terça-feira, 7 de abril de 2015

UM DIAGNÓSTICO DO CORAÇÃO (13)




“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações” (Jeremias 17:9,10).                       
“QUEM O CONHECERÁ?”
        Amigo leitor, eis que repentinamente no texto aparece o que chamamos de pergunta retórica: “...quem o conhecerá?”. É claro que normalmente a pergunta retórica traz a resposta como subentendida, mas não é o caso aqui, porque o verso 10 traz a resposta vinda diretamente do Senhor: “Eu, o Senhor, esquadrinho o coração...”. É claro que para a mente natural tudo isso não passa de absurdo, mas o fato é que as Escrituras foram enviadas àquele que realmente crê, para a fé cristã. Os santos têm a mente de Deus, eles creem num Deus onisciente, por isso não somente creem Nele como também O temem. Alem disso, os crentes são aqueles cujos corações foram descobertos um dia na salvação. Eles são pessoas transparentes, porque Deus um dia revelou-lhes o que eles eram no pecado. Agora não razão para esconder o que são, não há razão para mentir e viver enganado e enganando os outros.
        Mas no que tange aos descrentes, eis que seus corações constituem um lugar misterioso, insondável à mente humana. Não há ninguém neste mundo que possa conhecer a si mesmo, mesmo os crentes sendo descobertos por ocasião da salvação de suas almas, ainda veem continuamente o quanto são indignos em si mesmo de qualquer confiança, o quanto precisam da graça para viver, caso contrário tropeçam e caem.
        No tocante aos incrédulos, eles não sabem, desconhecem a realidade da imundície de seus corações, que só há corrupção lá dentro. Não há ciência que possa conhecer o coração. Os homens estudam a alma, eles vão apenas na superfície e conhecem apenas aquilo que envolve o relacionamento, a personalidade, o temperamento. No tocante a isso cada pessoa é diferente, mas no tocante ao coração todos são iguais. A Bíblia define bem e noutras passagens dá até detalhes daquilo que de lá procede.
        Mas volto a dizer que não há faculdade que possa descobrir a maldade do coração. Os homens mais sábios, os mais intelectuais deste mundo não passam de ignorantes até mesmo daquilo que eles mesmos são no íntimo. Muitos podem ser sábios no conhecimento de biologia e outras ciências, mas são pobres escravos os quais caem diante das exigências malignas de suas paixões. Eles mesmos estão acorrentados pelo ódio, infidelidade, avareza, orgulho, imoralidade e são persuadidos no íntimo de que eles grandes heróis, mas nem percebe as correntes e algemas invisíveis que lhes prendem fazendo deles escravos do pecado, como diz o coro de um belo hino:
                               Pode ser um rei com poder nas mãos,
                               Mas do mal escravo sim.
        Caro leitor, no próprio cap. 17 de Jeremias eis o Senhor afirma: “Maldito o homem que confia no homem...”. Está vendo agora a razão? Até mesmo uma confiança própria é uma atitude extremamente perigosa. Quando os homens passam a conhecer quem eles são desde o nascimento; quando os homens ficam sabendo que Deus vê o homem no coração e não na aparência e psicologia, eis que o temor vem ao coração. E você quer ser sábio, eis que o temor ao Senhor é apenas o princípio da sabedoria. Isso significa que a ausência de temor indica que a pessoa está confiando em si mesma. Há um Deus que tudo vê; há um Deus que sabe de tudo a seu e a meu respeito. Então, não é o momento propício para a humilhação e arrependimento?






Nenhum comentário: