quarta-feira, 25 de setembro de 2013

OS TRÊS TIPOS DE PECADORES (5)




"Os néscios são mortos por seu desvio; aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição". Prov. 1:32

         Amigo, já preguei dois dias neste verso lido tratando a respeito do tortuoso caminho onde os néscios estão escorregando na prática da maldade. Mas, o Grande Deus afirma que eles são mortos por seu desvio. Eles armam rede onde eles mesmos caem. É verdade que a morte tem a sua espada afiada para golpear a todos os seres humanos, e que tem o dia já estabelecido em que cada homem e mulher passarão pelo local de matança, mas os néscios procuram a morte mais cedo; eles clamam por encontrar com a terrível inimiga; ao desafiar o trono de Deus eles não sabem que o próprio inferno suspira pela chegada deles lá; o abismo abre a sua boca desmensuradamente e espera que os néscios sejam empurrados lá. Quanto mais alto os néscios tentarem subir os degraus dos prazeres, mais fácil fica a queda.
         Mas Deus em sua infinita compaixão procura conceder aos néscios o tempo para que eles se arrependam. Vê aquele povo da cidade de Jericó. Deus havia mandado Israel cercar a cidade para destruir aquele povo. O povo de Jericó estava entregue a maldade; praticava os atos mais hediondos de idolatria; sacrificava suas crianças a um deus chamado Moloque; praticava homossexualismo e outras torpezas. Perante um Deus justo e santo, só restava a destruição, como Deus havia feito com Sodoma e Gomorra. O Deus justo determinou destruir Jericó, porque a maldade daquele povo havia chegado aos céus; a iniquidade tomou uma medida talvez que Deus só restava tirar aquele povo da face da terra.
         Chegou o dia do Senhor. Deus já havia ordenado que Josué com o exército cercasse a cidade. Até aquele momento o povo viveu como bem quis, mas chegou o tempo da vingança do Todo-Poderoso, e quem é que pode guerrear contra Ele? Não há conselho, nem projeto humano contra Ele. Aquele povo pensou que seus deuses lhe protegiam, mas eis que agora eles próprios percebem que seus deuses não eram de confiança. Eis aí o dia do Senhor! O Grande Soberano Rei ordenou que toda aquela cidade rebelde fosse destruída. Mas, é possível ver que a compaixão de Deus é imensa. Deus ordenou que Josué com o exército cercasse Jericó por sete dias.
         Os 7 dias é o período para o arrependimento; é a contagem regressiva de Deus. Mas aquele povo era duro e obstinado no pecado, e não submetia à humilhação. Eles que todos os anos anteriores desafiaram a Deus vivendo no pecado, agora que se veem cercados, ainda acham que podem enfrentar o Todo-Poderoso! Eles trancam os portões da cidade; eles não querem se humilhar, não querem reconhecer a Glória e o poder do Deus excelso. Loucura! Era para aquele povo abrir os portões da cidade e quebrantados caírem rendidos ao Deus de Israel. Mas não! Eles achavam que eram fortes suficientes; criam que não havia poder algum capaz de derrubar o alto e largo muro que cerva a cidade. Eles concebiam no coração uma ideia errônea a respeito do Deus de Israel, pensavam que esse era um Deus igual a qualquer outro Deus.
         Todos desde o mais velho até o mais novo se armaram e se dispuseram a guerrear. Os sete dias passaram. Esgotou-se o tempo, findou o verão da compaixão de Deus. Veio então o furor de Deus para sacudir aquele muro, e a cidade veio abaixo, fazendo perecer todo aquele povo no pecado. "Os néscios são mortos pelo seu desvio."
         Creio que esta atual geração pensa que Deus, o Deus vivo não é capaz de realizar Seus intentos de vingança contra seus adversários! Mas, quero que o amigo saiba que o Deus vivo não mudou nem jamais mudará.Os néscios não percebem que estão vivendo e desfrutando dessa aparente liberdade por causa da compaixão de Deus. Eles ignoram que Deus reserva indignação contra os seus adversários. Prezado , não tente mudar o que está escrito, porquanto o Deus vivo não mudou, nem mudará em seu ódio contra o pecado. Aproveitar da compaixão e da misericórdia que Ele manifesta a cada dia a fim de viver no caminho tortuoso, é  afrontar aquele que é Santo. Ele tem as suas flechas apontadas contra aqueles que ousam viver na iniquidade.
         Em Cristo o Deus Santo preparou o caminho seguro para a alma arrependida. Ele aponta o caminho livre e seguro para a porta estreita, mas em nada a bíblia fornece qualquer indício de que Deus mudou sua atitude contra aqueles que desafiam a santidade e a justiça Dele. Quando o pecador se arrepende e se humilha a graça de Deus vem para abraça-lo. Então, ouvinte, há um Deus de infinitas riquezas de bondade e amor que duram para sempre, e Ele estende tudo isso para a alma que se arrepende e se humilha perante Ele.        Para o pecador que caído como vaso de barro atirado ao chão, reconhece a glória  desse grande Deus, o Deus que não respeita a face do soberbo, para uma alma assim, que lá no íntimo está como que dizendo: "Ó Deus, tem misericórdia de mim, pois vou perecer!" Ele manifesta seu terno coração que pulsa de amor.
         Ó amigo, tu desconheces quem é esse Deus da bíblia. Ele é poderoso para exibir o tremendo poder de Sua ira, mas Ele afirma que é tardio em irar-se. O que Ele quer apresentar-te é o grande e incomensurável amor que ultrapassa todo entendimento. Se tu ainda não foste abraçado ainda pelo terrível furor da vingança Dele, não é porque Ele não pode fazê-lo. Se tu não foste golpeado pela espada afiada da justa ira Dele, não é porque Ele perdeu a força. Ele é Deus! Ele não age como os homens agem. Tu já enfrentaste um ser humano quando este está profundamente irado? Avalia então o furor da ira de Deus! 
         Ó amigo, quero te apresentar o esplêndido amor revelado na cruz do calvário! Eis a história que Deus quer que tu ouças. Por que viver a desafiar o Todo-Poderoso quando ele está agindo em compaixão? Ele não tem prazer em te tratar como tu mereces, por isso que tanto Ele avisa. É provável que Ele já tenha te repreendido um pouco, usando algum incidente como enfermidade, desastre, somente com o propósito de te advertir.
         Vem alma cansada para cair aos pés de amor desse Deus. Por que servir a Satanás e deixar ser iludido pelo engano de teu coração? Por que buscar o céu neste reino amaldiçoado pelo pecado? Que herança do levarás daqui quando teus olhos físicos se fecharem para este palco terreno? Por que por tua alma em tamanho perigo? Por que, ó néscios, prosseguir andando nesse caminho tão cheio de armadilhas preparadas para te levar ao castigo?


Nenhum comentário: