domingo, 12 de agosto de 2012

DEBAIXO DO AMOR DE DEUS OU DEBAIXO DA IRA DE DEUS (1)



"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16.

         Amigo leitor, estou certo que você conhece este verso tão maravilhoso. É provável que você não chegou ainda à compreensão da verdade divina revelada pelo Espírito Santo. Mais uma vez é Deus revelando a sua grandeza, a sua misericórdia para o pecador perdido. Amigo ouvinte, neste verso vemos a gravidade da situação do pecador. Sua perdição, sua distância imensurável de Deus. Mas vemos aqui a resposta divina no seu amor através do seu precioso filho.
         Meu amigo, a verdade revelada vai te humilhar, mas quando o Espírito Santo quer levar alguém à uma situação tal, é para que o pecador possa reconhecer a grandeza da soberania divina e a supremacia da redenção feita na cruz do Calvário. Nestes dias terríveis quando o orgulho tem manifestado em grande forma, é mister que o homem saiba que a Bíblia apresenta o amor de Deus, e não o amor do homem. O pobre pecador está enquadrado na palavra mundo. Nesta palavra está imbuído tudo o que é de mais horroroso no pecador.
         A palavra mundo mostra o estado de completo desamparo do homem. Na palavra amor vemos a provisão perfeita de Deus para o homem perdido escapar da justa ira divina. Meu desejo é que este estudo venha lhe esclarecer a verdade gloriosa da salvação eterna que há no filho de Deus. O propósito é que tu sejas salvo uma vez que estiveres ciente de tua condenação e da resposta divina para o pecador. Que o Espírito Santo venha a me usar poderosamente para transmitir com clareza ao teu coração a verdade salvadora.
         Quero pedir ao leitor que fique com a sua Bíblia aberta, examinando atentamente para essa linguagem do Espírito Santo neste verso. A primeira lição que vemos aí é que a salvação do pecador partiu do Deus triuno. No verso vemos Deus o pai, movido pelo seu amor ao perdido pecador, e vemos Deus o Filho sendo a oferta de Deus. Não existe possibilidade de redenção para o homem fora do coração de Deus. Não podemos esperar redenção por parte do homem, pois toda raça está caída no pecado. Meu amigo, o Espírito Santo, o sumo-professor, aquele que veio guiar em toda verdade, Ele deseja exibir a grandeza desse amor de Deus por pecadores perdidos e condenados. A palavra amor no texto, refere-se ao amor Agape, o amor sacrificial. O amor que age porque quer agir assim, sem haver por parte do objeto amado qualquer merecimento. Nesse atributo glorioso do Senhor, vemos ainda o exercício de Sua graça e de Sua misericórdia. Graça é o amor providenciando o meio de trazer a salvação; e misericórdia, é o amor realizando a obra alcançando o miserável, quando ele merecia a condenação.
         Então meu amigo, tu podes ver que a Bíblia fala abundantemente do amor de Deus, mas é o amor demonstrado em graça e misericórdia. Quanto a esse amor revelado do Deus vivo, nós pecadores somos indignos. Simplesmente pelo fato que somos culpados. Não é um amor de pai para filhos; não é um amor assim porque a Bíblia dá-nos o retrato de nossa situação drástica, que por natureza somos filhos da ira, filhos da desobediência. Também não é um amor de um amigo para com amigos, porque as escrituras afirmam que por natureza somos inimigos de Deus (Romanos 5:10).
         Meu amigo, a Bíblia está tratando do amor revelado de Deus para pecadores caídos, condenados em Adão ao lago de fogo; e provamos nossa rebeldia, nossa indiferença, nossa inimizade contra Deus agora no pecado. Meu amigo, examina e vê o que há dentro do teu coração; vê o teu prazer pelo pecado; vê como os teus pés caminham na mentira; vê a inclinação natural para a maldade. Vê a distância que estás no íntimo, separado de Deus. Vê como o coração quer ouvir qualquer coisa, menos a respeito da glória que pertence ao Grande Deus; o coração humano não gosta de ver a sua própria miséria; não quer saber de seu trágico destino que lhe aguarda.
         Meu amigo, não pense que alguma coisa deste mundo tem o poder para mudar o coração maligno do ser humano. O profeta Jeremias afirma que o coração humano é enganoso. Ele se engana pensando que agindo de certa maneira vai ser aceito por Deus. Lendo a Bíblia, fazendo preces, exercitando caridades, cantando, procurando sentir a presença de Deus, fazendo certas confissões. Meu amigo, cuida com o engano de teu próprio coração. A natureza enganosa do homem pode levá-lo a pensar que está bem com Deus. Mas não passa de engano. Meu amigo, o Grande Deus se revelou através da Palavra, e é nesse Livro Santo que o Grande Deus mostra a natureza enganosa, vil e perniciosa do pecado.

Nenhum comentário: