quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ENRIQUECENDO-SE COM A BÍBLIA ( 17a) Pink




6. Tiramos proveito da Palavra, quando despertamos contra nós o ódio do mundo.
Quanto esforço este mundo envida para salvar as aparências, e para conservar um estado bom e decente! Suas convenções e civilidades, suas cortesias e caridades, são outros tantos artifícios, que lhe emprestam certo ar de respeitabilidade. Por semelhante modo, seus templos e catedrais, seus sacerdotes e prelados são necessários para encobrir as corrupções que fervilham logo abaixo da superfície. E, como contrapeso, o "cristianismo" é acrescentado, ao passo que o nome de Cristo é proferido com os lábios, por milhares e milhares de pessoas, que nunca aceitaram o seu "jugo". A respeito dessas pessoas, declara o Senhor Deus: "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim". (Mat.15:8).
E qual deve ser a atitude de todos os verdadeiros crentes em relação a isso? A resposta, dada pelas Sagradas Escrituras, é perfeitamente clara: "Foge também destes". (II Timóteo 3:5); "... Retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor...". (II Coríntios 6:17). E qual será o resultado, quando essas ordens bíblicas são atendidas? Ora, é então que provaremos o sabor da veracidade daquelas palavras de Cristo: "Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário dele vos escolhi, por isso o mundo vos odeia" (João 15:19). Qual "mundo" está especificamente em foco aqui? Que o versículo prévio o responda: "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, Me odiou a mim" (João 15:18).
Ora, qual foi o "mundo" que odiou a Cristo e o condenou à morte? Foi o mundo religioso, aqueles que fingiam ser os elementos mais zelosos em prol da glória de Deus. Assim também acontece até hoje. Que o crente volte as costas para a cristandade que desonra a Cristo, e os seus adversários mais ferozes, e mais incansáveis e inescrupulosos serão aqueles que se afirmam cristãos! Porém, "Bem-aventurados sois quando, por Minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem... Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus...". (Mateus 5:11,12). Ah, meu prezado irmão, é um bom e claro sinal, é marca segura de que você está tirando proveito da Palavra de Deus, quando o mundo dos religiosos passa a odiá-lo. Mas, por outro lado, se você ainda goza de boa reputação nas "igrejas" ou "assembleias", isso é motivo grave para temer, que continua amando mais o louvor dos homens, do que a aprovação Divina!

7. Tiramos proveito da Palavra, quando somos elevados acima do mundo.
Antes de tudo, acima de seus costumes e de suas modas. Os indivíduos mundanos são verdadeiros escravos dos hábitos e estilos, que prevalecem em seus dias. Mas, isso não acontece com aquele que anda com Deus – pois, a sua principal preocupação é "conformar-se com a imagem do Filho de Deus". Em segundo lugar, somos elevados acima dos cuidados, e das tristezas do mundo. Foi dito acerca dos antigos santos que eles aceitavam de bom grado, o espólio de seus bens, sabendo que nos céus, tinham "... Patrimônio superior e durável". (Hebreus 10:34).
Em terceiro lugar, quando somos elevados acima das tentações exercidas pelo mundo – que atração têm o brilho e o resplendor do mundo, para aqueles que se deleitam no Senhor? Nenhuma! Em quarto lugar, quando somos elevados acima de suas opiniões e aprovações. Você já aprendeu a ser independente e a desafiar o mundo? Se todo o seu coração está resolvido a agradar a Deus, então nunca se preocupará com a desaprovação dos ímpios.
Ora, meu prezado leitor, você deseja verdadeiramente aquilatar-se de acordo com o conteúdo desta mensagem? Então procure dar respostas honestas às seguintes perguntas: Primeiramente, quais são os seus objetivos, na mente, em períodos de recreação? Sobre o que se ocupam os seus pensamentos, antes de tudo? Em segundo lugar, quais são os objetos de sua preferência? Quando você resolve como passar uma tarde, ou um domingo à tarde, o que seleciona? Em terceiro lugar, quais destas duas coisas você mais lamenta: A perda de bens materiais, ou a falta de comunhão com Deus? O que lhe causa maior pesar (ou enfado), a derrocada dos seus planos, ou a frieza de seu coração para com Cristo? Em quarto lugar, qual é o seu tópico favorito de conversação? Você fica debatendo sobre as novidades do dia, ou prefere encontrar-se com aqueles que falam sobre Aquele que é "Inteiramente amável"? Em quinto lugar, as suas "boas intenções", passam a ser cumpridas, ou elas são apenas sonhos vazios de determinação? Você está gastando mais tempo ou menos tempo do que antes, de joelhos? A Palavra de Deus parece mais doce ao seu paladar, ou sua alma perdeu o gosto para ela?

Nenhum comentário: