domingo, 19 de agosto de 2012

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (2)



"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho os ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores ". Salmo 1

         Em nosso estudo de hoje, com a graça do Senhor, estaremos focalizando, ainda no verso l, a respeito do justo, a sua atitude em relação ao mundo. Ontem vimos que o justo é uma pessoa bem-aventurada, feliz, e ele é assim através da gloriosa obra da salvação. É uma pessoa salva, alguém feita por Deus em nova criatura. Ela não depende de circunstâncias para ser feliz; não procura criar situações a fim de se sentir feliz; não depende de certos ambientes que trazem certa atmosfera de alegria e prazer como se fossem drogas; a pessoa salva por Cristo; aquele a quem Deus fez justo por obra do Espírito Santo, é uma pessoa feliz, realizada, satisfeita.
         É algo normal em sua vida. Ele já compreendeu a grandeza do amor de Deus por ele; que foi tirado das trevas para a luz. Era um escravo, mas agora está livre. É um miserável que através de Cristo tornou-se objeto do sublime amor de Deus. É alguém que não tem onde se gloriar, senão na cruz de Cristo. Qual é o viver de tal pessoa? Qual é o seu padrão de vida? Se é uma pessoa feliz, então não precisa buscar felicidade; se é uma pessoa a quem o Senhor  Deus tornou rica, completamente rica em Cristo, herdeira dos céus, ;então não precisa procurar mais riquezas, especialmente neste mundo, vale de dor e de tristeza. Ele tem um padrão de vida; um comportamento; e tudo é baseado naquilo que ele é interiormente.
         Veja, então no verso 1 que a pessoa bem-aventurada, já viu o mundo, o comportamento do mundo, o sistema do mundo, e qual foi a atitude dele em relação ao mundo? Ele rejeitou. Nota o que diz o verso 1. O mundo é apresentado aqui nesse verso. Tem três tipos de pessoas: os ímpios, os pecadores e os escarnecedores. Quem são os ímpios? São os homens em geral, longe do Deus vivo, vivendo como querem, sentindo-se bem em seus pecados. Quem são os pecadores? Nesse caso, pecadores trata-se de uma forma mais avançada do homem em seus pecados. Quem são os escarnecedores? São os que estão vivendo no mais profundo lamaçal do pecado.
         Amigo, continue com a sua atenção voltada para esse verso tão impressionante, e note ali como está apresentado, na realidade, o curso deste mundo tenebroso, onde os homens ainda não salvos estão a serviço de Satanás. É o caminho largo que conduz à perdição eterna; milhares estão nesse lugar, participando, gostando, tendo prazer, deleitando-se ali, alimentando do salário oferecido pelo príncipe das trevas. Nem todos estão fazendo as mesmas coisas, mas todos contribuem para o sucesso dos objetivos de Satanás em tornar-se igual a Deus. O mundo é como se fosse uma imensa escola onde Satanás convida os seus para participarem e se graduarem em todo ramo de iniquidade.
         É uma escola que tem o primeiro, o segundo e o terceiro grau. O primeiro grau é o conselho dos ímpios; o segundo é o caminho dos pecadores, e o terceiro grau é a roda dos escarnecedores. Todos começam no primeiro grau, mas na realidade é a  porta de acesso ao mundo. Satanás tem seus súditos à seu serviço, para orientarem e conduzirem as almas dentro de seus planos. São os ímpios. Vão negar a palavra de Deus. Vão até usar a Bíblia, mas vão negar a sua autoridade na vida; vão mudar a verdade de Deus em mentira. Vão sempre apontar a direção errada aos homens. Vão dizer que toda religião é boa, desde que fale de Deus, e os homens não veem em nada disso as artimanhas de Satanás.
         Qual é o propósito supremo do príncipe das trevas através do conselho dos ímpios? É desviar os pobres pecadores, para que não tomem o caminho da cruz de Cristo e ali alcancem o perdão de seus pecados. O mundo é assim, e será assim. Ali está uma senhora que enfrenta problema em seu lar, com seu marido, e está a ponto de haver separação. Satanás tem aqueles que vão aconselhar a pessoa a tomar o caminho justamente errado.  Satanás, através do conselho dos ímpios desvirtua tudo, procurando arrumar um caminho parecido com o caminho certo; arrumará um evangelho parecidíssimo com o verdadeiro evangelho, mas não é senão um falso evangelho. Não faltará ideias novas, atraentes, provenientes do império das trevas para atrair as multidões. Não faltará aqueles que vão ser instrumentos de Satanás para manter os pecadores nas trevas sem conhecer o perdão que há em Cristo e a purificação de seus pecados.
         Mas aquele que é justo, bem-aventurado, feliz em Cristo, rejeitará  tal conselho dos ímpios. Seu padrão de vida está na palavra de Deus. A Bíblia fala a respeito de Abraão, um homem feliz, bem-aventurado. Ele rejeitou uma boa proposta do rei de Sodoma de torná-lo rico. Abraão lhe disse: "Juro que nada quero de ti, para que não digas que enriqueci a Abraão". Que oportunidade teve Moisés  neste mundo! Ele poderia tornar-se um dos mais célebres dos Faraós, mas conforme as Sagradas Escrituras, Moisés rejeitou toda fama, toda riqueza do Egito, simplesmente porque via já o galardão no céu.
         Quantos crentes, pelo menos com o nome de crentes, estão desonrando a sua posição para seguirem o conselho dos ímpios! Não querem pagar o preço da santificação diária! Não querem prestar obediência a verdade já revelada. O caminho deste mundo é um caminho fácil, sem responsabilidade com Deus.
         O verdadeiro salvo por Cristo não quer tal caminho porque já viu que o caminho apresentado nas Escrituras é incomparavelmente melhor. Ele é um cidadão do céu; seu nome já foi arrolado lá nos registros celestiais; ele é apenas alguém que se encontra passando por este vale; é um peregrino, um forasteiro neste mundo; já viu o destino deste reino de trevas; já viu que todas as vantagens do mundo são desvantagens; que toda a aparência deste mundo passa. Que tudo o que agrada as paixões dos olhos, da carne, e traz ambições para o orgulho, está tudo armazenado para o fogo. Não está alicerçado em nada das promessas de melhora deste mundo.
         Oh!  Quantos estão sendo levados correnteza abaixo  pelo conselho dos ímpios! Não tem aberto o coração  para o Espírito Santo ; continuam rebeldes contra o Consolador; rejeitam a autoridade da Bíblia porque preferem continuar seguindo as tradições dos homens;  querem agradar as pessoas; querem agradar a si próprio. As consequências virão. Meu amigo, as suas iniquidades vão lhe perseguir. É impossível viver em seus pecados sem sofrer as consequências do pecado. O Senhor Jesus veio ao mundo buscar e salvar o perdido; neste momento o Santo Consolador, o Espírito do Deus vivo, está querendo esclarecer no seu coração a verdade da salvação. Ouça o conselho do Senhor; abandone já seu caminho de trevas; corra para Jesus, o Filho Eterno para ser salvo; peça  a Ele para ser o seu Salvador; para perdoá-lo de todas as suas iniquidades e fazer de você nova criatura.



Nenhum comentário: