sábado, 28 de setembro de 2013

OS TRÊS TIPOS DE PECADORES (8)




"Os néscios são mortos por seu desvio; aos loucos a sua impressão de bem- estar os leva a perdição"( Provérbios 1:32)
         No texto que tenho usado para pregar nestes dias, vemos na segunda parte que Deus chama um grupo de "loucos". Eles não são chamados de loucos, porque nasceram com algum problema mental. Deus chama estas pessoas de loucas, porque simplesmente recusaram abraçar a sabedoria de Deus; rejeitaram o temor do Senhor; acharam loucura os pensamentos de Deus que são transmitidos na bíblia. Simplesmente não quiseram seguir o caminho estreito, e usaram sua própria inteligência para criar o seu próprio caminho.
         Aqueles que são chamados por Deus "loucos", simplesmente não concordarão com Deus em sua palavra; os loucos querem um caminho mais suave para eles caminharem aqui. Eles não tomam o mesmo rumo que os néscios tomaram. Eles não aceitam um caminho tão tortuoso assim, mas eles mesmos fabricaram um caminho traçado pela inteligência humana. Deus o chama de "loucos". O que é ser louco para Deus? É simplesmente não abraçar a sabedoria de Deus. A situação daqueles que Deus chama de loucos, é pior do que a situação dos néscios, simplesmente porque eles não percebem qualquer perigo no caminho pelo qual estão andando; não percebem que é o oposto do caminho para o céu; não percebem que estão descendo e não subindo.
         Para aqueles a quem Deus chama de loucos, Satanás se projeta como deus, se pondo à frente e atraindo-os com seus enganos. São chamados de loucos, porque têm a percepção de ver o perigo adiante; eles veem no mundo um certo potencial para criar seu paraíso aqui. Eles são chamados por Deus de "loucos" porque dão estremo valor à capacidade humana, e podem ver no homem um potencial para o bem. Eles trabalham, lutam para ver se levam os homens a uma melhora. São chamados por Deus de loucos porque que seus caminhos são aceitáveis a Deus, porque não fazem coisas terríveis que outros fazem. São chamados de loucos, porque creem que podem convencer a Deus que estão aptos fazer o melhor em todos os aspectos desta vida, e assim são levados pelo engano de que Deus aplaude suas obras.
         São chamados de "loucos"porque jamais conheceram o caminho de Deus que é mais alto que seus caminhos. São chamados de "loucos" por Deus porque não conheceram o estado maligno de seus próprios corações; não perceberam quão dispostos estão lá dentro para praticarem o mal. Não puderam entender quem são conforme a lei de Deus mostra. São chamados por Deus de loucos porque não conhecem os ardis de Satanás, e que o inimigo de suas almas quer que eles continuem assim são chamados de loucos porque podem andar servindo a este mundo, sem perceber que estão a serviço do pecado.
         O orgulho no coração faz com que os loucos olhem para frente e vejam um facho de esperança de dias melhores, não percebem que Satanás está lá adiante com sua tocha acesa encaminhando-os na escuridão em direção ao abismo. Eles não sabem o quanto Satanás é astuto: desconhecem aquele que é chamado o Rei dos orgulhosos.  São chamados por Deus de "loucos" porque ao invés de ficarem no pó e reconhecer que não passam de barro, procuram subir os degraus da Soberba da vida. Fazem exatamente aquilo que Lúcifer fez, e assim procuram um trono nas alturas e não podem perceber que querem ocupar o lugar excelso que pertence tão somente a Deus.
         São chamados por Deus de "loucos", porque não percebem que podem a qualquer momento serem empurrados do lugar onde Deus não os colocou. Os loucos acham que o evangelho pregado por Pedro, Paulo e outros homens de Deus não se encaixa com a forma mundana dos pensamentos deles. O evangelho bíblico é loucura para eles. São chamados por Deus de "loucos" porque procuram uma paz que não vem por meio do sangue remidor, e por isso o mundo lhes fornece essa falsa paz. São chamados por Deus de "loucos" porque vivem enganados sem contudo perceberem que estão enganados. Assim seguem de um lado para outro, levados pelos ventos do engano. Eles estão em seus próprios barcos navegando no oceano tempestuoso desta vida perigosa, sem rumo e sem terem em vista um porto onde possam chegar.
         Eles vão tratar Deus de "louco" quando forem confrontados com aquilo que Deus fala a respeito deles. Os pensamentos e o caminho de Deus serão terríveis para eles. Os loucos procuram a palavra de Deus, mas tão somente naquilo que lhes interessa. Eles querem ter um Deus, mas que seja um Deus que não venha a recriminar-lhes, e que aceite o caminho onde estão; que seja um Deus que venha a promover para eles um melhor Bem-estar nesta vida. Deus lhes chama de "loucos" porque eles creem que Deus pode ser facilmente induzido pela fé que eles acham que possuem e tanto exaltam essa fé.
         Ó quão terrível é esse caminho pelo qual milhares e milhares descem para o abismo. Muitos já partiram levando as flores das lisonjas deste mundo. Muitos partiram já levando o nada que eles tanto queriam abraçar, e não puderam perceber o terrível destino que lhes aguardava. Satanás conseguiu se disfarçar muito bem e assim guiou-lhes até o lugar certo para assim despacha-los para o além. A morte fez uma aliança com eles e conseguiu mantê-los enganados naquele pensamento que eles poderiam viver mais nesta vida e que ela não viria tão cedo incomodá-los.
         Também foram cercados por uma confiança carnal de que a morte seria um descanso eterno, e assim deram adeus a este mundo vazio e ilusório. É tão fácil perceber os milhares que transitam por este caminho tão atraente aos olhos humanos! Ah! como é difícil que tais pessoas enxerguem a tão terrível miséria que paira sobre as suas cabeças! Mas o poder de Deus é capaz de levá-los à convicção de seus pecados. Os loucos naturalmente nada querem do evangelho, eles preferem pagar aos falsos profetas para que eles falem o que eles querem ouvir. Somente a mão de compaixão divina para sacudir as almas dos pecadores que se encontram nesse alarmante estado de falsa paz. Muitos chegam perto da porta estreita, mas resolvem não entrar.
         Mas quantos loucos se tornaram sábios, preferindo a justiça de Cristo; correram em busca da verdadeira riqueza. Nicodemos era um louco porque confiava em sua religiosidade sem perceber que ainda não havia nascido de novo, por isso não podia entrar no reino de Deus.



Nenhum comentário: