sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SERVINDO A JUSTIÇA NO LAR



A submissão da mulher não subentende que ela seja inferior ao marido, mas sim que ela tem uma missão sob a custódia dele e que ela estará pondo em risco seu lar e seu caráter caso venha a desobedecer. Sua liberdade e felicidade estão dentro desse contexto; que ali ela consegue revelar a mulher no seu verdadeiro sentido de mulher, com honras e respeito; que sua atividade é bem reconhecida e gratificante para o marido, filhos e aceita pela sociedade. Mais do que isso, seu marido prevalecerá como homem, ganhará forças para lidar com as dificuldades da vida, tanto materiais quanto as espirituais.
         Outro detalhe importante é que dentro do contexto da submissão a mulher tem oportunidade de aproveitar as muitas e preciosas capacidades que ela tem para servir. Ela tem uma missão no lar que é especialmente a de edificar a sua casa. Não é o de prover recursos materiais para a casa, porquanto isso cabe ao marido. Uma família não se estabelece meramente com coisas materiais, não somos animais ocupados com alimentação e outras necessidades físicas. Somos seres humanos, agora conhecedores do Deus que nos amou e concedeu-nos a bênção de sermos participantes da Sua glória. Marido, mulher e filhos são preciosidades de Deus que estão sob nosso cuidado. Que as mulheres saibam quão precioso é o trabalho delas como esposas e mães e como serão recompensadas aqui e na eternidade com um trabalho maravilhoso edificando vidas neste mundo.
         A corrida louca e desenfreada das mulheres no mercado de trabalho tem provado a grande e extraordinária capacidade feminina, em muitas áreas superando os homens. Entretanto, a liderança masculina não é para tolher a mulher de suas habilidades no que tange a edificação da sua casa. Ela pode muito bem exercer suas habilidades desde que esteja debaixo da liderança dele. A mulher sábia pode conhecer muito mais a dinâmica de ter um lar melhor, onde ela pode atuar melhor para o bem de seus filhos e do marido. Provérbio 31 mostra que a mulher não é inativa, desocupada, muito pelo contrário, ela tem uma capacidade extraordinária de pôr sua casa em ordem fazendo com que tudo funcione da maneira correta. Uma mulher de fé, amor e coragem tem tanto para fazer em prol do seu lar, e ela nem imagina o quanto é honrada e dignificada pelo seu honroso trabalho! Ela é bem notada pelos filhos, marido e até mesmo pelos vizinhos como sendo de grande e estimado valor.
         O que Paulo quer prevalecer em Efésios 5:22 é que a mulher deve submissão ao marido. Ao tentar manipular o marido e passar à frente dele para fazer o que ela quer, a mulher estará fulminando o lar, desabilitando o marido e atraindo confusão e desdém contra ela mesma. Assim ela estará derrubando a parede de proteção; ficará exposta às procelas e vendavais deste mundo cruel. Prosseguindo nessa empreitada ela estará aviltando a si mesma e ocasionando destruição em milhares de vidas. A desobediência à Palavra de Deus tem feito com que milhares de mulheres e homens caiam em profundos poços da perdição de onde não conseguem escapar, presos no orgulho e endurecimento do pecado. Quantas crianças arruinadas! Quantos corações dilacerados por causa de uma decisão precipitada, desonrando a Palavra de um Deus amoroso e fiel, que tudo fez para nosso bem e segurança num mundo liderado por satanás.


Nenhum comentário: