segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (8a)



                                   
Cobrir-te-á com suas penas, sob suas asas estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo”.
Meu amigo, que você seja tomado por um temor reverente a Deus ao perceber a necessidade de proteção para sua alma neste mundo tão perigoso. Que você possa correr para o único lugar de segurança verdadeira, aquele que o Pai consagrou para ser o Autor de uma tão grande Salvação. Ele é como uma cidade forte é o refúgio certo. E que você venha buscar nele a salvação e segurança que sua alma tanto precisa porquanto ela está desprotegida. Que você não venha a tomar a mesma atitude louca que Caim tomou. Aquele homem procurou fugir para o mais longe possível da presença bondosa de Deus. Fugir de Deus? Fugir da segurança de Deus? Fugir do amor de Deus? Loucura!
Que você também não faça como fizeram Ananias e sua esposa Safira. Eles acharam que podiam passar como crentes dentro de uma igreja; eles acharam que podiam mentir contra o Espírito Santo e ainda passar sem sofrer a punição merecida. Nós podemos ocultar e passar como crentes diante de um pastor, diante de uma igreja, perante os vizinhos; podemos vestir como crentes, ter aparência de crentes, mas ninguém pode se ocultar da presença de glória do Grande Deus. Enfim, que o Deus de toda graça, de toda misericórdia, de infinita compaixão, que Ele venha estender Seu Cetro da Graça para que você seja aceito na presença de Glória.
Mas o verso 4 tem mais uma lição preciosa, é uma lição que se passarmos despercebidos por ela, não prestando a devida atenção, iremos perder essa dádiva que a Graça divina nos proporcionou. No final do verso diz: “A sua verdade é pavês e escudo”. Como é admirável a precisão das Escrituras sagradas! Nunca, jamais devemos fugir do fato de que a palavra de Deus é um livro eminentemente prático. A bíblia não é um livro de teorias, não é para encher nossos corações de curiosidades e fantasias. A bíblia é um livro prático para um viver prático.
A palavra de Deus é para nossa vida diária. Talvez você possa estar deslumbrado com as revelações do salmo 91; talvez esteja emocionado ante o poder da palavra porque, afinal a palavra de Deus é poderosa, mas eu quero levar-lhe nessa frase a compreender o fato que Deus é o Deus da verdade. Veja o que diz: “A verdade de Deus é pavês e escudo”.
O fato é que nós que somos chamados de pecadores, viemos da mentira; somos tendenciosos à mentira; temos corações abertos para ouvir a mentira; seguimos facilmente a mentira; estamos aptos até mesmo para pagar para ouvir a mentira. Mas eu quero dizer aqui que quando o homem é atraído pelo Espírito da verdade para conhecer a Cristo Jesus, e conhecer o Senhor da Glória, tal pessoa é guiada pela verdade. Foi exatamente isso o que Jesus quis dizer em João 8:32: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Meu amigo, não existe salvação de uma alma sem conhecimento da verdade. É impossível! Pedro em sua primeira carta diz aos crentes: “Fostes salvos pelo conhecimento da verdade”. Por quê? Exatamente porque é a verdade que abre os olhos do entendimento para que a pessoa fique conhecendo a grandiosidade da salvação.
         Ser religioso sem o conhecimento da verdade não passa de ilusão, sonhos, fantasias inventados pela enganosidade do coração humano. Devemos ficar cautelosos, alertados contra as sutilezas do diabo, pois ele facilmente arruma meios para enganar as pessoas com ilusões, aquilo que a bíblia chama de doutrinas de demônios. Eles são espertos em inventar doutrinas com meia mentira e meia verdade. Esta é a principal tática de satanás para manter as pessoas iludidas. Deus leva o homem ao conhecimento da verdade. “E conhecereis a verdade” e não meia verdade. E não podemos conhecer a verdade se não for por meio da palavra inspirada, e a palavra de Deus é chamada de “A palavra da verdade”!

Nenhum comentário: