domingo, 29 de setembro de 2013

GLORIOSA E SOBERANA SALVAÇÃO (1)




"Todo aquele que o Pai me dá esse virá a mim; e o que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora" João 6:37.
         Amigo, temos diante de nossos olhos mais um impressionante verso proferido dos lábios do Senhor Jesus, verso que nos traz um profundo ensino a respeito da salvação gloriosa desfrutada pelo salvo. Eu te convido a investigar esse tesouro celestial comigo! Grandes riquezas estão guardadas nos cofres da graça divina e Deus quer exibir essas preciosidades aos corações.
         O que Jesus nos ensina neste belo verso de João 8:37? Ó, que o Espírito Santo venha derramar a luz nas trevas do coração, dissipando a ignorância espiritual, e assim atraindo os corações dos homens e mulheres, para os braços amorosos do filho do Deus Vivo; Aquele que é a manifestação da Glória do Deus Invisível. Dirigindo ao texto lido, o que vemos? Dois ensinos preciosos o Mestre traz aos nossos corações. Na primeira parte vemos que a salvação do pecador não é algo do homem, mas sim uma decisão do coração de Deus. É o ensino maravilhoso acerca da Soberania de Deus.
Na segunda parte do verso vemos o pecador indo a Cristo e recebendo Dele uma completa e eterna segurança. A minha oração é que o Espírito Santo tome posse da Sua Palavra ensinada para ir ao coração do ouvinte para lhe proporcionar o entendimento da verdade a fim de atrair o pecador, para que este beba dessa fonte inesgotável do amor de Deus em Cristo Jesus. Ah! É triste ver como Satanás ultimamente tem procurado levantar a poeira da confusão, para deixar o pobre pecador ainda mais confuso, cegado e sem saber em que labirinto entrar. A tarefa do Pai da Mentira sempre foi essa de conduzir o pobre pecador na cegueira espiritual. Assim o homem não vê a sua triste situação e que a resposta está exclusivamente no filho do Deus Vivo.
Vamos pois ao texto, na sua parte inicial onde o Senhor afirma: "Todo aquele que o Pai me dá esse virá a mim". Tu meu amigo ouvinte, percebeste a soberania de Deus nesta frase? Quem é o pecador que pode ir a Jesus? Quem é o pecador que pode dirigir ao Bendito filho de Deus para obter Dele a segurança eterna? Eis a resposta: "Todo aquele que o Pai me dá". Ninguém mais. Vemos que não a decisão do homem e sim a decisão de Deus; não vemos a determinação do pecador, mas sim o coração compungido de misericórdia do Deus Santo; não vemos o homem escolhendo, mas sim a livre escolha desse santo Deus que faz todas as coisas segundo o conselho de sua vontade. É para que o homem saiba do seu triste estado; de sua profunda miséria; de sua queda em Adão, queda que o levou às mais densas trevas do pecado, e que é nessa situação que se encontra neste momento, precisando de um perfeito Salvador que lhe retire do poço da perdição e que ponha seus pés sobre a Rocha e lhe firme.
Amigo leitor é para que tu possas encontrar abrigo eterno, paz eterna e segurança eterna. É fato meu amigo, que a verdade a nosso respeito, traz-nos muita humilhação; lança-nos ao pó. Mas é somente conhecendo a verdade que podemos ser libertos. João 8:34. Satanás procura de todas as maneiras enganar-te; Ele não pára um instante sequer; ele trabalha a todo vapor procurando meios de manter o pecador enganado, iludido. Ele dirá sempre o contrário daquilo que Deus tem dito. Ele quer que tu fiques persuadido que tu és bonzinho; que o pecado em ti não é algo tão grave; que se tu fores bem religioso, Deus estará te aprovando; Satanás quer que tu fiques enganado a tal ponto que tu estarás pensando que estás plenamente certo.
Ah! meu amigo, tu desconheces os ardis do inimigo, e os métodos que Ele sutilmente usa. A única alternativa para ti é apurar os teus ouvidos para ouvir a verdade da salvação eternal que Deus o Pai providenciou através do seu Bendito Filho. Saiba que Deus nunca engana e nem pode ser enganado, e é o pobre pecador que é enganado pelo seu próprio coração. Ah, meu amigo, é doloroso quando a espada do Espírito penetra em nosso ser e corta o nosso orgulho, vaidade, jactância, e atira tudo na lama, e põe-nos desnudos diante do Deus Santo. Não penses que tu queres ir a Cristo, não há ninguém que busque a Deus.
No próprio texto lido o Espírito Santo afirma categoricamente que aquele a quem Deus o Pai der ao Filho, esse é o que irá a Ele. Do contrário não. Esta verdade preciosa está marcada nas paredes do coração do homem. A lei de Deus revela que em nosso ser só há transgressão; só há ofensa; só há rebelião. O desejo inato é para o pecado; a lei do pecado habita no coração do pecador, e ele segue prazerosamente essa lei. Assim como as águas correm para baixo, o pecador corre para o pecado; assim como o imã atrai o ferro, o coração do homem é atraído para o pecado. Ah, meu amigo, é essa a verdade registrada no íntimo do pecador.
Jeremias 17:l. Tu podes gostar daquilo que satisfaz as tuas paixões, os desejos da carne, e a carne é enganada. Os passos seguem direto para o mal; procuram veredas tortuosas e fogem do caminho estreito que conduz à vida. É esta a tua situação meu amigo, se tu ainda não foste levado aos pés do Salvador Bendito para Dele receber o perdão e a remissão de todas as tuas culpas.
Mas com alegria em meu coração, eu venho para te dizer que se o teu coração está amargurado; estás sentindo a tua própria culpa; vês que só há culpa em tua vida, é nessa situação que Cristo quer achar o pecador, e agora mesmo Ele pode te salvar. Dize a Ele: eu sei de meus pecados; sei que a tua lei me condena merecidamente, mas sei que foi o Senhor que tanto provou Seu amor por mim, e quem pode me aceitar do jeito que estou. E eu te aceito agora como o meu Senhor, e o teu sangue eu creio que cobriu os meus pecados. E eu descanso na Bendita promessa de uma salvação para sempre.











        






Nenhum comentário: