domingo, 1 de setembro de 2013

“A MAIS LETAL IGNORÂNCIA” (11)




Por isso vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24).
         Caro leitor, quantas riquezas da graça aparecem nesse nome que o Senhor dá a Si mesmo: EU SOU! Quem sou eu para desvendar esses mistérios? Mas eu sei que mesmo um pouco desse oceano de glória traz alegria e satisfação ao coração santificado. A Bíblia é a revelação de Deus e essa revelação está no Senhor Jesus Cristo!
         Quando Ele afirma ser o grande EU SOU, tal verdade mostra o quanto Ele é terror para Seus inimigos. O mundo que zomba e que escarnece do Senhor em nada conhece a verdade a respeito do Rei da Glória. Eles são como animais predadores, porquanto gostariam de tomar o simples Cordeiro e devorá-lo. A simplicidade do Filho de Deus como um homem é motivo de paródia deste mundo. Mas, seus olhares de aves de rapina não conseguem vislumbrar além do véu; homens naturais sempre hão de ver as revelações divinas numa visão grotesca; estão perto do tesouro eterno, mas não conseguem ver além do que seus olhos mundanos podem enxergar. Mesmo os mais cultos e mais religiosos dos homens ignoram completamente as maravilhas reveladas na Bíblia a respeito de Cristo.
         Mas, as revelações da Sua glória são aterrorizantes para os inimigos. Foi assim com os demônios; eles criam, tremiam ante a presença Dele e confessavam ser Ele o Filho de Deus. Quando a mensagem do evangelho chega aos homens em sua glória; quando Cristo é mostrado como Aquele que triunfou na cruz e triunfou na morte; Aquele que está vivo para sempre e que foi exaltado pelo Pai e que Seu Nome foi posto acima de todo nome; que Ele é o Rei do Rei e Senhor dos Senhores; que é Ele o Alfa e Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim, então homens e mulheres passam a temer e tremer. A mensagem verdadeira a respeito do Senhor faz silenciar as vozes soberbas e leva os homens ao lugar certo – ao pó. A Palavra de Deus não deixa os inimigos em suas atitudes e irreverência ante a majestade do Rei, pois Aquele que foi ultrajado, escarnecido, humilhado e crucificado pelos homens, certamente será visto por todos os rebeldes como o Senhor da glória e “...olharão para Aquele a quem transpassaram...” (Zacarias 12:8).
         Poderia aqui mostrar pelas Escrituras o que acontecerá ao mundo cruel e zombador, quando o Senhor descer do céu, mas quero permanecer em torno da mensagem mais importante – a mensagem do evangelho. O Senhor e Salvador é o grande EU SOU e a mensagem de salvação visa ferir os corações endurecidos e embrutecidos contra Ele. A vida no pecado é a proclamação de que o homem deseja viver na liberdade do pecado; que não aceita a liderança do Senhor em sua vida; que deseja Cristo por fora, mas não na regência de da vida. Mas o grande EU SOU veio para enfrentar a hostilidade inimiga e atrair pecadores à Sua salvação. Essas almas são salvas quando são encontradas humilhadas e contritas; quando as flechadas da lei são cravadas em seus corações dissolutos. O grande EU SOU é terror para o pecado, para o diabo, para o mundo rebelde e presunçoso, porque como autoridade enviada ao mundo para salvar perdidos, o Senhor entra nesse território para desfazer as obras do diabo nos corações de homens e mulheres.
         Caro leitor concluo a meditação de hoje em torno desse verso, para mostrar quão inútil é o orgulho do pecado. As multidões precisam saber que sem humilhação não há qualquer possibilidade para o homem encontrar com o Todo Poderoso Salvador. Cristo não precisa de ninguém, pois como o grande EU SOU Ele é suficiente Nele mesmo; que Ele é o Soberano Salvador e que Ele sabe quem são as ovelhas Dele. A religiosidade humana; as obras humanas e os grandes feitos dos homens são apenas palhas ajuntadas para o fogo. Os homens não passam de barro, Ele é o Oleiro. O melhor e mais sábio caminho é o caminho da humilhação perante a verdade revelada. Não brinque, caro leitor! Você está perante o Alto e Sublime; Aquele que desce de Sua posição quando acha homens e mulheres arrependidos!

Nenhum comentário: