quinta-feira, 26 de setembro de 2013

UM POVO FELIZ (2)




         Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno” (1 João 5:19) UM POVO DE FIRME CONVICÇÃO: “Sabemos”.
         Caro leitor, em meio as vicissitudes deste mundo, especialmente no que tange as manipulações religiosas dos últimos dias, creio que este verso de 1João vem fortalecer nossa fé. O povo crente deve ser caracterizado por sua felicidade em virtude de ter alcançado uma preciosa e eterna salvação. O povo crente é um povo especial, que foi posto neste mundo para fazer plena diferença e brilhar no meio de uma sociedade tão corrompida. O povo de Deus não é impulsionado por circunstâncias a fim de ser feliz, porquanto nossa felicidade jamais pode ser despertada pelas luzes de esperança que este mundo fornece. A igreja de Deus toma posse de sua felicidade pela fé e muitas vezes os santos de Deus passam a conhecer a herança que têm quando chegam as aflições externas. Por essa razão quero aqui levar ao seu coração, caro leitor os ensinos que o Espírito de Deus nos dá neste verso, a fim de você seja erguido para ver como está cercado de glória por fora e carregado da glória de Cristo por dentro.
         Agora chegou o momento para que entremos nas considerações do verso em pauta. Que com alegria você possa enxergar com que clareza o Espírito de Deus nos põe no lugar de triunfantes e nos conceder a postura correta, enquanto peregrinamos rumo ao céu. A primeira lição nos mostra que nossa felicidade está fundamentada no fato que somos um povo de firme convicção. Vemos essa verdade na primeira palavra do verso: “sabemos...”. Examinemos esse termo mais de perto, porque na língua original duas palavras são traduzidas para “saber”. Uma delas significa “saber ou conhecer por experiência”. Por exemplo num relacionamento conjugal vemos que com o passar do tempo ficamos um cônjuge conhece mais a respeito do outro.
         Mas, esse termo usado por João realmente significa saber ou conhecer, mas é aquele conhecimento completo. Posso ilustrar isso com um filho. Não precisa colocar nosso filho numa escola a fim de que ele saiba quem é sua mãe, seu pai, etc. Ele já sabe disso. Eu não preciso de estudo para aprender que moro em Ribeirão Preto em tal endereço, pois já sei. Considero esse ensino de axial importância no estudo de 1 João, porque nesse livro vemos Deus lidando com Seu povo e a igreja de Deus é a família de Deus; ela é constituída de homens e mulheres que nasceram de novo e que está cercada de ensinos perigosíssimos expostos pelo diabo, a fim de atacar a verdade e destruir os fundamentos eternos.
         Ora, todo trabalho do pai da mentira é em vão, justamente porque não é possível retirar do povo de Deus aquilo que é fundamental para o viver e o caminhar deles neste mundo. O que quero afirmar aqui é que todo verdadeiro crente sabe acerca daquilo que faz parte integrante de sua nova natureza. Noutras palavras, todo genuíno filho de Deus tem certeza absoluta de sua salvação; sabe que vai morar no céu; sabe conversar com seu Pai celeste; sabe que Jesus morreu em seu lugar. Veja bem, não estou dizendo que eles não precisam de mais ensinos. Aquilo que é fundamental e que faz parte do entendimento normal de cada um, realmente são ensinos profundos da graça. Essas profundidades dos ensinos bíblicos nem sempre estão ao alcance de todos. Posso exemplificar com minha mãe. Ela sempre foi uma mulher simples, com pouca leitura e que durante sua vida quase nada recebeu de ensinos profundos da graça, mas minha mãe realmente sabia que era uma ovelha do Senhor, que Ele lhe amava, que ouvia suas orações. Ela amava Cristo, por isso apreciava os cultos e era firme em andar com Deus. Poucos meses antes da sua morte ela sabia que Jesus viria lhe buscar, o que de fato ocorreu.
         Caro leitor, eis aí os crentes! Muitos deles às vezes são assaltados por dúvidas cruéis; às vezes ficam abandonados por falta de pastores fieis, mas basta um pouco de luz da verdade revelada para que a alegria volte e seu amor seja renovado. Esse povo é um POVO FELIZ! É o povo remido pelo sangue e que neste mundo faz diferença, pois ama ao Senhor e ama a Palavra Dele!

Nenhum comentário: