quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O VERDADEIRO ENCONTRO COM DEUS (2)



            "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia". Provérbios 28:13
         Amigo leitor, ao continuar a explicação deste verso de Provérbios 28:13, devo a partir de agora mostrar alguns argumentos que mostram o por que uma pessoa encobre suas transgressões diante de Deus. O primeiro argumento que tenho é que a pessoa encobre as suas transgressões porque lhe falta humilhação. A pessoa é orgulhosa aos olhos de Deus. Há um orgulho que só Deus pode ver, e às vezes a pessoa naturalmente parece ser muito humilde, mas a realidade é que ela está de mãos dadas com os seus pecados ocultos e não quer separar-se deles.
         Prezado amigo, se a humildade perante os homens é uma virtude de imenso valor, tão admirada por todos, quanto mais é valiosa aquela humildade em que o homem desce do lugar onde se posicionou em sua rebelião contra Deus, indo ao pó reconhecendo ser nada mais do que aquilo que Deus fala em Isaías, "menos do que nada." Mas a pessoa que nunca descobre a imundície de seu próprio coração diante de Deus, para que encontre da parte desse Deus misericórdia para lhe livrar do perigo que ameaça a sua alma, imagina que trilha um caminho certo neste mundo. Tal pessoa acha que tem asas suficientes para sobrevoar as alturas celestes e encontrar com Deus.
         Mas amigo, não há outro meio de encontrar com Deus sem que primeiramente o pecador se humilhe debaixo da Potente mão de Deus. O orgulho, mesmo encoberto, é declaração de guerra contra Deus; o orgulho é o homem resistindo a Deus e se submetendo ao diabo. Que não haja em tua vida, meu amigo, aquela disposição de querer continuar vivendo neste mundo achando que está tudo bem, sem que tu tenhas encontrado com o Deus vivo e verdadeiro para obter da parte dele a limpeza de tua alma que está manchada pelo pecado.
         Que tu não sejas achado lutando contra Deus como fez o rei de Babilônia, Nabucodonosor. O Grande Deus afirma que conhece o orgulhoso de longe, e que Ele resiste ao soberbo. Grandes homens de Deus como Davi, Moisés, Daniel e outros se viram aterrorizados diante da magnificente Glória daquele que é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, então, não pensemos que houve mudança em Deus, porquanto Ele é o que Ele é de forma imutável. Afinal, por que o barro vai se gloriar diante do Grande Oleiro? Não fiques a te admirar pensando que tu és alguma coisa; não há em ti poder algum nem sequer para avaliar a grandeza do Todo-Poderoso.
         Meu amigo, o orgulho te conduz nesta vida naquele pensamento que tu podes seguir teu rumo e que Deus não pedirá conta. O orgulho impedirá que tu tenhas um encontro com o Deus vivo na misericórdia Dele; o orgulho apressa teus passos para que tu encares o terrível Juízo que há de vir, e eu pergunto: Tu poderás vencer naquele dia? Além do mais, meu amigo, tu não deves esquecer que tem o Rei dos orgulhosos, e uma vez que tu estás de mãos dadas com ele, esse orgulhoso anjo maligno será teu deus; ele fará muita festa aqui para te promover; vai tornar-te ainda mais vaidoso e suprirá os desejos de teu coração.        Prezado leitor, enquanto tu estiveres assim encobrindo as tuas culpas e te vestindo com os farrapos de tuas desculpas, tu jamais conhecerás o Deus de Amor, e o amor do Grande Deus em Cristo que foi revelado ali no Calvário. Aliás, a própria vaidade do coração leva o homem a pensar que tem muito amor por Deus e que Deus está admirado ao ver um coração tão carregado de tanta humildade assim. Qual é a ordenança bíblica? "Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus." Queres tu conhecer a grandeza de um homem? Tal grandeza é medida pela sua humilhação perante Deus, porquanto o próprio Deus eleva tal pessoa.
         Em segundo lugar, digo e afirmo que uma pessoa que encobre as suas transgressões, além de orgulhoso falta nele o temor, que na realidade é fruto do orgulho do coração. A falta de temor é mostrada em não levar à sério o que Deus diz em Sua Palavra. Como podemos detectar que alguém é verdadeiramente um crente em Cristo? Pelo temor a Deus mostrado em reconhecer que Deus fala pela Palavra escrita. Um exemplo bíblico de um homem cheio de temor foi o rei Josias. Quando aquele homem ouviu a leitura feita no livro de Deuteronômio, e percebeu que Deus iria castigar a nação de Israel por causa de seus pecados, ele rasgou suas vestes em profunda atitude de humilhação e disposição em buscar a Deus para que o Senhor mostrasse misericórdia para com Jerusalém.
         Prezado amigo, que nós saibamos que temor a Deus não é evidenciado por barulho nem gritaria, mas sim por um coração disposto a levar Deus a sério no tocante ao que Ele fala em Sua palavra. A obra do Espírito não é ficar soprando em Ribeirão Preto ou em qualquer lugar do Brasil ou do mundo. A ordem de Deus é a pregação de Sua Bendita e Eterna Palavra, porque é nessa tarefa que o Espírito de Deus realiza a Sua obra gloriosa, e se o povo de Ribeirão Preto não ouve a Palavra de Deus para se arrepender e se converter a Cristo deixando seus pecados para obter o perdão mediante o Sangue purificador, é certo que nada mais se pode fazer pelo povo.
         Prezado leitor, só existe avivamento quando o povo está voltado para ouvir com temor e tremor a palavra de Deus, do contrário quem está agindo é Satanás; é o Príncipe das trevas quem está soprando e o povo continuará dormindo ainda mais o sono gostoso do pecado.(65) Não devemos ignorar os ardís de Satanás que com astúcia quer levar os homens a sentirem bem. O temor a Deus é o homem reconhecendo os seus pecados, e não somente isso, é também o homem reconhecendo que é corrupto no coração e totalmente voltado para amar e servir ao pecado como escravo, porquanto o próprio Senhor Jesus afirma em Sua palavra que aquele que comete pecado é escravo do pecado (João 8:34).
         O temor a Deus é sinal que o Espírito Santo deu a pessoa capacidade para ouvir a voz de Deus pela Palavra escrita; o temor a Deus leva o pecador a buscar com desespero uma solução eterna em Cristo para sanar de uma vez por todas com seus pecados. O temor a Deus vai levar o homem a reconhecer a suficiência de Cristo, que pelo Seu sangue remidor pode apagar toda culpa do pecado e reconciliar o perdido pecador com Deus. O temor a Deus vai levar o homem a viver dia após dia em obediência a Cristo neste mundo, com o homem disposto a seguir a Cristo no caminho estreito até o dia final.

Nenhum comentário: