domingo, 19 de agosto de 2012


DEBAIXO DA IRA OU DEBAIXO DO AMOR DE DEUS (7)

Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho, não verá a vida, mas sobre Ele permanece a ira de Deus”. João 3:36
7-)
Amigo, o texto que temos diante de nós explica claramente que a pessoa que tem a vida eterna é aquela pessoa que um dia creu no Filho Eterno do Deus vivo. Aquele que um dia creu é chamado pelo Espírito Santo de “aquele que crê”, o crente. Estou tentando realçar esse assunto a respeito da fé verdadeira. Já expliquei para os ouvintes nas mensagens anteriores, que a genuína fé é o resultado do arrependimento. Aquele que hoje tem a vida eterna, o nascido de novo, um dia foi levado pelo poder de Deus a ficar convicto de suas culpas, e a confiar no Salvador Bendito. Não existe outro meio.
  Mas, vamos adiante em nosso comentário a respeito da fé. O pecador é levado a Cristo pelo exercício do Espírito Santo em seu coração operando a fé salvadora. Mas a fé genuína só tem uma base, é a palavra. A verdadeira fé não se estriba em meros argumentos dos homens. Eu sei que há milhares de pregadores expondo seus argumentos falsos, pregando a mentira, deturpando a palavra, mercadejando com as Escrituras. Assim como no Antigo Testamento houve falsos profetas, agora, nos últimos dias, vão  surgir o que mesmo? Falsos mestres. É o que testifica o Espírito Santo na segunda carta de Pedro. Mas isso não abala a verdade jamais! Ninguém pode contra a verdade. A verdade está patente.
  Dois homens estavam olhando de longe para um lugar que parecia uma poça d’água. Um disse: “Aquilo é água”. O outro disse: “Não é água, é areia, eu já estive ali, de longe dá impressão de ser água, mas é areia”. O outro teimosamente disse: “Não é areia, é água”. O outro calmamente disse: “Vamos lá, pois eu quero provar que aquilo é areia”. O outro rapidamente disse: “Então vamos, eu quero provar que aquilo é água”. Os dois foram ao local para resolver a discussão. O que estava com a verdade disse: “Está vendo como é areia”? O teimoso disse-lhe: “Eu não lhe falei que era água?”. O outro, para resolver a situação de uma vez, abaixou-se, pegando um punhado de areia, e jogou no seu amigo teimoso. O outro esquivou-se, e gritou: “Cuidado, você está me molhando!”.
  Não adianta tentar encobrir a  verdade. A verdade foi, é, e será verdade para sempre. As Escrituras Sagradas são a Palavra da verdade. É o Deus que não pode mentir quem prometeu. Somente a verdade pode libertar o pecador. Em João 8:34, o Senhor Jesus afirmou: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. A fé operada no coração do pecador pelo Espírito Santo, só pode se apoiar nas Escrituras. A fé proveniente de Deus vai obedecer a orientação da Palavra de Deus. “Quem é de Deus ouve a Palavra de Deus” (João 8:7). Vemos essa expressão repetidas vezes no livro de Apocalipse: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Todos têm ouvidos para ouvir.
  Mas a palavra ouvir, significa capacidade para detectar a verdade e obedecer a Palavra. Quantos ouvem a palavra ouvir, significa capacidade para detectar a verdade e obedecer a palavra. Quantos ouvem a palavra, mas saem dali do mesmo jeito! Não aconteceu mudança alguma. Por quê? A pessoa chegou a ouvir, mas não chegou ao coração do pecador, e ele continuará endurecido. A palavra de Deus é o para o pecador arrependido e dirigido pelo Espírito Santo, o que a comida é para o faminto; atrai o pecador convertido como o ferro é atraído pelo imã. É para o pecador convertido o que o leite materno é para o recém-nascido.
  O pecador que prefere continuar em seus caminhos de trevas, preferindo a mentira do que a verdade, vai ouvir os conselhos dos ímpios, vai assentar na roda dos escarnecedores; vai preferir o caminho largo porque a multidão está ali.
  Ó meu amigo, se você está sendo levado hoje ao Salvador Bendito, então a palavra da verdade será uma doce sinfonia para sua alma. O Espírito Santo está abrindo seus olhos que estavam cegados pelo príncipe das trevas. É uma ovelha que está ouvindo a voz do glorioso pastor. É como a noiva que no altar vai ao encontro do noivo amado. O pecador que anseia a salvação. Quer a verdade, e a palavra da verdade é como água cristalina. Ele está sedento, está querendo saciar a sua intensa sede espiritual. A palavra da verdade para o pecador que anseia a salvação, é como um tesouro achado por um mendigo. É quando ele ouve a palavra da verdade e crê que ele é selado pelo Espírito Santo (Efésios 1:13).
Os crentes de Tessalônica, conforme o relato do apóstolo Paulo no cap. 1 na sua primeira carta àquela igreja, receberam a palavra de Deus no meio de muita tribulação, com alegria do Espírito. O pecador arrependido e desejoso de ser salvo não vai querer elogiar o homem, elevar o homem. Ó meu amigo, qual é a sua atitude com relação à verdade bendita? O Senhor Jesus, falando a respeito do Espírito Santo, declarou que Ele é o Espírito da verdade, e que Ele é aquele que guia o pecador em toda a verdade.
  Então, se você está submetido à uma falsa doutrina, ainda está na dúvida, sem saber se é salvo ou não é, sem a convicção que seus pecados foram perdoados totalmente, então, a verdade a seu respeito já é definida: Está separado do Deus vivo por causa do pecado; está nas trevas do pecado, seguindo o curso deste mundo. Não importa se tem muito pecado ou se tem pouco; não importa se tem vício ou não tem, está separado do Deus vivo; é uma ovelha extraviada, seguindo o seu próprio caminho, vivendo segundo o padrão do mundo; agradando a carne e os pensamentos e já está definido o seu destino, pois é, por natureza filho da ira.
  Ó meu amigo, permita que o Espírito Santo, o divino agente, permita que Ele abra seus olhos para enxergar a verdade do Evangelho. Você tem a Bíblia em sua casa; você a lê todo dia, mas é impossível para você discernir a verdade. Seus olhos físicos só podem enxergar as letras! Os seus olhos verdadeiros, os olhos da alma; os olhos do coração estão cegados, e sabe quem foi que os cegou? Satanás! O relato em II Coríntios 4:4 é que “o deus deste século cegou os olhos do entendimento”. Por qual motivo? Simplesmente para que a luz do evangelho da glória de Cristo não seja vista.
  Você vai entender tudo o que há de respeito ao reino das trevas; tudo o que refere-se a mentira. Dará ouvidos aos falsos profetas, seguirá facilmente as doutrinas de demônios; estará pronto a fazer o maior sacrifício para granjear a salvação; dará ouvidos aos ensinamentos que agradam e satisfazem as paixões da carne. Satanás é capaz de tornar você a pessoa mais religiosa que existe. Ah, meu amigo! Satanás é o pai da mentira! Ele não quer lhe perder. Foi ele quem preparou o caminho largo que conduz à perdição. É o caminho mais fácil e atraente, e é para baixo e sabe qual é o final desse caminho? A Morte Eterna! Nesse caminho largo Satanás tem tudo para lhe oferecer e ele sabe qual a melhor isca que ele deve usar para lhe manter preso. Está indo à passos largos para o matadouro.
  Não pense que os homens querem o seu bem-estar eterno! Eles serão instrumentos usados por Satanás para lhe manter cego, nas trevas. O grande Deus, o Deus de toda a misericórdia, o Glorioso Senhor, somente o grande Deus pode agora lhe salvar. Ele almeja salvar! Ele está a inteira disposição do pecador que se arrepende. Ele já preparou tudo através do seu Filho Bendito. O sangue já foi vertido. O preço já foi pago. A redenção já foi consumada! É tudo de graça! Deus não pede nada de você! Nada de seus favores. Salvação eterna, de graça! Glória ao Senhor! Rendam glória ao Senhor! Hoje a noite o Filho Eterno do Deus vivo pode lhe salvar.

Nenhum comentário: