sábado, 18 de agosto de 2012

DEBAIXO DA IRA OU DEBAIXO DO AMOR DE DEUS (6)



 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia permanece rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. João 3:36

Amigo leitor, estamos estudando juntos esse impressionante verso de João 3:36, pois nesse tratado inspirado está a impressionante doutrina da salvação, da justiça de Deus dada ao pecador que arrependido crê no Filho para a sua segurança eterna. Nos estudos anteriores procurei esclarecer a verdade quanto a fé verdadeira; a fé que introduz o pecador na família celestial; essa fé é revestida do arrependimento.
  Para deixar ainda mais esclarecido tal doutrina, quero aqui afirmar que o arrependimento faz o pecador olhar para si próprio e se ver totalmente revestido de pecado; ele se vê, incapaz, fraco, amaldiçoado pela santa lei e, acima de tudo, ele se vê separado do Deus vivo. A fé, entretanto faz o pecador olhar para a misericórdia divina. O arrependimento fá-lo olhar para baixo, enquanto a fé fá-lo olhar para cima. No arrependimento ele viu sua culpa, na fé ele viu a graça de Deus.
  O arrependimento que não leva a genuína fé, não é o arrependimento proveniente de Deus. No arrependimento ele se vê cego, na fé ele clama para Jesus afim de que Ele lhe restaure a vista. No arrependimento ele vê a sua carga sobre si, o fardo pesado que o pecado pôs nos seus ombros espirituais, mas na fé, ele contempla o Mestre na Cruz carregando sobre si os seus fardos. Quando o pecador não olha pela fé para o Glorioso Salvador, ele vai tentar buscar a salvação de sua alma através de seus próprios recursos. Ele tentará guardar os mandamentos, mas vai se ver aflito, porque a lei exige perfeição. Logo ele vai contemplar a sua própria maldição, pois em Gálatas o Espirito Santo afirma: “Maldito todo aquele que não permanece em todas as cousas escritas no livro da lei para praticá-las”. Ele vai saber, pela própria experiência, que a lei é Santa, justa e boa, mas, ele não, ele é carnal, vendido à escravidão do pecado. “Romanos 7:14”.
Ele um dia estará lá em cima, sentindo-se bem, mas no outro dia ele estará lá em baixo, angustiado e deprimido. Tudo estará em torno dos seus esforços. Será afetado profundamente pelas circunstâncias; será dependente de suas obras, de seus esforços, de suas emoções, pois ainda não compreendeu a respeito da graça salvadora.
  Amigo leitor, arrependimento operado pelo Espirito de Deus no íntimo do pecador, o levará à fé. Então, tal pessoa será a pessoa que verdadeiramente creu. Tal pessoa possui vida Eterna. Será mui importante explicar aqui o que é verdadeiramente a fé salvadora? Fé é o meio que Deus usa para canalizar no homem a sua graça. Fé é a porta do coração escancarado para Cristo Jesus entrar. A fé é semelhante a mão do mendigo estendida para receber alguma coisa.
  Amigo leitor, a riqueza não está na fé, mas na graça de Deus. Em Efésios 2:4, o Espirito declara que deus é riquíssimo em misericórdia. Bendito o pecador que se achegar a essa fonte inesgotável de amor eterno. O pecador nada tem a pagar; ele é como o pobre mendigo, totalmente desprovido de recursos. Deus não pede absolutamente nada do homem, a não ser que ele creia. A salvação é de graça! Deus dá o cheque assinado, é só ir ao banco celestial para descontar a quantia suficiente para a sua salvação.
  Meu amigo, a fé é o homem segurando firmemente nos recursos de Deus. Dois homens estavam descendo o Niágara, o barco havia afundado e eles estavam sendo levados pela forte correnteza rio abaixo em direção a queda catarata. A morte era inevitável; e eles nada podiam fazer, e dependiam desesperadamente do socorro de fora. Quando eles estavam no pânico, perceberam que, alguém do lado de fora havia lhes atirado uma corda; os dois seguraram a corda, mas um deles percebeu que descia perto dele um tronco, então soltou a corda e segurou no tronco, e partiu rio abaixo para a morte. O tronco, apesar de ser bem mais grosso do que a corda, nada podia fazer por aquele homem, porque não tinha nenhuma ligação com a parte de fora do rio, mas a corda, sim.
  Creio que esse acontecimento ilustra muito bem a fé salvadora. A fé só pode alcançar a salvação quando segura na corda da misericórdia divina. Então há perfeita segurança! Meu amigo, nada vai adiantar a sua fé se não segurou ainda de sua salvação, pois, a semelhança daquele homem que agarrou no tronco, para a sua morte inevitável, você está segurando em algum tronco, enquanto está descendo a correnteza com destino ao abismo de trevas. Você luta de uma forma ou de outra para se sentir seguro, mas não consegue. Quão inútil é o seu esforço!
  Ó meu amigo, satanás, o príncipe das trevas, o homicida, está rindo, escarnecendo de você, enquanto você parte rapidamente, velozmente para o inferno. Satanás vai procurar injetar em você uma falsa fé; ele vai levar você a ficar admirado com a sua falsa fé. Ó meu Amigo, que engano! Você vai admirar-se de sua fé! Seus amigos vão lhe elogiar no tamanho de sua fé! Enquanto isso, todos os poderes das trevas estarão zombando, rindo, vendo a sua miséria e seu trágico destino.
  Ó meu amigo leitor, a fé que se apoia na rocha da salvação não terá razão da salvação não terá razão para elogiar a sua fé. A verdadeira fé exalta a grandeza da misericórdia divina. A fé verdadeira chega à fonte da salvação para ali beber da água viva. A fé verdadeira vê seus próprios pecados e busca o perdão de Deus. A fé dirá do Senhor: “É ele quem perdoa as minhas iniquidades”. Deus não busca a fé que crê de qualquer maneira, mas que crê da maneira dele.
  Meu amigo, que situação é a sua? Já está perfeitamente seguro? Seus pés estão sobre a rocha Eterna? A casa de sua vida espiritual foi construída com alicerces firmes, ou está sobre a areia? Já recebeu a nova vida gerada no indivíduo que arrependido crê no filho de Deus? seja corajoso! Enfrente essa séria questão! É algo pessoal, ninguém mais pode responder por você. A responsabilidade é sua. Você está no barco desta vida, e este mundo é o mar agitado; seu barco está furado, e você luta desesperadamente para que não afunde; nada deste vale fornece ao pecador a verdadeira. Você não encontra a segurança em nenhuma igreja. A cada instante você está chegando perto daquele grande dia da vingança do Todo-Poderoso, e Ele vai agir com plena e perfeita justiça. Em João 3:18, o Espírito Santo declara que o pecador que ainda não se refugiou no Filho do Deus Vivo já está condenado. A solução é agora! O escape é agora! A corda da salvação está estendida para socorrer o perdido.
  O salmista disse que Deus lhe tirou dum charco de lodo, dum lago horrível, e pôs seus pés numa rocha, e firmou seus passos! Você tem à sua inteira disposição, a mesa do banquete da graça. É para que o pecador chegue e se assente! A água viva Jesus oferece de graça para aquele que tem sede. Os anjos estão anelando realizar uma festa no céu. Diante do Grande Deus você é como um mendigo, coberto de farrapos da justiça própria, mas o Grande Rei tem as vestes da justiça de Cristo que vão lhe cobrir e tornar-lhe filho do Rei. Que grande amor lhe espera! Que imensa riqueza que Deus tem para o que crê! Já tem sido aberto, peça a Cristo para Ele ser o seu Salvador. Ele se inclina para o pecador humilhado e quebrantado; Ele afirma que concede a sua graça a tal pessoa. Não importa o que você foi no passado, ou o que você é agora, pois diante de Deus não há diferença. O pecador só será aceito através do Filho do Deus Vivo.

Nenhum comentário: