segunda-feira, 30 de setembro de 2013

UM POVO FELIZ (4)




         Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno” (1 João 5:19)    
UM POVO DE FIRME CONVICÇÃO: “Sabemos...”
         Caro leitor voltemos ao conhecimento das maravilhosas verdades transmitidas a nós pelo Espírito de Deus. O povo de Deus é um POVO FELIZ, justamente porque a verdade eterna e gloriosa da salvação está marcada indelevelmente nos corações dos santos. Por essa razão João usa o verbo “saber” no texto e esse termo trata-se daquele conhecimento completo e necessário. Então, as verdades necessárias para a sobrevivência do povo de Deus estão plenamente marcada no coração de cada crente. Meu caro leitor, Deus registrou essa história e o Espírito Santo gravou-a no coração. Então, cada crente tem a teologia certa e verdadeira na alma; cada crente sabe bem o ABC espiritual e todos eles como discípulos estão aptos para aprender mais e apreender as profundidades do conhecimento de Cristo.
         Preciso deixar isso um pouco mais esclarecido às suas mentes. As verdades importantes e cruciais, as quais servem como fortalezas e refúgios para os santos de Deus estão gravadas marcadas em seus corações. Eles por fora podem duvidar de muitos ensinos por falta de orientação, mas por dentro o Professor sagrado não falha. Brilha em seus corações o fato que foram justificados; que são filhos de Deus pois nasceram de novo; que aqui são guiados pelo Senhor e estão sob Seus cuidados; que são amados, guardados e protegidos; que mesmo sendo frágeis e vulneráveis, estão eternamente guardados no amor de Deus em Cristo, etc. Ora, essas maravilhas da graça fazem do povo de Deus um POVO FELIZ! Mesmo que seja uma felicidade incompreendida pelo mundo e mente natural. Crentes perseguidos têm testemunhado desse fato. Notemos homens como Paulo e Silas, injustamente aprisionados e espancados, mas mesmo assim cantavam e louvavam o Senhor sob os grilhões na masmorra em Filipos (Atos 16).
         Mas creio que preciso avançar um pouco mais, a fim de incentivar meus leitores a buscarem a diferença entre o que é carnal, superficial, e o que é espiritual, que fora depositado no seu coração por obra da graça. A vida particular transformada de cada crente prova o fato que esse povo é um POVO FELIZ. Não precisamos de fogo estranho para nosso viver; não carecemos de uma atmosfera altamente “espiritual” e emocional para realçar segurança, pois sabemos o quanto isso é perigoso, carnal, enganador e contagioso. A verdade luz brilha em nossos corações, pois o que nasceu foi o novo homem em Cristo. O velho homem em Adão gosta de festa, de barulhos e de sentimentalismos tão banais e fugazes. Quão diferente é ver o novo homem em Cristo, porque calmamente tem seu repouso na verdade revelada e descansa ali.
         Caro leitor, a nossa salvação é provada na obra autêntica realizada pelo Espírito Santo em nossos corações. Um Onésimo escravo que fugira do seu senhor e se converte na prisão em Roma, quer agora humildemente retornar para seu amo (carta de Paulo a Filemon). É simples, pois mostra imediata manifestação de justiça na vida. A festa não é externa, mas sim interna, pois o POVO FELIZ tem o temor do Senhor como aquilo que alavanca suas festas. Ora, o propósito do Senhor é salvar um povo e fazer desse povo uma nação especial Dele. Os santos do Senhor são caracterizados pela santidade positiva e essa santidade lhes faz felizes. Não é prosperidade material; não são direitos mundanos. Na conversão os crentes abandonam os caminhos ímpios deste mundo e querem caminhar pelo simples caminho da renúncia, contentamento e da justiça.
         Eis aí caro leitor, um pouquinho apenas do perfil desse POVO SANTO. Você faz parte dessa santa nação? Você um dia foi atraído pela mensagem da cruz? Um dia Cristo veio e lhe arrancou dessa tirania mundana e lhe introduziu de uma vez por todas nesse reino de Amor?

Nenhum comentário: