quinta-feira, 26 de setembro de 2013

FORNALHA DE FERRO



                                     
Mas o Senhor vos tomou e vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para que lhe sejais povo de herança, como hoje se vê” (Deuteronômio 4:20).
         Caro leitor que ama a Palavra de Deus, a linguagem de Deus no Velho Testamento para referir à situação do Seu povo no Egito é de incrível revelação a nós. Ele salientou isso porquanto aquele povo ousava desafiar de forma ingrata o Senhor, com suas atitudes de rebelião, amargura. Essas repetições vinham instalar temor e salientar submissão e obediência à liderança do Senhor.
         Mas, mais do que isso essa verdade a respeito da “fornalha de ferro” vem mostrar a nós que a condição do homem no pecado e nessa prisão mundana é incompreensivelmente pior do que aquilo que os judeus passaram sob o cetro do perverso Faraó. Precisamos saber o que está por detrás de toda essa aparência; o real significado da força incrível da graça para arrancar pecadores deste mundo. Enquanto no Egito toda tirania vinha do coração maligno e perverso de um homem, no pecado os pecadores estão sob o comando de um coração maligno, sendo que  cada ser humano é como se fosse um Faraó em sua resistência a Deus. No pecado os homens também estão sob o poder da morte, pois cada partícula do homem nada conhece da vida que há somente em Cristo. Eles estão mortos, por essa razão tudo neles funciona ao contrário, sendo que recebem energia do espírito que opera nos filhos da desobediência (Efésios 2:2). Mais do que isso, o poderio de satanás é aterrorizante, porque em sua capacidade ele faz de cada ser humano um serviçal para a construção do seu império de trevas. Homens e mulheres circulam neste mundo e peregrinam aqui carregando “tijolos, pedras, ferro, etc.” servindo com prazer o pai da mentira (João 8:44).
         Os homens estão aprisionados na real fornalha de ferro. Que terror opera neste mundo! Os homens iludidos e enganados não percebem, a não ser numa visitação misericordiosa de Deus que não passam de prisioneiros e que estão marcados e sentenciados à prisão de sofrimento eterno. Ora, a linguagem do Velho Testamento é apenas simbólica para que compreendamos o real significa da depravação total; do ódio feroz do pecado contra Deus; de um mundo chefiado por poderes terríveis, diante dos quais os homens não passam de vermes.
         Mas, satanás tudo tem feito para modificar essa linguagem, especialmente com esse cerco evangélico. Retiraram a “fornalha de ferro” e agora não tem mais fornalha, mas sim um lindo paraíso feito de plástico. Tudo agora está sendo feito para demonstrar um mundo melhor; o tirano desapareceu e agora vemos alguém que visa trazer conforto, consolo ao mundo e oferecer um cenário mais bondoso, procurando descobrir o que há de melhor no ser humano. Agora os homens precisam de um salvador diferente; precisam de um salvador mais humano, e mais sociável. Não há mais qualquer censura, porque não existe perversidade. O mal não é tratado como mal; as abominações devem ser encaradas como direito de todos e não há mais lugar para fazer qualquer julgamento.
         Caro leitor, a palavra santa não ficou rouca; a bíblia não está emudecida. O silencio dos pastores e pregadores não significa mudança no céu. O nosso Senhor é o mesmo e Sua Palavra imutável prossegue falando, gritando, orando, ameaçando e chamando os pecadores ao arrependimento! O Senhor continua sua obra de abrir os olhos e mostrar aos homens que eles são escravos do pecado e que essa escravidão é terrível, com consequências eternas! A mensagem continua afirmando que Deus montou Seu perfeito sistema para resgatar homens e mulheres, pois enviou Seu Salvador ao mundo. Ele veio e se entregou na cruz a fim de comprar para Si um povo especial (Tito 2:14). Ele veio para arrancar pecadores deste sistema maligno e pervertido (Gálatas 1:4). Veio para mostrar Seu reino de amor e encher o céu com filhos de Deus, homens e mulheres nascidos de novo e feitos novas criaturas.
         Caro leitor, você não foi retirado dessa “fornalha de ferro”? Hoje é o momento para se entregar a Cristo de todo coração e ser liberto de uma vez por todas.

Nenhum comentário: