domingo, 29 de setembro de 2013

SERVOS DA JUSTIÇA NO LAR (continuação)



O que precisamos aprender a respeito de nossos filhos, a Palavra de Deus tem toda resposta. Algumas lições são claramente vistas contrárias à mentalidade mundana:
1. Eles não nascem como inocentes, mas sim pecadores (Salmo 51:5)
2. Eles não podem ficar entregues a si mesmos, senão causarão vergonha aos pais.
3. Eles precisam da vara disciplinadora porque são estultos de nascimento.
4. Eles precisam do novo nascimento, porquanto nasceram da carne e não de Deus. (João 1:13)
5. Eles são privilégios que Deus nos concede a fim de que sejam criados com muita responsabilidade perante Deus.
6. O lar é a provisão bondosa de Deus para que eles tenham amparo, sustento, exemplos e disciplina.
7. Os pais são os responsáveis diretos pela criação dos filhos até que eles casem e formem seus lares.
Vamos, portanto ocupar nossas mentes sobre este assunto tão importante e tão relevante nas Escrituras. Obviamente, os pais crentes devem comprar bons livros escritos por pessoas bem mais preparadas no assunto. Eles ocuparão com detalhes o que não estou fazendo nestes breves estudos, os quais visam apenas tratar da maneira que os servos da justiça devem proceder em todas as áreas da vida. Temos em mira implantar justiça conforme o tema dessa série de estudos baseados em Romanos 6:18: “e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça”.
 Para atender aquilo que precisamos no momento, vamos tomar Efésios 6:4: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”.  Quão justa é a Palavra de Deus! Ela promove um verdadeiro equilíbrio em todos os aspectos do nosso viver, revelando que somos tendenciosos a agir de forma estulta e desequilibrada, caso fechemos nossos olhos para os ensinos vindos de Deus. O mundo sempre há de promover a ruína na criação de nossos filhos, especialmente em nossos dias quando estão procurando em tudo retirar a autoridade dos pais, a fim de que os filhos fiquem entregues aos perigos deste mundo maligno. Os pais foram colocados para proteger seus filhos e ensiná-los como deve ser o procedimento deles.
Efésios 6:4 nos mostra que há o positivo e o negativo na criação de nossos filhos. Positivamente somos exortados a criar nossos filhos na disciplina e na admoestação do Senhor. Negativamente o verso dá início com a exortação de não provocar nossos filhos à ira. Não é porque somos pais que automaticamente somos capazes de ensinar nossos filhos. Nossa capacitação vem de Deus. Mais do que isso, não podemos deixar de focalizar no verso o Senhorio de Cristo como aparece “... do Senhor”. Subtende-se que somos servos; que nossos filhos foram emprestados por um período de tempo. Filhos não são dados para exaltar nosso orgulho de sermos pais. Os filhos nos foram dados como grande responsabilidade,  a fim de que sejam treinados e devolvidos para Deus. Temos um impressionante exemplo disso na vida de Ana, conforme o relato em 1Samuel 1e2. Toda sua ambição para ficar livre da esterilidade e ficar grávida tinha em mira oferecer o filho ao Senhor, para Seu serviço. Foi em resposta a essa atitude de fé que Ana rejubilou-se com o nascimento de Samuel.
Sem uma mentalidade humilde de servos do Senhor, a leviandade aparecerá na criação dos filhos e o mundo entrará com seu sistema maligno, a fim de tomar os filhos para a utilidade ambiciosa de satanás.
Primeiramente devemos saber que não devemos provocar nossos filhos à ira. Como é que os pais fazem isso?
1. Quando tiram a liberdade dos filhos com constantes proibições desnecessárias. As disciplinas devem ocorrer quando há desobediência ou desrespeito.
2.  Quando os pais são incoerentes na disciplina. Ordenam algo agora, mas logo mudam tudo. Os filhos não são bobos e eles percebem a incoerência e vão zombar da atitude dos pais.
3.  Quando há ausência de respeito entre seus pais. Os filhos percebem quando a mãe toma a frente do pai e passam a ficar irritados ante a situação, que mostra não haver governo dentro de casa.

Nenhum comentário: