sexta-feira, 27 de setembro de 2013

UM POVO FELIZ (3)





         Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno” (1 João 5:19)    
UM POVO DE FIRME CONVICÇÃO: “Sabemos
         Caro leitor, este texto de 1 João vem para estimular nossa fé e mostrar o quanto o Senhor mostra que somos de fato um POVO FELIZ. Não evidenciamos essa glória que nos pertence da mesma maneira que o mundo celebra, porquanto a luz que brilha aqui não passa de ser uma mera fagulha, quando comparada com a glória eterna que inspira os santos de Deus.          
         Esse verso revela isso que somos o que somos primeiramente por causa de uma firme convicção que foi marcada no coração de cada crente. Essa verdade aparece logo no início do verso na primeira palavra: “Sabemos...”. Então, é perceptível que a felicidade do povo de Deus está firmada não em promessas mundanas, conforme as expectativas religiosas deste mundo. Caro leitor, olhe o povo crente e veja que eles nada possuem daquilo que o mundo tanto ambiciona. A maior parte do povo de Deus é constituída de um povo simples, pobre e sofredores. O que voga aqui não são suas posses terrenas, mas sim a possessão eterna; eles não estão firmados naquilo que os olhos veem e são palpáveis. As promessas deste mundo são consideradas loucas e funestas por esse povo santo.
         Vamos às considerações do verso e a primeira já vimos na meditação anterior e foi baseada na palavra: “Sabemos...”. Esse verbo aparece para transmitir essa real diferença, porque o fundamento básico da felicidade dos santos de Deus é o fato que eles pertencem a Deus e não mais ao mundo, e que eles estão conscientes desse fato. Por quê? Ora lidamos com o Deus que é luz e isso significa verdade. O povo de Deus habita nesse ambiente de verdade; para aquilo que é essencial para suas vidas aqui eles têm plena certeza, justamente porque Deus revelou essas maravilhas eternais ao Seu povo. Então, vou expor esses fatos conforme o ensino bíblico.
         Em primeiro lugar, a salvação dos perdidos é a mais importante história e quem a registrou foi o próprio Deus. Lidamos com a autoridade do Livro santo, do Deus que não pode mentir. Enquanto estávamos no pecado éramos dominados pela cegueira espiritual e não dávamos qualquer crédito à Palavra da verdade. Éramos ignorantes e estranhos às maravilhas dessa revelação inspirada. Foi Deus quem usou de misericórdia e fez cair as escamas que encobria nossa visão espiritual. Quando achávamos que éramos sábios, Deus provou que não passávamos de débeis e loucos. Agora passamos a enxergar as maravilhas eternas; agora vemos que nossa história foi traçada desde a eternidade e para a eternidade; agora vemos que não somos produtos do acaso; vemos que poderosa arte da soberania veio por amor nos buscar e nos livrar do justo castigo que nos aguardava, devido nossa desobediência.
         Caro leitor, mais do que isso, a salvação desse POVO FELIZ é provada não só pela autoridade infalível da Palavra de Deus, como também sabemos que o Espírito de Deus veio imprimir essa verdade em nossos corações. Ele mesmo tornou-Se nosso selo, pois veio habitar em nós e assim garantir os ensinos eternos em nosso íntimo. Então, “Sabemos...” sim. Todos os crentes sabem aquilo que é necessário para sua jornada. E o que é mais precioso é o fato que “Sabemos...” quem é nosso Deus; que não é produto de mentes infectadas pelo pecado. Sabemos que somos do Senhor e isso foi uma descoberta incrível, porquanto Ele se revelou a nós em Sua compaixão; foi Ele quem nos chamou, nos salvou e nos separou para que fôssemos somente e tão somente Dele, Sua propriedade particular.
         Meu caro amigo, só tem duas famílias neste mundo: a família de Deus e a família mundana. Uma caminha para cima e a outra escorrega rumo ao abismo. Uma prossegue em firme convicção de fé, conforme a autoridade bíblica. A outra anda sem rumo, nas trevas. E você, para onde vai? Qual será o seu destino eterno?

Nenhum comentário: