quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (15)




 Cobrir-te-á com as suas penas, sob as suas asas estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo” Salmo 91:4

Caro leitor, o salmo 91 apresenta lições de uma forma organizada e percebemos isso à medida que prestamos atenção no estudo. Já pude explicar, no primeiro verso que ele é como se fosse uma porta de acesso ao pecador. Ali mostra a entrada para achar o abrigo e proteção de Deus em Cristo. É quando o pecador pela fé vai a Jesus, buscando Nele, o Filho do Deus Vivo a salvação eterna de sua alma. Ninguém poderá entender na vida prática as lições preciosas do salmo 91 enquanto não for para Jesus Cristo e esconder sua alma Nele que é o “Esconderijo do Altíssimo”. É na salvação de sua alma que o pecador passa a habitar Nele.  Venho solicitar agora a sua preciosa atenção para este maravilhoso salmo. Tenho procurado mostrar que esse salmo nesse lugar de plena e eterna segurança da alma. É a partir da salvação de sua alma que o pecador passa a usufruir da proteção do Grande Deus. Esse Deus se torna o Seu defensor, seu escudo, sua proteção durante a jornada de sua peregrinação até chegar ao lar celeste.

         O verso 2 apresenta o resultado dessa salvação no coração do pecador que achou em Cristo o livramento eterno que tanto havia buscado.  Essa pessoa passa a ter em seus lábios o verdadeiro louvor que brota numa alma que um dia encontrou o socorro eterno do Alto, e que agora pode experimentar o verdadeiro descanso em Cristo, mesmo tendo que atravessar o mundo perigoso e conturbado pelo pecado.
A partir do verso 3 o Espírito Santo passa a mostrar como Deus se posiciona como defensor do salvo, como escudo, proteção, Grande livramento. Nesse verso vemos que o amor de Deus em Cristo enche o crente de promessas que são baseadas na Graça desse Deus que um dia estendeu sua misericórdia a fim de salvar o pecador com uma tão grande salvação conforme Hebreus 2.
         Este Salmo é realmente uma preciosa música, um hino maravilhoso que mostra os tesouros das promessas de Deus para o povo que foi resgatado pelo sangue precioso do Seu Bendito Filho. Neste Salmo estão reveladas as promessas que são fundamentadas inteiramente na Graça salvadora. E aquele que é verdadeiro crente em Cristo pode realmente descansar porque aquele que fez as promessas, o Deus que prometeu é Fiel, e Ele há de cumprir o que tem prometido em Sua Fiel Palavra.
No verso 3 pude mostrar que Deus apresenta os dois maiores inimigos de todos os que são verdadeiros crentes em Cristo, herdeiros de Deus. O primeiro apresentado é satanás, e Ele se manifesta ali como aquele que arma o laço do passarinheiro. É Ele que põe emboscada no caminho por onde trilha o cristão.  A morte é o outro rival terrível que aparece no verso 3 com o nome de “peste perniciosa”. Nós somos realmente incapazes, não temos poder algum em nós mesmos para vencer tais inimigos, mas eis que o grande Deus se posiciona a frente do salvo para livrá-lo desses tremendos adversários do Seu povo eleito.
         Passarei agora para o impressionante verso 4: “Cobrir-te-á com as suas penas, sob as suas asas estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo”. Estou certo que o ensino deste verso nos levará para maiores maravilhas da Graça. Aquele que é realmente crente há de regozijar-se diante de tais verdades. Para o leitor que ainda não foi salvo a solução eterna é correr agora para o Salvador Bendito pedindo a Ele o perdão e a purificação de seus pecados. A lição mais preciosa que temos no verso 4 é a respeito da proteção de Deus. O povo de Deus precisa conhecer tal verdade porquanto ela é preciosíssima para os corações santificados. Vemos que o Todo-Poderoso se coloca como o Forte defensor do povo Dele, como escudo do salvo.
Não podemos perder de vista a unicidade das Escrituras porquanto, esse é o Grande e Poderoso ensino do cap. 8 da carta de Paulo aos Romanos. Ele afirma ali que ninguém há de prejudicar eternamente o povo escolhido. Qual a razão? Simples! Eles estão debaixo do amor eterno e protetor de Deus por meio do Filho. Todos os poderes humanos e angelicais se calam diante da voz daquele que é majestade no céu e na terra, porquanto esse Deus tem Seus remidos, os que foram escolhidos antes da fundação do mundo (Efésios 1:4); que foram chamados pelo poder do evangelho, justificados pelo sangue do seu filho e já, determinantemente glorificados (Romanos 8:30). Prezado leitor, será que essa verdade não representa para você um precioso tesouro que pode ser tomado em sua vida para sua edificação espiritual?
E você meu amigo, que anda neste mundo como se fosse uma ovelha sem pastor, empurrado sem perceber, pelos poderes invisíveis para um tão terrível destino de trevas eternais? Será que essa Palavra bendita e eterna soa em seus ouvidos apenas como se fosse um sino que retine? Será que você não leva a sério o fato que está andando neste mundo completamente desprotegido porquanto não buscou refúgio para sua alma condenada, não buscou refúgio e segurança que o pecador encontra em Jesus? 
Será que você não consegue ouvir o convite gracioso do Senhor? Será que você está assim tão surdo para Deus, e com seus ouvidos prontamente abertos para ouvir o chamar do príncipe deste mundo? Hoje mesmo, ouça a voz do amado pastor que está agora convidando pecadores para vir a Ele a fim de serem salvos. Aproveite agora, porque o Deus da verdade manifesta agora a preciosa verdade salvadora, que Ele mandou Seu Filho ao mundo para ser o perfeito salvador de pecadores que anseiam a salvação.
O pensamento que você tem é de que tudo está em paz, que tudo está indo bem, tudo está em segurança, que não há nenhum sinal de qualquer inimigo por perto, nada de perigo ao derredor, cuide que tal pensamento pode ser mudado quando, sem esperar, findará o seu dia e vai chegar inesperadamente a noite eterna. O rei Herodes, o monarca orgulhoso, carregava o inútil pensamento que tudo estava indo bem, e no íntimo achava que sua vida delongaria ainda mais. O que ocorreu foi que subitamente foi ferido por um anjo ao ponto de morrer instantaneamente e devorado por vermes.
Prezado leitor, não há paz nem segurança neste mundo. Este reino de trevas não pertence ao Deus Santo. Pertence ao Príncipe do mundo. Diante desse fato, deixe esse caminho no qual você está a vaguear indo sem saber para onde ir. Cristo Jesus veio ao mundo para tirar pecadores dessa situação tão terrível, e ele invadiu este território perigoso com a finalidade exclusiva de salvar pecadores. Ele não veio melhorar este reino, nem trazer benefícios materiais aos homens. A missão do Filho de Deus é buscar e salvar perdidos. Ele é agora o Grande Salvador e Senhor que sua alma precisa para sua segurança eterna.









Nenhum comentário: