quarta-feira, 8 de abril de 2015

UM DIAGNÓSTICO DO CORAÇÃO (14)




“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações” (Jeremias 17:9,10).                       
“QUEM O CONHECERÁ?”
        Caro leitor, estou chegando à conclusão desse assunto tão proeminente em toda Escritura, mas tão desconhecido aos homens. Esse texto de Jeremias é uma gloriosa exposição da depravação total. Mas para finalizar quero envolver o leitor com a parte final do texto, na pergunta retórica: “Quem o conhecerá?”. Na meditação anterior já havia introduzido o assunto, mas buscarei ampliá-lo agora, a fim de que meus leitores tenham uma melhor compreensão.
        Com a pergunta do Senhor acerca do coração do homem, digo que não há religião que possa conhecê-lo. O coração do homem é um lugar secreto, completamente fechado até mesmo para as atividades religiosas deste mundo. Normalmente as religiões são bem periféricas no que diz respeito ao homem; normalmente elas procuram ajudar os homens de maneira mais social, por isso os resultados são mais prejudiciais do que eternamente benéficos. É claro que muitas religiões tratam do pecado, falam do amor de Deus, sabem bem acerca do inferno e do céu, etc. Mas essas verdades são tratadas superficialmente, porque se o homem não for visto como ele realmente é à luz da verdade bíblica, é claro que toda nossa intenção de ajudar será frustrante.
        Veja bem, não estou ignorando os benefícios de muitas religiões sérias, as quais não brincam com a Palavra de Deus nem com o destino eterno das almas. O que quero enfatizar aqui é que somente o evangelho puro e santo pode chegar até ao coração. Se afastarmos da mensagem que Deus nos ordenou pregar, certamente traremos ruína, seremos como falsos médicos. Se ignorarmos a mensagem da cruz; se recusarmos ouvir o que a lei apresenta acerca do homem; se taparmos nossa visão naquilo que Deus mostra acerca do estado depravado e vil do coração do homem, certamente em nada beneficiaremos os homens. O que estamos vendo em nossos dias? Não é o resultado de termos afastados da verdade? A falsa mensagem, a ocupação com aquilo que a Bíblia considera como sendo periférico e outras atividades evangélicas têm abarrotado os corações dos homens de orgulho, vaidade, e criando um ambiente ainda mais obcecado pelo mundo e seus prazeres passageiros e carnais.
        Caro leitor, tire seus olhos de todo sistema religioso visto neste mundo e volte agora para a Palavra. É claro que se você vê uma igreja séria, com pastores ligados no coração à verdade escrita, certamente você tem um bom lugar para frequentar. Assim como pomos nossa confiança num bom e sincero médico, assim também aprendemos a confiar naqueles que pregam a verdade, que querem nosso bem, por isso falam o que a Bíblia ordena, mesmo que muitos não queiram ouvir. Foi esse o conselho que Paulo deu a Timóteo, quando enfrentasse um mundo terrível com os homens cada vez mais endurecidos contra Deus e contra Sua Palavra: “Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” (2 Timóteo 4:5, versão corrigida).
        Veja amigo, o que satanás consegue fazer neste mundo, na finalidade de encobrir a verdade acerca do homem. Religiões falsas e falsos mestres são seus mais poderosos instrumentos. Satanás quer que você seja religiosamente alegre, fraternal, cheio de atividades e sentindo-se bem com Deus. Ele não quer que você sinta as terríveis dores do pecado; ele não quer que você seja tão humilhado pela Bíblia. Mas, lembre-se que esse é um caminho perigoso e sutil.

Nenhum comentário: