quinta-feira, 16 de agosto de 2012

UMA TÃO GRANDE SALVAÇÃO (18 de 18)



 Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” Hebreus 2:3

Amigo leitor, persistindo no exame desta profunda pergunta registrada pelo Espírito Santo, estou apresentando os passos que o pecador deve tomar para que alcance a tão grande salvação que Deus o Pai preparou, o Filho conquistou na cruz e o Espírito Santo quer levar ao conhecimento do pecador para a salvação de sua alma.
  Por último, quero te falar sobre a necessidade de que tu deves reconhecer os teus pecados. Não deves dizer ao médico da alma que a enfermidade não é grave; tu não deves replicar contra a lei de Deus a qual afirma que a situação do pecador é deprimente vil e miserável. É fato que Satanás vai tentar te desviar da vereda certa; ele, o pai da mentira, ardilosamente, te levará a pensar que o teu maior problema é de ordem física; que tu precisas de mais saúde, ou então, ele vai fazer com que tu penses que tu nada tens; que o pecado está com o teu filho ou filha, ou teu marido, ou esposa; ou teu pai, ou mãe. Tu nunca poderás fitar-te no espelho da lei de Deus e ver a tua situação, assim como Paulo viu a sua própria miséria, e desesperado clamou: “Miserável homem que eu sou, quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7:25).
Meu amigo, cuida em ver a tua situação, pois o “vírus” do pecado afetou o homem em toda a natureza. Cuida em admitir a tua situação, meu amigo, porque não há distinção. Se tu morreres na situação em que tu estás, é fato que o sofrimento eterno te aguarda. Não fujas do médico da alma! Não corras daquele que vê o homem por dentro; não te escondas daquele que busca o teu bem eterno. Ele veio ao mundo salvar o perdido, e enquanto tu não reconheces a tua situação de perdido, o Senhor Jesus não será visto por ti como o Salvador. Não é suficiente que tu vejas a tua própria condição. Não meu amigo, não é o momento de tu pensares que tudo está bem, pois com a culpa do pecado sobre ti, a tua condenação já está definida. Já está condenado (João 3:18). E se tu morreres como um condenado, a tua situação será irremediável.
Vamos meu amigo, pondera sobre a tua situação! Não é hora de negociar com Deus; Deus não aceita as tuas sugestões; Ele não te pede conselhos; Ele está vendo o teu interior, e sabe bem, se tu és alguém limpo pelo sangue, ou és alguém ainda no estado de imundície espiritual. Tudo já foi feito para a redenção do pecador através do Senhor Jesus. Não tem algo mais terrível para o Deus Santo do que contemplar o pecado, mas Ele providenciou o resgate e o perdão através da expiação na cruz. Mas não tem algo mais horroroso do que ajuntar a podridão do pecado com o orgulho e a vaidade. A graça de Deus é estendida para aquele que se humilha, mas é dito que o Senhor resiste ao soberbo. A soberba espiritual é não reconhecer o que é diante de Deus; é não se humilhar para aceitar que merece a condenação imposta pela lei de Deus. Estou assim diante de Deus, é a mesma coisa que um imundo se vestir sem tomar banho.
Meu amigo, estou tentando mais claro possível, pois quão grave é a situação do pecador sem salvação. Cuidado, porque Satanás possui muitas vestes lindas para te cobrir. As vestes da religiosidade externa. Então, o pobre pecador pensa que tudo está bem diante de Deus. Ah! Mas o Senhor não tolera ajuntamento solene com a iniqüidade. O homem ser religioso sem ser salvo, é a mesma coisa de uma ferida que por fora parece estar curada, mas por dentro está piorando a cada dia. O homem verdadeiramente salvo por Cristo é religioso por dentro.
Meu amigo, estou tentando mostrar que nada, nada do que tu tens; ou nada do que tu fazes é válido diante de Deus. Os olhos do Senhor se voltam para o quebrantado de coração. Ele salva o pecador que se encontra assim. O pecador que está vendo quão miserável é a sua condição diante de Deus, vai clamar e será ouvido. Essa é a fé que atrai a graça salvadora. A graça de Deus é como um imã, e a fé que olha para Cristo é como um ferro. O ferro é atraído pelo imã. Então, quando a bíblia diz para crer no Senhor Jesus, ela está indo ao perdido. Tu compreendeste, meu amigo? Estás fechado, para a verdade? Ou estás com todo o teu ser inteiramente aberto? Diante desse fato, tu estás inteirado de tua responsabilidade de converteres a Cristo? Vê que tu vás a Cristo Jesus.
Quero concluir este assunto de hoje, declarando que o teu passo para a tua salvação eterna é pela fé. Uma vez que tu entendeste que a tua situação é tal qual a Palavra de Deus apresenta, pela fé recebe o Salvador Bendito. A fé é a tua sede espiritual para que tu bebas da água viva e assim nunca mais ter sede. A verdadeira fé te direcionará a Cristo. Tu ouvirás a Sua voz através da Palavra e Ele será tudo para ti.
  Estou concluindo esta série de mensagens baseada em Hebreus 2:3, querendo que tu, meu amigo, conheças a salvação eternal que Deus providenciou através de Jesus; procurei mostrar todos os embaraços postos por Satanás no caminho, e enfim, quero que tu conheças o que eu conheci. Nada te falei que eu mesmo não tenha conhecido. Ele me salvou, e se Ele pode salvar um tão grande pecador como eu, é fato que Ele pode te salvar agora. Fiz a luz do Evangelho brilhar diante de ti, procurei te conduzir por uma via iluminada, nada deixando obscurecido ao teu entendimento para que tu possas ver. Não desejo outro milagre acontecendo, senão a salvação eterna de tua alma. Por fim, digo, é firme aquilo que Deus falou e registrou. Passará o céu e a terra, mas a Palavra de Deus jamais passará.
Persisto em te convidar para que tu saias da gravíssima situação de condenado na qual tu te encontras, e que tu ainda neste momento, corras para os braços daquele que provou o Seu amor na cruz dando-se a Si mesmo para o resgate da alma. E se tu estás feliz e plenamente seguro dentro da arca da salvação, não temendo jamais o que venha a acontecer. Aquele que chama o pecador à salvação é fiel. É Ele quem começa a atuação poderosa. Ele salva e naquele dia final, levará o salvo para estar com Ele para sempre nas mansões que Ele tem no céu. É teu querer essa salvação.

Nenhum comentário: