sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DEUS – O VERDADEIRO DESCANSO DA ALMA (3)



"Aquietai-vos, e sabei  que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra"  (Salmo 46:1)
         Amigo leitor, comecei ontem a pregar sobre o assunto: "Por que aquietar"? Frisei que o medo leva a cada ser humano a um conflito de terror no íntimo, causado pelo afastamento de Deus. Hoje, quero falar sobre o poder do pecado no coração, como o mais terrível poder que leva o pecador a inquietar-se. O próprio pecado cria orgulho, soberba no coração, para que o próprio pecador não pense que ele seja tão pecador assim, ou mesmo que o pecado não seja algo tão grave assim.
         Mas, qual é o poder que leva o homem a viver neste mundo marginalizado pelo pecado, escravizado, dominado pelo medo, sem certeza do que virá na eternidade? O pecado. E não há outro meio de saber a respeito desta verdade, senão por meio da palavra de Deus. O mundo não pode ensinar sobre este mistério, porque seria loucura para o coração maligno do pecador. Pelo contrário, o homem lutará e esforçará sobremaneira para afirmar que o homem não é aquilo que a bíblia diz, Deus será tachado de mentiroso, e a Sua palavra será considerada infiel, e indigna de confiança. Farão com que os pensamentos e os ensinos dos homens sejam dignos de crédito, mesmo que seja apenas teoria.
         Especialmente quando vai chegando o final dos tempos, vai aumentando ainda mais o conceito que o homem é mais importante do que o próprio Deus. Levanta aquela perigosa filosofia de que o homem em si é um deus, ou mesmo que ele tem um grande universo dentro de si mesmo. Basicamente, a maioria das religiões tem seus cultos baseando nesse conceito maligno. Nesse caso, a bíblia tem que ficar de fora, para dar lugar à músicas, como se fossem relaxantes, a fim de que as pessoas sintam bem ali. A doutrina bíblica do pecado e da depravação humana deve ficar do lado de fora. Nada de pregação que fale da malignidade do homem, de seu distanciamento de Deus; de sua incapacidade de chegar-se a Ele por si mesmo.
         Tudo isso tende a humilhar o ser humano, e assim eles não vão querer saber de ir à igreja. É isso o que ocorre hoje no mundo que se chama evangélico. Há uma luta contra qualquer ortodoxia no que se refere às doutrinas santas e puras da palavra eterna do Deus vivo e verdadeiro, e quem toma uma firme posição ao lado da verdade, é taxado de radical, isto é de alguém que não quer colaborar e trabalhar pela unidade daquilo que eles chamam de evangelho.
         Amigo leitor, Deus requer que seus obreiros sejam fieis! Ele não pediu que agradássemos aos homens, mas tão somente a Ele, pois é Ele mesmo quem tem a função de salvar o pecador. A ordem bíblica é esta: "pregue a palavra". Mas o que a bíblia faz? Ela denuncia o pecado; ela mostra esse grande mau que invadiu a criação de Deus; esse inimigo mortal, que entrou para manchar as perfeições daquilo que o Deus vivo fez para sua glória. Cremos que a bíblia é a infalível e inerrante palavra eterna do Deus vivo, desse que é chamado de Santo que não tolera o mal, então, logicamente a palavra eterna há de atacar o pecado de todos os lados, e eis aí a razão porque o livro santo é alvo de constantes perseguições por parte do diabo, usando os homens no objetivo de impedir o avanço da palavra de Deus.
         Ela é o terror para o reino de Satanás; ela tem um cheiro de morte para quem está andando no pecado e vive a se esconder de Deus, mas é como se fosse um perfume de vida para aquele que deseja andar em obediência a Deus.(41) Mas, amigo ouvinte, os homens devem ficar sabendo desse poder atroz que habita no coração de cada pessoa. Se não houver informação Fiel, como ficarão sabendo dessa verdade? Não tem um inimigo maior do que o pecado no coração, porquanto toda tragédia, tudo aquilo que destrói a raça, é proveniente do pecado. É um verdadeiro inimigo, e onde ele se encontra? no coração de cada ser humano.
         Quero convidar o amigo para escutar tal verdade. O pecado não somente é o ópio aqui, trazendo miséria e destruição em todas as direções, como, muito mais é um perigo eterno. Porque tem o lago de fogo? Por que tanto a bíblia fala do sofrimento eterno? Por causa justamente do ódio eterno do Santo Deus contra o pecado. Amigo, eu sei que o Deus de toda compaixão pode lhe conceder a graça de poder ouvir a respeito desse ensino que fere tanto o nosso orgulho. Mas é mister que teus ouvidos ouçam a linguagem do Espírito Santo. Vê o mal que o pecado faz no íntimo do pecador, gerando conflitos, perturbações, maldade, miséria. Não há solução aqui.
         Quantos tem procurado psiquiatras para tentar solucionar seus problemas, e eles jamais irão até a raiz do mal. O que acontece é que vão criar mais problemas, porque não se pode tratar a respeito dos males do pecado fora da bíblia. Prezado amigo, o pecado no íntimo cria a chamada culpa do pecado, gerando inquietação. E se não for tratado diretamente com o médico da alma, quem poderá resolver o problema do pecador? Tu queres ver a realidade da tragédia do pecado? Faz uma visita até o Cemitério. Não há cidade no mundo, por mais progressiva que seja; por mais rica que for, onde não haja a Cohab dos mortos. Alí é a prova do terrível salário do pecado. Preço muito alto, e quem pode tornar esse quadro diferente? Tem alguma ciência capaz de anular o mal trazido pelo pecado?
         Pergunta, meu amigo, às gerações que se foram, e contempla a atual geração, pergunto onde estará dentro de cinquenta anos? Prezado ouvinte, estou te conduzindo dentro da verdade bíblica, para que tu saibas que este mundo é o que é, o império do mal, fadado ao fogo. É esse o quadro desolador apresentado nesse salmo 46. E tudo ocasionado pelo pecado. E como Deus te chama? Será que Ele te trata como se tu fosses alguém diferente, marginalizado, vítima sem culpa? Não! Todos pecaram, e a drástica situação que pode ser presenciada, é resultado de nossa própria culpa. Se tu achas que nada tem de errado em ti, é porque tu ainda não vistes a realidade das coisas diante da luz bíblica; e o próprio pecado te engana, te conduzindo numa falsa paz.
         Enfim, uma vez que tu já sabes bem onde está a raiz de todo mal; que está no coração do pecador, e não na sociedade, resta agora ao homem sentir-se mal. É o que a Bíblia manda o homem fazer: Sentir-se mal. Hoje as pessoas estão procurando uma igreja para sentir-se bem, mas Deus ordena ao pecador que Ele chore, lastime as suas culpas; jogue fora o seu riso dando lugar à tristeza; caindo aos pés do Senhor, o qual tem prazer em estender seu cetro de misericórdia para a alma humilhada. Afinal, como tu podes te sentir realizado, quando Deus te chama de um condenado? Não tentes mudar o que está escrito, pois acarretará em maior prejuízo. Deus não autoriza ao homem manipular Sua Bendita Palavra, porque a sua palavra é palavra pura.
         Outrossim, é importante que tu não jogues a culpa de teus pecados sobre o diabo nem tampouco sobre os demônios, como muitos estão fazendo. Eles estão marcados para o fogo Eterno, e não haverá, jamais, salvação para eles. Amigo, Deus focaliza a palavra da verdade diretamente ao teu coração, mostrando que o mal reside ali, jogando fora todas as tuas desculpas, e te mostrando que tu não tens como escapar; que tu estás completamente encurralado, e que a única esperança é olhar para o alto, para a divina misericórdia que se renova cada manhã.
         Meu amigo, pensa bem, o que tu podes esperar daqui deste mundo que está debaixo de maldição? O que tu podes esperar de homens, mesmo os mais sábios, ou mais proeminentes que existem no mundo político? Eles são apenas escravos do mal. O Deus que te dá chuva, sol, saúde, alimento, roupa, inteligência, e o único que tem soberano poder para te deixar com vida ou para te matar, é esse Deus quem está falando neste salmo 46 verso 10: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus". Ele não é "deus fantasia" inventado pelos homens modernos. Este que fala, é o Deus de toda glória, de toda majestade, de todo poder; adorado pelos anjos e pelos remidos; temido pelos demônios; horror para o diabo com todas as suas hostes. É Ele quem se dirige ao pecador, porque Ele providenciou salvação eterna para indignos pecadores como nós.
         Esta notícia deveria encher teu coração gloriosa esperança, meu amigo, porque esse Deus Todo-Poderoso, o qual tem a tua vida em suas mãos de misericórdia, está falando, falando, e será que tu não queres ouvi-lo? Será que esse Deus já tem feito com que teu coração fique entregue à total rebeldia? Lembra amigo, que até o arrependimento vem de Deus. Nada pode se esperar do coração depravado do homem. Para tratar com o terrível e indomável poder que subjuga o coração do pecador, somente o sangue vertido na cruz pode cobrir tuas culpas.
         E este Deus conquistou poderoso e eficaz tratamento para te trazer paz eterna e tranquilizar para sempre tua alma que está em inimizade com Deus. Pede a Ele que te salve; pede a Ele que apague as tuas muitas culpas; pede a Ele que retire as tuas imundícies que tanto ofende ao Deus santo, e que te castigarão merecidamente no fogo eterno. Olha a misericórdia Dele neste verso lido, dizendo aquietai-vos. O lugar teu diante desse Deus é ao pé da cruz, pois ali é o teu encontro com aquele que é o Bendito Salvador.


Nenhum comentário: