segunda-feira, 6 de abril de 2015

REBELDE CONTRA O FILHO (8)




“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia permanece rebelde contra o Filho, não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
OS TRAÇOS DE UM CORAÇÃO REBELDE CONTRA O FILHO: “...rebelde contra...”
        Caro leitor, prossigo em dizer que o rebelde contra o Filho nada tem senso de obrigação e responsabilidade para com Deus. Segundo o que Paulo fala em Efésios 4, o homem assim vive completamente alheio à vida de Deus, desconhecendo-a, assim como os animais desconhecem a vida humana e são também alheios. Por essa razão a alma rebelde contra o Filho não pode nem deseja adorar a Deus, como fazem os remidos do Senhor. Não há no rebelde nenhuma gratidão, por jamais conheceu a salvação em Cristo, desconhece ele a história da cruz e do chamado para a salvação. Por essa razão vê qualquer razão em abrir sua boca para adorar ao Senhor com hinos e cânticos espirituais.
        Também, o rebelde não pode conduzir seu viver em obediência a Deus, porque segue seu próprio caminho, como faz uma ovelha errante. Não há no viver do rebelde o comando da vontade diretiva de Deus, porque ele segue o roteiro dos seus desejos carnais ou de seus pensamentos. Não há no íntimo do rebelde qualquer capacidade de ver além daquilo que ele consegue vê. Ele só consegue vislumbrar a vida aqui, seu horizonte é terreno e passageiro, porque desconhece o conceito da vida eterna que somente os crentes em Cristo têm.
        O rebelde nada tem a ver com as responsabilidades eternas em criar seus filhos nos caminhos do Senhor. Para um rebelde é mais importante passear com seus filhos, do que mostrar a eles os ensinos acerca de Deus; é mais importante levar um filho ao estádio de futebol, do que conduzi-lo à igreja, onde poderá aprender de Deus e conhecer o temor do Senhor. Para o rebelde a vida está aqui, seus filhos devem obter do melhor daqui e devem lutar para conseguir melhor condição de vida aqui. Não há no rebelde a capacidade de encarar a vida após a morte e assim ver o homem à luz da eternidade. Somente a Palavra de Deus pode nos levar a esses ensinos preciosos, mas o rebelde nada tem de interesse naquilo que somente os santos buscam de todo coração.
        Veja o rebelde, ele desconhece o que significa render graças ao Senhor, por essa razão sempre está oprimido, amargura, cheio de ira, de cólera e de vingança. Ei-lo sempre preocupado com a situação, com o amanhã, porque desconhece a Deus e os cuidados que Deus tem pelos Seus amados. Os bens do rebelde são dele mesmo, por essa razão nada pode oferecer ao Senhor em ações de graças. Tudo o que possui deve ser usado para aquilo que para ele significa seu tesouro. Por essa razão investe tempo, dinheiro, saúde, família, pensamentos e emoções naquilo que é seu tesouro, preferindo gastar o que tem com aquilo que satisfaz suas paixões.
        O rebelde pode ser muito dedicado à religião e tenta fazer o melhor por ela. Mas sua religião segue o ponto de vista dele mesmo, funcionando segundo o seu querer. O rebelde é normalmente humanista e costuma elevar seus líderes religiosos. Quando se trata da Bíblia, o rebelde quer tê-la sim, mas como um instrumento que servirá aos seus interesses mundanos e supersticiosos. Quando fala do céu, eis que ele quer ir para lá, porque tem receio de ser punido. Não há temor do Senhor num coração rebelde, por essa todo seu viver é cercado por aquilo que para ele parece ser segurança e motivo de sorte.
        Meu caro leitor, como é triste ver a condição de uma alma em plena rebeldia contra o Filho de Deus, sendo levado como uma rolha sendo levada pela correnteza. Há esperança? Sim, porque eu era assim, vivia assim, mesmo sendo criado numa família cristã. O que aconteceu comigo foi um ato de misericórdia do Senhor. Por essa razão digo que hoje mesmo o Senhor pode livrar o rebelde, trazendo-o à luz da salvação eterna em Cristo.  

Nenhum comentário: