sexta-feira, 17 de abril de 2015

“OS DIREITOS ABSOLUTOS DE DEUS” (5)




“Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se  em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21)
CONHECIDOS PELA FÉ QUE CONFESSA A VACUIDADE DA EXISTÊNCIA HUMANA. “...nu saí do ventre da minha mãe e nu voltarei”.
        Prezado leitor, analisemos melhor o texto, porque o crente Jó está mostrando o que realmente significa a verdadeira religião do coração, o que significa a verdadeira adoração a Deus, em contraste com o que estamos vendo em nossos dias. Quando aquele homem se viu cercado pelas adversidades dos ataques de satanás, permitidos por Deus, eis que imediatamente a graça ergue sua fé para que pudesse com sua boca adorar ao Senhor em espírito e em verdade.
        Depois de falar do seu ignóbil acesso a esta vida, logo ele anuncia o que vai acontecer: “...nu voltarei...”. Ele fala dessa nudez para mostrar que o que ele havia perdido nada era dele, devido ao fato que quando nasceu nada trouxe consigo, por isso que ao morrer nada levará. Que humilhação desse servo! Que impressionante força da graça no momento de tanta fraqueza! Enquanto Jó sofria aqui, eis que o Senhor mostrava a satanás que é impossível arrancar de um salvo a gloriosa atuação da graça, o que para satanás era motivo de perplexidade.
        Caro leitor, não se vê esse tributo de louvor a Deus neste mundo, porque os homens no pecado não podem conceber a perda, não podem render ações de graças ao Senhor na perda e nem querem pensar no fim, quando certamente hão de mostrar que nada têm e que é inútil segurar aquilo que tanto eles amam aqui. A mentalidade de satanás acerca dos bens aqui e da saúde ele passa para seu mundo. Por isso que para ele Jó era um crente fiel porque Deus o tinha cercado de tantos bens. Que pensamento imbecil, pois nós sabemos que o aumento dos bens aqui tende a afastar as pessoas para mais longe de Deus. Os bens desta vida, aliados à saúde fazem com que os homens esqueçam de sua entrada miserável aqui e de haverá uma inevitável saída na mesma miséria. Deus quer livrar os crentes disso, por essa razão Ele usa as dificuldades, a fim de nos aperfeiçoar nas coisas eternas.
        Que lição preciosa para nós essa declaração de Jó: “...nu voltarei...”! Que sacrifício vivo, santo e agradável a Deus! Que testemunho da santíssima fé! Os crentes são realistas, encaram a verdade à luz da eternidade. Por essa razão seus corações não são atrelados aos bens desta vida, não querem ajuntar tesouros aqui, mesmo sendo muitos deles pessoas ricas. O fato é que essa atitude lhes dá liberdade para viver. É assim que pela fé os crentes conseguem conquistar essa santa disciplina e real disposição de aprender a viver em qualquer situação. Não há em nada aqui qualquer embaraço à fé para adorar a Deus e assim pegar de surpresa a vil incredulidade.
        O que há de acontecer conosco? “...nu voltarei...”. O que temos aqui? Nada! O que vamos levar? Nada! Isso não é insensatez, mas sim sabedoria. Não foi assim que viveu Abraão? O que prevalece nisso é o fato que o crente não se entrega a isso como um miserável e fatalista. Não! Estamos deixando aqui aquilo que não podemos levar, porque já temos nossa herança lá no céu. Estamos deixando aquilo que o mundo tanto ama e se apega, a fim de tomarmos posse da excelente herança que nos aguarda (1 Pedro 1:4). Os santos são contemplativos porque a fé mira esse território invisível.
        Meu amigo, o que você tem no céu? Sem salvação o pecador jamais será um herdeiro das maravilhas eternas; sem salvação o pecador não passa de um escravo, o qual nada tem aqui e aguarda a prisão perpétua que virá após a morte. Só há uma esperança, e essa está num arrependimento sincero e numa conversão de coração a Cristo. Corra agora amigo para esse Salvador! Agarre-se a Ele em busca do perdão, da justiça e reconciliação com Deus agora, porque Ele é o Salvador.

Nenhum comentário: