sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (15)


"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
         Amigo, no final deste verso precioso o Espírito Santo diz que em tudo quanto o justo fizer ele prosperará; é bem sucedido. É a árvore que Deus plantou, e por qual motivo foi plantada? Justamente para dar fruto. Está no mundo para isso, a fim de dar fruto para o seu Deus. Esse é o resultado da palavra de Deus na vida de alguém. Caro leitor, não há possibilidade de ser bem sucedido, próspero em sua vida sem uma obediência ao Espírito Santo, e obediência a Ele é, na verdade, obediência, submissão à palavra de Deus.
         É importante agora esclarecer o que é prosperidade do ponto de vista bíblico. Não está referindo meramente à prosperidade material. Em nenhum lugar no novo testamento existe qualquer promessa aos santos, que Deus lhes fará ricos aqui neste mundo. Todas as promessas de riquezas para os santos, os crentes, são riquezas celestiais. Em I Pedro o Espírito Santo é bem claro quando afirma que a nossa herança está guardada nos céus. (Veja cap. 1:4) .
         É lógico que Deus pode tornar um salvo bem sucedido financeiramente, especialmente quando aquele crente é fiel, reconhece que o que ele possui é proveniente de Deus e a ele foi emprestado. Quando aplica seus recursos investindo-os na obra do Mestre. A tal pessoa Deus vai acrescentar mais. Porém, quando há ganância e se evidencia o amor ao dinheiro, então, é uma armadilha perigosa para o salvo. Quando o Espírito Santo está falando no Salmo 1:3: "E tudo quanto fizer prosperará", está referindo ao próprio viver daquele que é salvo. O seu viver é pautado para a glória de Deus. Enquanto os homens estão nos seus pecados, indo de mal a pior, aquele que é salvo mostra a diferença do que é viver para Deus. Ele está vivendo em um mundo que não lhe pertence; ele vê o quadro do horror e miséria, mas é alguém que vive para a glória de Deus.
         Ele não acompanha o mundo, pois seu caminho é outro. Seus pés estão aqui, mas seu coração está no céu. Ele sabe bem que o mundo passa com todas as suas paixões. Ele sabe bem que é pouco tempo que lhe resta na carne, precisa então viver para Deus. Seu corpo é do Senhor. Em Romanos 12:1 o Espírito Santo diz: "Rogo-vos, pois, irmãos pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício..." Seus pés não são usados para andar nas veredas tortuosas, mas para traçar o caminho do Senhor. Ele está na igreja adorando o seu Deus; ele está em casa com sua família; estará evangelizando, falando aos outros a respeito das boas novas; suas mãos estarão ao dispor do Espírito Santo para servir as pessoas; serão usadas para manejar a palavra de Deus; serão usadas para trabalhar com prosperidade onde estiver.
         Os seus olhos serão consagrados ao Senhor, não mais para satisfazer as paixões, mas para olhar aquilo que agrada a Deus; a sua boca será usada para o louvor de Deus; adorando o Senhor e também bendizendo as pessoas; não mais sendo um canal para transmitir palavras torpes, sujas, imundas. De onde virão os frutos? Do seu coração. Não é lugar para os prazeres do pecado. Veja Paulo e Silas presos em Filipos. Foram espancados, maltratados, algemados injustamente. Mas o que fizeram durante aquela noite na prisão? Cantavam louvores ao seu Deus e oravam. Isso é fruto de justiça para a glória e louvor de Deus. Foram bem sucedidos? Paulo e Silas prosperaram? Sim, naquela mesma noite houve o terremoto sacudindo a prisão, abrindo as celas, libertando, e como resultado, o carcereiro e sua família foram salvos.
         Aquele que produz fruto para a glória de Deus será bem sucedido porquanto usará o seu lar para a glória de Deus. Ele vai amar a sua esposa em obediência ao Senhor; ela será submissa ao seu marido, porque é primeiramente submissa ao Senhor. Vai conduzir seus filhos nos retos caminhos do Grande Deus; sua casa será usada como um lugar de hospitalidade, pois ele já reconheceu que nada é seu, e usa o que tem para servir, especialmente aos domésticos da fé. Será uma pessoa ativa em sua igreja, zelosa, servindo ali procurando o bem da causa de Deus. Será alguém justo no seu viver., cumpridor de suas obrigações, que a ninguém vai dever qualquer coisa, a não ser o amor de Cristo.
         Esse é o viver do justo! Esse é aquele que está produzindo fruto para a glória e o louvor de Deus. Tal pessoa, em tudo o quanto fizer será bem sucedido. Tem mais uma lição notável a respeito do fruto, é que somente no fruto tem a semente. Enquanto não tiver fruto, como obterá a semente? Você descasca a laranja e corta-a para tirar dele o suco, e o que estará ali junto com o suco? A semente! A semente vai ser plantada e nascerá novas árvores para produzirem frutos semelhantes.
         Crentes amados, vocês estão produzindo fruto para a glória de Deus? Então há sementes. Através de sua vida Deus fará nascer novas árvores que também darão fruto. Crentes amados, o que importa para Deus em suas vidas? É o fruto! O Grande Deus quer fruto nas árvores que Ele plantou. Ele está trabalhando em sua vida; regando a sua vida; disciplinando; podando. Tem muitas coisas que está ocorrendo em sua vida, coisas que você não gostaria de enfrentá-las.
         Mas é fato que sua vida, meu irmão, é especial para o Senhor. Ele está tirando da árvore todo galho seco, galho que não produz nada, mas qual o propósito? É para que haja somente galhos que deem frutos. Ele quer que sua vida seja inteiramente para a glória Dele. Ele quer que você dê fruto. O fruto glorifica a Deus e traz bênçãos para o mundo. Tem alguma coisa em sua vida que você não entregou ao Senhor? Tem algum pecado escondido, sem confissão? Pecado que você está encobrindo e não o leva a Deus em arrependimento e atitude de abandono? É você que força viver a vida cristã? É você agindo na energia da carne? Tem um tempo em que você é firme, outro tempo não é. Você sabe que sua vida, note bem, seu viver não tem sido para a glória e o louvor do Senhor?  Por que hoje não consagrar tudo ao Senhor para que Ele conduza sua vida?
         Amado irmão em Cristo, o que o Senhor requer de seus filhos? Somente submissão. Deixe que Ele tome o volante de sua vida e dirija-a. Você já é um salvo? É uma árvore plantada por Ele? Aleluia! Então há de produzir fruto. Mas enquanto você estiver entristecendo o Espírito Santo em suas atitudes, é lógico que Ele não vai agir em seu viver. Você tem usado os seus pés para a glória de Deus? Você tem usado suas mãos para a glória Dele? E sua boca, tem sido instrumento de ira, maledicência, palavras torpes, difamação? Ou tem sido usada para o louvor ao Senhor? Se você não é salvo por Cristo, o Senhor quer lhe salvar, perdoar-lhe e purificar de todos os seus pecados, fazendo de você uma nova criatura. Se você é um crente caído, a graça de Deus é capaz de levantar-lhe e restaurar-lhe. Ele é longânimo e compassivo; seus recursos são de misericórdia infinita. Ele é fiel e justo e jamais deixará de ser.


Nenhum comentário: