segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (3)


"Bem-aventurado o varão que não  anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo l

         Amigo leitor, em nosso estudo de ontem vimos um pouco a respeito do que é o "conselho dos ímpios". Quero hoje frisar um pouco mais a respeito desse assunto tão importante. Não devemos jamais esquecer que o conselho dos ímpios, na realidade é a porta aberta que Satanás mantém a fim de atrair os homens para aquilo que será pior; para descer ainda mais chegando ao caminho dos pecadores, e finalmente assentado à roda dos escarnecedores. Quanto ao conselho dos ímpios, Satanás fará todo possível para dar aparência que o mundo, o seu império montado, não é mau.
         Então, Satanás terá os seus conselheiros. Em todo canto haverá aqueles que vão atrair os pecadores para o mais longe possível do caminho estreito que conduz a salvação. Vão chegar a ter aparência de piedoso; vão estar até com boas intenções; vão até pensar que estarão conduzindo pessoas no caminho certo, mas, na realidade estarão afundando vidas mais e mais na lama do pecado. É um quadro terrível! Paulo diz que não ignorava os ardis de Satanás.
         Quando é que os homens seguem prazerosamente no caminho largo? Quando recusam escutar o doce conselho de amor do Espírito Santo, que aponta o caminho aos pecadores. Uma ilustração clara quanto a esse assunto sobre o conselho dos ímpios está na parábola contada pelo Senhor Jesus a respeito do filho pródigo. Sem dúvida ele ouviu primeiramente o conselho dos ímpios; amigos devem ter lhe falado a respeito dos prazeres que ele não desfrutara. Resolveu seguir os conselhos dos ímpios; resolveu abandonar a segura companhia de seu amado pai; resolveu entrar no mundo e parou para ver o caminho dos pecadores, e decidiu assentar-se para associar-se com eles. O arrependimento genuíno mais tarde fez aquele moço voltar ao seu lar e encontrar ali o abraço afetuoso e perdoador de seu pai.
         Amigo, é mister que saiba do fato que Deus deixou a sua palavra bendita para apontar o verdadeiro caminho aos homens. É o único caminho; é o caminho estreito que conduz à vida, e são poucos aqueles que entram por esse caminho. É o caminho que aos olhos dos homens não é agradável, pois ele é para cima. Não é assim o caminho deste mundo; ele é belo, atraente, fácil, e são muitos os instrumentos usados para aconselharem crianças, jovens, senhoras e homens a seguirem essa vereda que conduz à perdição. É a casa de Satanás, e ali no alpendre da casa tem seus súditos convidando as multidões a entrarem e conhecerem o caminho dos pecadores, e assentarem na roda dos escarnecedores.
         Meu amigo, permita que o Espírito Santo de Deus abra os olhos do seu coração para lhe mostrar a sua situação, e para onde você está indo. Não brinque, não procrastine quanto à sua situação. Satanás usa seus conselheiros através da televisão, e apresenta aos homens o seu mundo belo e cheio de atrativos. Ali está aquele homem que está assentado, vendo uma novela ou filme; para ele é um passatempo; ele não pode ver que é Satanás convidando-o para participar de suas luxúrias. Vê o que acontece. Não demora muito e aquele homem passa, no seu coração, a ambicionar outras mulheres, perdendo assim o interesse de respeitar a sua esposa, e tê-la como a única de sua vida.
         Um pecado atrai outro pecado. Logo estará um homem arruinando o seu lar e o lar de seu próximo. A mesma situação vai ocorrer com uma mulher. Ela vai usar o tempo que consagrou para assistir as suas novelas. Satanás estará lhe aconselhando, a no seu íntimo, abandonar o seu marido; ele vai sussurrar em seu coração que seu marido não lhe fornece o que ela quero o que ela anseia. Satanás vai lhe aconselhar, e para isso vai usar até uma amiga sua, a abandonar o seu marido e a traí-lo com outro. A pessoa vai se justificar. Ela nunca verá a sua culpa; ela não verá jamais que destruiu o seu próprio lar, e também destruiu o lar de alguém outro. Está vendo o que aconteceu? Começou com o conselho dos ímpios.
         Quando a pessoa chega a ver o caminho dos pecadores e assentar-se à roda dos escarnecedores, a sua situação fica seríssima. A tendência é ficar mais atolada, a não ser pela misericórdia de Deus. No conselho dos ímpios, a pessoa não vai perceber que é uma lisonja do coração; que lá no íntimo é uma satisfação do orgulho próprio. Satanás vai lhe mostrar tantos e tantos que estão fazendo aquilo e no seu coração, lá no íntimo estará perguntando: "Por que você não faz também?" Ali está aquela jovem, bonita, inteligente, estudiosa. Ela passa a ouvir o conselho dos ímpios. Ela não parou para ouvir a advertência de Deus; ela não pode entender que há consequência séria no pecado. Prefere aceitar no coração o conselho dos ímpios, porque a multidão está fazendo; porque é agradável e satisfaz a carne.
         Lá estão na escola  pessoas afirmando-lhe que virgindade é tolice; que deve aproveitar a vida; "que ela deve fazer amor", note a linguagem atraente de Satanás! Note bem a maneira que os ímpios aconselham. É o caminho da perdição! É o caminho fácil! Ela não viu a cilada, a armadilha que lhe armaram. Ela não percebeu que foi usada para a satisfação carnal e egoísta do rapaz; ela não percebeu que foi roubada do seu caráter. Ela não será nunca mais tratada com respeito; será daquele dia em diante tratada como uma prostituta, pois foi violada a sua moral, e mesmo que chegue a casar, o seu casamento será um verdadeiro tormento que culminará em separação, lares destruídos, crianças sem o amparo de um lar onde deveria haver o respeito mútuo. 
         Por que tudo isso? Simplesmente porque a pessoa não conheceu ainda a felicidade genuína derivada do perdão de Deus. Está procurando alegria neste mundo, e Satanás tem tudo isso e muito mais para oferecer. Você prefere continuar ouvindo o conselho dos ímpios? Você prefere sofrer as terríveis consequências do pecado, neste mundo e na eternidade?       Talvez tenha algum leitor que esteja anelando o perdão e a purificação de seus pecados, através do Senhor Jesus. Alguém que está atolado porque atendeu o conselho dos ímpios. O Senhor Jesus veio ao mundo para arrancar pecadores das trevas, do lamaçal. Ele veio estender sua mão de graça e poder para efetuar o resgate. Qual é a sua situação nesta noite? Por que não recebe a Cristo como o seu Salvador para obter a nova vida? Já foi feito tudo na cruz! O caminho está aberto! A salvação é de graça! O perdão é completo! A misericórdia divina está à disposição. O Deus de amor, quer salvar o perdido pecador. Não importa a quantia de seus pecados. Eles são muitos? A graça de Deus é maior do que todos os seus pecados.



Nenhum comentário: