terça-feira, 28 de agosto de 2012

OS TRÊS TIPOS DE PECADORES (12 de 12)



"Os néscios são mortos por seu desvio; aos loucos a sua impressão de bem- estar os leva a perdição"( Provérbios 1:32)
         Amigo leitor, sei que a passagem em Provérbios tem muito mais lições preciosas para os corações famintos em conhecer as riquezas celestiais que Deus tem. É Deus quem está falando, e quem sou eu para penetrar no insondável coração daquele que é infinito em poder e sabedoria?  Hoje encerro meus argumentos em torno desse admirável verso onde podemos perceber que Deus tem uma terrível advertência para aqueles que estão atravessando este Vale de tristeza e dor, mas que estão ignorando os perigos terríveis para as suas almas.
         Estão agindo como néscios ou como loucos, conforme o próprio texto diz. Estão passando esta vida tão curta, simplesmente ignorando os avisos solenes de Deus; desprezando os sentimentos de um Deus que se revela em sua palavra, apresentando o que há de acontecer para aqueles que persistirem no caminho largo; ignorando a provisão misericordiosa desse grande Deus ali na cruz do Calvário para salvar pecadores que se humilham e querem Dele seu perdão e salvação. Que Grande é esse Deus!
         Mas, dentre os loucos, tem também aqueles que estão confiantes em suas obras. Estão construindo a Babel cujo tope possa alcançar o lar celeste. Fazem muito sacrifício para cobrir a nudez da alma, como Adão e Eva se apresentaram diante de Deus cobertos com folhas de figueira. Quero apresentar aqui algumas obras que os homens praticam, e que eles nem percebem que apenas estão tornando seus corações ainda mais vaidosos e obstinados contra Deus.
         Ó meu amigo, ao tentar fazer mais e mais obras diante de Deus, tu apenas estás saindo do lugar onde Deus quer falar com o pecador. O lugar do pecador é no pó, quem sabe ali Deus há de usar de compaixão! Ali no lugar de frágil vaso de barro, quem sabe, o Oleiro tomará os cacos ressequidos e fará um vaso para a honra Dele! Ó alma, por que tentar te erguer? É um esforço inútil! Mas quando tu realizas tuas obras, tu estás te elevando a um lugar onde tu jamais poderás atingir. Tu queres sair por ti mesmo da posição tão humilhante onde o pecado te colocou? Não fiques a imaginar que Deus está impressionado com teus feitos! Talvez tu tenhas feito muitas penitências por meio de orações, jejuns, e até tens subjugado teu corpo colocando-o numa situação de sacrifício para ver se alcanças a honrosa posição de habitante do Lar celeste. Tudo isso é apenas lixo, e nada tem de valor diante daquele que considera as justiças humanas como trapo. Tem uma penitência que agrada a Deus, mas, é a alma que sofre no íntimo os seus pecados, e sabe que está condenada; sabe que nada merece, senão o inferno; sabe que tudo o que a bíblia fala contra ela é pura verdade.
         O Penitente que atrai a atenção de Deus é aquele que como o Salmista Davi diz: "Tem misericórdia de mim, ó Deus; limpa-me, purifica-me dos meus pecados!" Deus procura pecadores, almas que não aguentam mais carregar o peso atroz do pecado. Almas assim, nada podem fazer senão ficar no pó e clamar misericórdia. Mas, é terrível como a vaidade humana tem sobrepujado as alturas nestes nossos dias, e aí vão os homens achando que podem fabricar asas para voar.
         Ainda mais, digo ao amigo leitor que tuas ofertas e dízimo de nada valem para conquistar um lugar na companhia daquele que é Santo, e nem mesmo o dinheiro poderá comprar favores de Deus. É puramente loucura imaginar que Deus tem um supermercado lá no céus, cheio de bênçãos, e que ele está mandando tais bênçãos para aqueles que mais dão de seu dinheiro, de suas ofertas, etc. Ó meu amigo, por acaso as relíquias deste mundo poderão encher os olhos daquele que é dono absoluto do céu e da terra? Dele é a prata, e dele é o ouro.
         Vê meu amigo, que por detrás do deus mamon está Satanás querendo ser adorado e reverenciado. Ele ofereceu o mundo para o próprio Filho do Deus vivo, somente com o intuito de receber adoração. Enveredar por esse caminho enganoso, é ser chamado por Deus de louco. Mas venho trazer ao amigo a sabedoria de Deus. Por que desprezá-la? Venho apontar o caminho para cima, o caminho que Deus preparou e que somente os remidos podem andar por esse caminho, porque é o caminho que conduz para a vida e são poucos os que estão nesse caminho.
         Para aqueles que descem pelo largo e fácil caminho da perdição, andar no caminho que Deus preparou é ser louco. Para os Judeus Paulo deixar o caminho religioso que antes trilhava e passar a trilhar o caminho dos peregrinos e forasteiros que buscam a cidade melhor, foi puramente loucura. Onde começa o Caminho dos verdadeiros sábios que para o mundo não passam de loucos? Esse caminho começa com a queda do homem. Meu amigo, o começo da felicidade do homem está em sua queda; está em seu temor a Deus.
         Vê meu amigo, o que o Filho do Deus vivo fez! Parece loucura, mas Ele deixou o lugar de Glória ao lado do Pai e veio aqui para enfrentar a terrível morte de cruz a fim de abrir caminho para que seu povo pudesse andar rumo ao lar celeste. A porta de entrada é a cruz, e é ali que o pecador é aceito na presença de Deus; é ali que teus muitos pecados serão apagados pelo poder remidor que há no sangue do Cordeiro. Todos os pecadores arrependidos podem achar o favor de Deus, porque Cristo veio ao mundo para buscar pecadores assim.
         Ó meu amigo, tem um amigo Fiel e glorioso, que além de te salvar, afirma ser Ele o Pastor que vai te guiar até a morte. Porque Seguir o ladrão mercenário que não quer outra coisa, senão o teu mal?  Vem, meu amigo, no final da estrada estreita, ao atravessar o rio da morte, tu poderás ver multidão que já está lá na cidade celeste a te esperar. É loucura tua  trilhar uma vereda tão perigosa somente porque te agrada, sem saber o que te espera lá no fim. Agora mesmo tem um Salvador Bendito que te espera e te abraça.

Nenhum comentário: