segunda-feira, 27 de abril de 2015

O SALVADOR CHAMANDO O PERDIDO (10)




“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir, eu entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo” Apocalipse 3:20)
CHAMANDO OS PECADORES: “...se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta...”.
        Prezado leitor, digo mais que o chamado de Cristo à porta do coração está condicionado à vontade do Pai, conforme Ele mesmo afirma em João 6:38: “Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. Se não entendermos essa ligação de submissão dentro da triunidade, certamente nos perderemos. É comparando Escritura com Escritura que entendemos a verdade da soberana salvação; é somente assim que compreendemos como a obra de salvar perdidos está plenamente subordinada à vontade do Pai: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer” (João 8:44).
        Notemos bem que nosso Senhor não trabalha sozinho, que Ele não faz o chamado aos pecadores conforme Ele mesmo quer e dependendo da decisão do homem. Então, quando vemos o Senhor chamando alguém ao bater à porta do coração, imediatamente entendemos que o Pai e o Espírito estão envolvidos nisso. Como é que o Senhor há de chamar um morto? Como é que um morto há de ouvir alguém? Ora, é claro que os homens em relação a Deus estão completamente surdos, cegos, mudos e paralíticos, e todos esses defeitos concentram-se num morto. Mas tomemos uma passagem correlata a essa, em João 5:24: “Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.
        Analisando assim, vemos que quando alguém ouve a voz do Senhor chamando-lhe para abrir a porta, é certo que já veio ali o poder ressuscitador do Pai; alguém ali passou da morte para a vida, por essa razão essa pessoa pode ouvir, caso contrário, não. Meu caro leitor, seguindo esse raciocínio santo e soberano, veremos que o evangelho opera por milagre. Isso significa que não há milagre maior do que alguém poder ouvir a voz do Filho de Deus lhe chamando à salvação: “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão” (João 5:25).
        É claro que esse “ouvir” é algo especial e está ligado ao homem do coração. Eu sei que muitos ouvem a Bíblia, ouvem mensagens aqui e ali, ouvem a voz do pregador. Mas em nada significa que a pessoa tenha ouvido a secreta voz a lhe chamar à salvação. Já preguei para muitas pessoas; muitas vezes persuadir pecadores a vir a Cristo; já vi muitos chorando e fazendo uma “decisão” por Cristo, mas era assunto do momento e que não durava mais do que uma palha pegando fogo. Os companheiros de Saulo ouviram a voz de Jesus na entrada de Damasco, mas somente Saulo pode ouvir esse particular chamado, enquanto os outros amedrontados fugiram espavoridos.
        A voz do Senhor é para os mortos espirituais motivo de terror, por essa razão muitos fogem e procuram se ocultar em lugares onde não há tanta luz assim. Quando os homens fogem da verdade revelada é sinal claro de sua condição de mortos; é satanás ocultando cadáveres ou mesmo fechando túmulos. Poderosa e vivificadora é a voz do Salvador, mas Ele há de chamar aqueles que o Pai Lhe entregou: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim...” (João 6:37). Que evangelho santo e glorioso! Nós os pregadores não fomos chamados para inventar novas mensagens, para criar meios para que os pecadores possam tomar decisão de aceitar a verdade. Fomos chamados para pregar a verdade no poder do Espírito; fomos chamados para notificar a todos todo conselho de Deus; fomos chamados para orar, interceder, suplicar, chorar em favor dos mortos, mas a salvação pertence ao Senhor.
        Ouvir a voz do Senhor no íntimo chamando-o à salvação é sinal de que a pessoa tem sido alvo da misericórdia desse Deus!

Nenhum comentário: