta de João nos oferece...certos testes da vida espiritual. (i) "Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos." (ii) ...porque não mais achamos penosos os mandamentos. Eles nos dão prazer...(iii) Cremos no Senhor Jesus Cristo (iv). Temos consciência do Espírito operando em nós. (v) Examinamo-nos a nós mesmos para ver se algum aspecto do fruto do Espírito está sendo manifestado em nós. Se achamos essas coisas, podemos estar seguros de que nascemos de novo.
          Ainda há, contudo, uma forma adicional da certeza da salvação. É a mais elevada e a mais certa de todas... "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus..." ( Rm 8:15-17). Esta não é uma forma de segurança que posso deduzir das Escrituras ou das evidências  que encontro em mim. Trata-se aqui do direto testemunho do Espírito.. É algo que o Espírito Santo pessoalmente, e só Ele, pode dar-nos. É Ele somente que pode falar com a autoridade final que me dá certeza quanto ao fato de que sou filho de Deus, certeza tão grande, ou mesmo maior do que a certeza que eu possa ter quanto a qualquer outra coisa na vida... No transcurso dos séculos, os crentes fiéis... declaram que o Espírito Santo lhes deu tanta certeza de realidade e presença do Senhor Jesus Cristo e do Seu amor por eles, que eles tinham mais certeza disso do que de qualquer outro fato, fosse o que fosse (Vide também 2 Cor  1:22 e Efésios 1:13-14).

D.M. Lloyd-Jones.

Nenhum comentário: