sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SALVAÇÃO COMPLETA




“...e o sacerdote tomará um pouco do sangue da expiação da culpa, e o colocará na ponta da orelha direita...e no dedo do polegar da sua mão direita e no dedo polegar do seu pé direito” (Levítico 14:25)
         Caro leitor, que solene e tremenda mensagem traz o Espírito de Deus aos nossos corações nesse verso! É obvio que era apenas um ato simbólico, a fim de mostrar a suficiência do sangue de Cristo para a salvação do homem por completo. Vemos como o leproso era levado ao sacerdote a fim de obter a purificação. O sacerdote tomava do sangue da expiação, a fim de colocá-lo na ponta da orelha direita, na ponta do dedo polegar da mão direita e na ponta do polegar do pé direito.
         Os capítulos 13 e 14 de Levítico expõem dramaticamente a poderosa doutrina da depravação total: “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). A terrível e contagiante lepra representa bem o domínio do pecado desde a cabeça aos pés de todo e qualquer pecador neste mundo. Visto que estamos vendo em nossos dias a propagação de uma graça barata; de uma salvação popular; de uma fé inativa e morta, certamente o texto de Levítico nos revela o fato que a salvação baseada no sangue remidor modifica o homem completamente. Vemos o sangue na orelha, sangue no dedo da mão e sangue no dedo do pé. A purificação não tinha qualquer efeito caso o sacerdote ministrasse o sangue apenas na orelha, ou apenas no dedo da mão. A purificação vista em forma simbólica em Levítico mostra que a salvação envolve por completo:
         1.      Purificando a mente: Sangue na orelha.
         2.      Identificando o pecador que é salvo: Sangue no dedo.
         3.      Modificando seu modo de viver: Sangue no dedo do pé.
         Agora quero tomar do Novo Testamento um texto que corresponderá exatamente àquilo que o Espírito nos mostrou em Levítico. O texto está em João 10:28: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem”. Vamos fazer agora a comparação da Escritura com a Escritura, a fim de mostrar como o evangelho tem uma só mensagem que está interligado em toda estrutura bíblica:
         1.      Sangue na orelha: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz...”.
         2.      Sangue no dedo da mão: “...eu as conheço...”.
         3.      Sangue no dedo do pé: “...e elas me seguem”.
         Agora devo tratar de cada assunto a fim de ajudar meus leitores no entendimento dessa tão preciosa verdade. Notemos no texto como nosso Senhor mostra que a salvação do pecador é algo completo, que toma o homem total. O sangue na orelha indica o que acontece quando uma pessoa é salva. Ela ouve a voz do Bom Pastor. Há uma sintonia da alma arrependida com a Palavra de Deus. Ela tem prazer pela verdade, é atraída pela verdade e ouve o chamado do Senhor. Não há “talvez” nisso; não há incoerência no chamado eficaz; não há qualquer confusão na graça irresistível. Quando o Senhor chama o perdido, este entende a verdade, ouve a verdade da pregação e realmente vai a Cristo o Salvador.
         O sangue no dedo da mão. Que lição preciosa! Nosso Senhor mostra como Ele conhece cada uma de Suas ovelhas. O dedo é um instrumento de identificação por meio da impressão digital. Então, o sangue no dedo indica como o Senhor conhece cada ovelhinha, cada cordeirinho Dele e que todos os pecadores pelos quais Ele morreu estão sob a mira de Seus onicientes olhos.
         O sangue no dedo do pé. Por fim vemos que o sangue no dedo do pé revela que os salvos são obedientes ao Senhor. Ele é Senhor daqueles que lhe obedeceram no ato da salvação, e que também trilham o caminho certo – o caminho da santidade rumo ao céu.
         Caro amigo, você que afirma que foi salvo pode mostrar pela sua maneira de viver que o sangue mudou você completamente? Que de fato você foi alcançado pela poderosa mensagem do evangelho? Quantos estão demonstrando uma salvação parcial! Quantos possuem um Jesus apenas na mente: sangue na orelha, mas nada tendo de uma identificação com Cristo em seu viver!

Nenhum comentário: