domingo, 29 de setembro de 2013

DESCOBRINDO NOSSOS PONTOS FRACOS




“Porque assim me ordenou o Senhor pela Sua Palavra, dizendo: Não comerás pão, nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde foste”. 1 Reis 13:9

                Aquele profeta enfrentou o perverso Jeroboão e obteve grande vitória alí em Betel, vitória que realmente glorificou o Senhor Jeová e marcou o juízo sobre o rei apóstata bem como sobre todo reino do norte. Mas a curta história daquele profeta traz para nós uma lição muito importante e oportuna. Ele pode enfrentar o astuto e perverso Jeroboão, saindo de Betel plenamente vitorioso, sem saber que o perigo estava à caminho e que armadilha mortal lhe derrubaria fatalmente.
                O profeta mostrou a fraqueza na sua vida quando argumentou com o rei Jeroboão. O rei prometeu-lhe riquezas se ele ficasse ali morando com o rei. Não havia razão para dialogar com o rei, nem explicar-lhe o que Deus mandou que ele fizesse. Era para sair logo que acabou seu serviço em Betel. Mas quando o profeta abriu sua boca e disse para o rei: “Porque assim me ordenou o Senhor pela Sua Palavra...”, imediatamente o profeta revelou certo desdém à ordenança divina. Não há qualquer desculpa para nossas fraquezas, elas são manifestações de atitudes pecaminosas de nossa parte, bem como é rebelião bem disfarçada contra a Palavra revelada.
                Aquele profeta manifestou que seu ponto fraco não passava de ser uma revolta contra a vontade de Deus, quando apareceu o outro profeta. Não foi perante um Jeroboão que ele revelou seu rebelde coração, mas sim perante alguém que parecia ser de Deus, mas não era. Ele ignorou a seriedade daquilo que lhe fora ordenado que fosse feito. A palavra de Deus para aquele profeta não era algo a ser levado a serio assim. A arapuca de Jeroboão não lhe pegou, mas sim uma bem feita por um falso profeta.
                Amado leitor, podemos estar certos que nosso descontentamento, amargura, revolta e outras atitudes semelhantes, quando permanecem debaixo do teto de nosso viver, revelam que estamos em rebelião encoberta contra Deus e contra Sua Palavra. Quando pensamos que satanás foi derrotado como foi Jeroboão pelo profeta, eis que o diabo chega a nossa frente, bem disfarçado de um deus, ou de um anjo de luz e nos pega em nosso ponto fraco para nos derrubar. Se não cairmos diante de um pecado grosseiro, seremos presas fáceis diante daquilo que aparece tão lisonjeador e tão divino que parece ser de Deus.
                A passagem de 1 Reis 13 mostra claramente que Deus não muda. Sua Palavra é imutável. O profeta que parecia ter alcançado grande vitória, foi derrotado em sua leviandade contra aquilo que lhe fora revelado tão claramente. Não brinquemos com a Palavra de Deus como estamos vendo acontecer nos meios chamados evangélicos hoje. A nossa derrubada poderá ser fatal em nosso viver.

Nenhum comentário: