quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SERVOS DA JUSTIÇA (3) A VIDA DO SERVO DA JUSTIÇA


Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: o justo viverá da fé” (Romanos 1:17).

INTRODUÇÃO:           Como é a vida do justo neste mundo? O mundo tem seus heróis e venera-os. Mas a Palavra de Deus fala a respeito dos grandes heróis da fé que passaram por este mundo e aqui tiveram grande influência, eram “homens dos quais o mundo não era digno” (Hebreus 11:38). De fato, nada de interesse o mundo terá por aqueles que mais têm beneficiado as vidas dos homens. Nesta lição nossa tarefa consistirá de conhecer de que maneira vive o justo conforme o ensino da Palavra de Deus. Esta lição não somente nos ajudará a fazer distinção nítida entre o justo e ímpio, como também servirá para nortear a vida daquele que realmente é um crente e que almeja andar como ensina a Palavra da verdade.
                                     
A APRESENTAÇÃO
         Se quisermos conhecer bem o justo, Paulo fala a respeito dele no breve verso de Romanos 1:17: “Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá da fé” Paulo está dizendo nesse verso que o evangelho da justiça de Deus há de produzir justos. Isso significa que se o evangelho que está sendo pregado não resultar em homens e mulheres justificados e justos no viver, não é o puro evangelho, o evangelho da Justiça de Deus. Implica também que todos os homens justos que passaram por este mundo e que vivem neste mundo foram produzidos pelo evangelho da justiça.
         A frase: “O justo viverá da fé” foi extraída de Habacuque 2:4: “Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé”. Ora, o Senhor está respondendo as indagações do profeta Habacuque que não conseguia aceitar o fato que Deus haveria de levantar os caldeus, um povo cruel, para destruir os povos. O profeta que era notável em piedade queria uma resposta de Deus. É digna de nossa mais profunda observação, a explicação dada pelo Senhor. Quem eram os caldeus, senão homens soberbos! Eram amantes da riqueza, por isso estariam prontos para matar e saquear, segundo as ordens do Senhor no tempo certo, servindo como instrumentos de punição na face da terra.
A AUSÊNCIA DE JUSTIÇA NO HOMEM
         Os homens no pecado são assim, se forem soltos hão de promover a maldade e destruição neste mundo, como os caldeus. Mas, onde está a raiz do problema do ser humano? A resposta é claramente dada por Deus no verso citado de Habacuque: “Eis o soberbo, sua alma não é reta nele...”. Que lição impressionante a respeito do estado depravado do coração humano! Nós sempre estamos fixando a atenção no ser humano por fora, mas Deus o faz por dentro, no coração. A essência do pecado no coração é a soberba, por essa razão sua alma não é reta nele.
         Eis aí o homem no pecado, todos estão na mesmíssima condição. O salmista diz: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). O pecado fez do homem um orgulhoso, vaidoso, arrogante e, com efeito, pronto para praticar todo tipo de maldade. Deus colocou seu prumo de justiça na alma, e quanto ao ímpio afirma que “Sua alma não é reta nele”. Ele não pode viver pela fé por causa da sua triste condição no coração.
                                                                  8
Mas eis que imediatamente segue a apresentação do justo: “... mas o justo viverá pela sua fé”. Quem é o justo? A resposta vem da boca de Deus: “O justo é aquele que vive da fé”. Que diferença! Deus toma um ímpio, totalmente tortuoso na alma, cheio do orgulho fundido no coração pelo pecado, e faz dele um justo. O evangelho da justiça retifica o pecador aprumando sua alma com a retidão que há em Cristo, e habilitando-o a viver doravante pela fé, como servo da Justiça, para trazer ao mundo o testemunho daquele que o “chamou das trevas para sua maravilhosa luz” (2 Pedro 2:9).
         Todo salvo é um justo! Quem foram homens como Abel, Abraão, Noé e outros milhares de santos? Foram justificados e feitos justos. Assim também são os salvos hoje! Todo aquele que foi atraído pelo evangelho da Justiça de Cristo e que humildemente se converteu ao Salvador Bendito tem sua foto exibida em Habacuque 2:4 e ainda mais distinta em Romanos 1:17. Estamos tratando aqui daquilo que Deus está fazendo no palco deste mundo com a excelência da Sua Graça. Cada pessoa salva teve sua alma retificada, seu coração achou a paz com Deus e pode andar neste mundo como verdadeiros servos da Justiça.
O VIVER DO JUSTO
         O que mais deve nos impressionar é como o verso de Romanos 1:17 apresenta o viver do justo: “...o justo viverá da fé”. Não é da lei, nem das tradições dos homens, mas sim da fé. Vamos observar o verso de perto. Notemos bem que Paulo está afirmando que a vida do homem que é salvo começa pela fé e continua pela fé. Ela é introduzida pela fé e perpetua também pela mesma fé.
         O que aprendemos nesse tão impressionante verso é que a vida do homem justo é totalmente diferente do viver do homem mundano. O homem justo começou sua vida cristã assim encarando a seriedade da Palavra de Deus. Ele viu a si próprio como um pecador caído e condenado, mas a fé genuína nascida em seu coração por obra do Espírito Santo levou-o a contemplar o Justo Senhor, que na cruz morreu em seu lugar, a fim de levá-lo para Deus obtendo assim o perdão e a purificação dos seus pecados (Salmo 32:1, 2).
         Mas o justo é chamado a viver dia após dia pela fé. Notemos bem como a Bíblia qualifica a verdadeira fé. O texto diz: “... viverá da fé” e não “de fé”. Por que isso? Exatamente porque a Palavra de Deus mostra que a fé cristã é diferente da fé que o mundo professa ter. A fé que norteia a vida do justo é a “Santíssima fé” (Judas 20): é a fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos (Judas 3); é a fé proveniente do “Autor e consumador da nossa fé” (Hebreus 12:2).
         A fé do justo é singularmente a fé bíblica. Ela provém de ouvir a Palavra (Romanos 10:17). Ela conduz o crente na Palavra e pela Palavra. É a fé que sobrevoa as alturas da confiança no Deus que não pode mentir, e faz o justo tomar decisões, que para o mundo são loucas e absurdas. A fé do justo é a simples confiança no Senhor, ela não se embaraça com a euforia da carne, mas persevera firme olhando para as promessas.
         Tomemos como exemplo a vida de Moisés. Que grande capacidade de liderança tinha aquele homem! Fora treinado em toda ciência do Egito e poderia se tornar provavelmente o mais famoso Faraó. Mas, quando conheceu o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, simplesmente desprezou as ofertas mundanas, considerando todo luxo, posição, prazeres e fortunas do Egito como lixo. Na mentalidade mundana Moisés não passava de um louco! Por qual razão aquele
                                                                  9
homem tomou tal decisão? Em Hebreus 11:26 é dito que ele “contemplava o galardão”. Eis aí a decisão tomada pela fé! Ele conhece o Deus da sua salvação e da recompensa, anda com esse Deus neste mundo e anela vê-Lo na eternidade.
         Em simples palavras, eis aí o justo conforme a narrativa bíblica. Não faz nenhuma diferença se é rico ou pobre, sábio ou ignorante, passando por dificuldades, provas, lutas, ou vivendo no conforto material. Tanto faz um justo como Abraão vivendo em tendas e aguardando as promessas feitas por Deus, como o justo Ló, cercado pela zombaria dos cidadãos de Sodoma (2 Pedro 2:7 e 8); tanto faz um rico Filemon como um Onésimo, pobre escravo, que se convertera por meio de Paulo na prisão; tanto faz um renomado Elias, como um Obadias, simples mordomo que servia ao Senhor no palácio do perverso Acabe (1 Reis 18).
                                               O QUE FAZ O EVANGELHO
         Deus tem espalhado pelo mundo inteiro homens e mulheres que foram justificados pela fé em Cristo Jesus. Os olhos do Senhor repousam sobre eles (1 Pedro 3:12). Estão no mundo para brilhar a Justiça de Cristo neles. Eles amam a Palavra de Deus, têm fome e sede da perfeita justiça, porquanto querem viver conforme os ensinamentos santos.
         Por onde tem passado o Evangelho da Justiça, Deus tem derramado Sua graça salvadora em corações de homens e mulheres, transformando-os em novas criaturas. Foi assim em Tessalônica (1tessalonicenses 1), cidade carregada de iniqüidades e de todo tipo de idolatria. Mas algo tremendo ocorreu ali. Paulo, Silas e Timóteo pregaram a mensagem da Justiça de Deus em Cristo, e homens e mulheres se converteram recebendo a Palavra de Deus com alegria em seus corações (verso 6) e provaram a conversão deles de que maneira? Deixaram os ídolos, passaram a servir o Deus vivo e verdadeiro e aguardavam a vinda do Senhor para buscá-los, pois seus corações estavam cheios de esperança (versos 9,10).
         Concluindo esta lição, é bom que seja salientado aqui os frutos de uma vida justificada.
1.           Convicta certeza que fora alvo da livre misericórdia de Deus, por isso não tem lugar para se orgulhar (Romanos 9).
2.           Paz com Deus baseada unicamente no que Cristo fez em seu favor (Romanos 5:1).
3.           Humildade, disposição de servir ao Senhor em gratidão, e continua dependência de Deus em confissão (Romanos 12:1).
4.           Disposição para crescer em santidade de vida (1Pedro 1:15).
5.           Amor pela Palavra e disposição em aplicar Seus ensinos no viver (Salmo 1).
6.           Amor ao povo de Deus como sendo agora sua família

PERGUNTAS:
-        Você pode descobrir as características do fruto de justiça em seu viver?
-        Descubra em seu viver uma manifestação da fé que foi dada aos santos.
-        O que você entendeu sobre a frase “... o justo viverá da fé”?
-        Qual foi o maior desafio dessa lição para sua vida?
-        Leia Salmo 1 e descubra qual a diferença mais nítida entre o justo e o          ímpio?

Nenhum comentário: