terça-feira, 24 de setembro de 2013

“QUEM SÃO OS VERDADEIROS CRENTES” (14)




                   E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”. (Gálatas 5:24).
O MODO DE VIDA (cont.): “...crucificaram a carne...”
         Prezado leitor, na meditação anterior introduzi o fato que a crucificação condena as aparências mundanas de liberdade e que sua finalidade é conduzir os que de Cristo ao conhecimento e prática da verdadeira liberdade. Para os mundanos, liberdade consiste em dar vazão aos sentimentos e aproveitar o que esta vida tem de melhor. No conceito mundano de liberdade não há o elemento de disciplina e temor: “Diz o néscio em seu coração: não há Deus!...” (Salmo 14:1). Os mundanos e carnais desfrutam da descida sem freio rumo à perdição, e prisões eternas lhe aguardam no final dessa descida tresloucada no pecado.
         Para “... os que são de Cristo...”, a crucificação condenou esse conceito maligno de liberdade, porque para os santos de Deus liberdade consiste em andar pelo caminho da obediência, temor a Deus e amor ao próximo. Os salvos sabem que a liberdade carnal amordaça e faz guerra contra a alma. Os genuínos crentes experimentam a todo o momento as depressões que surgem na vida, resultados de dar vazão à carne em qualquer aspecto do viver. Sinceros crentes sabem bem o que significa tristeza, angústia e vontade carnal de descer, de voltar ao Egito mundano. Mas para aqueles que em Cristo “...crucificaram a carne...”, a liberdade é uma conquista após uma batalha.
         Caro leitor, o poder da carne não se rende facilmente. Os santos de Deus são chamados à guerra diariamente, a fim de conquistar a supremacia do novo homem em Cristo. Qualquer compromisso com uma vida fácil, sem temor, oração, meditação e santidade no viver, certamente mostrará uma fé frágil que está ligada ao mundo e não ao céu. São muitos os crentes modernos, cuja fé é feita de plástico, por isso não suporta o fogo das provações. A nossa liberdade consiste em avançar e conquistar para nós o território ocupado pelos inimigos que nos usaram no tempo da nossa incredulidade.
         Caro leitor, se nosso viver é comprometido com o maligno sistema carnal deste mundo; se estivermos de mãos dadas com a agenda deste século adúltero, fornicário, ímpio, sujo e maligno deste mundo, certamente é de duvidar se houve o verdadeiro encontro com o Salvador e Senhor um dia em nossas vidas. Fomos chamados à batalha e a cada dia devemos conquistar a verdadeira liberdade no território da justiça, do amor, da santidade e da retidão! Somos um povo diferente! Estamos neste mundo, mas carregamos as insígnias celestiais que glorificam nosso Rei! Mostremos ao mundo que somos diferentes; que somos livres, não para usar os membros do nosso corpo para as práticas perversas contra nosso próximo.
         Também ensinamos ao mundo que nossa liberdade consiste em exibir os traços do novo homem em Cristo. Para isso a carne é humilhada! Para isso os elementos antigos que tanto nos prendiam devem ser amordaçados. Todo ramo de idolatria; todo amor às riquezas; todo palavreado sujo e maligno que facilmente despejamos de nossos lábios, etc. Ora, todas essas manifestações carnais que antes considerávamos nossos direitos, agora são vistos pelos que “...são de Cristo...” como inimigos que devem ser postos fora do nosso viver.
         Posso afirmar também, que nossa liberdade avança para ocupar a perfeita liberdade. Enquanto aqui estivermos veremos que inimigos lutam contra nós. Habitamos ainda num corpo de humilhação, até que sejamos envolvidos pelo corpo de glória. Nosso tesouro aqui está guardado num cofre de barro (2 Coríntios 4:7). O Senhor aprouve fazer assim, para que Ele mostrasse a excelência do Seu poder em nós. Habitamos numa tenda feita de barro, mas foi nesse corpo mortal, escravo, que Deus aprouve mostrar ao mundo a força do novo homem em Cristo! A alegria, o gozo, a felicidade e a riqueza dessa liberdade não isentam os verdadeiros crentes das dores, tristezas, desconforto e tentações enquanto aqui vivermos!
                                     

Nenhum comentário: