terça-feira, 14 de agosto de 2012

DEBAIXO DA IRA OU DEBAIXO DO AMOR DE DEUS (2)



“Por isso, quem crê no filho tem a vida eterna; o que todavia, se mantém rebelde contra o filho, não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. João 3:36.
  Amigo, dando continuidade ao estudo deste texto sagrado, vale a pena repetir que o verso nos apresenta dois pontos principais. O primeiro ponto nos mostra aquele que tem a vida, a vida eterna que é dada em Cristo, e o segundo ponto justamente apresenta o contrário, aquele que não possui vida. Ontem foi abordado o fato que Deus vê o ser humano sob esse ângulo: ou se ele é salvo ou se é perdido. Vamos penetrar mais profundamente nessa sublime verdade que o Espírito Santo registrou. Estou plenamente certo de que a verdade bendita só entrará no coração daquele que tem sede da verdade. O endurecido com suas idéias pré-concebidas não vai querer escutar aquilo que poderá mostrar a situação de sua alma; para lhe conduzir ao caminho da salvação. Mas vamos adiante ao exame do primeiro ponto desse precioso verso onde o autor sagrado nos mostra que só tem vida aquele que pôs sua confiança no Salvador Bendito.
A primeira lição a ser considerada é a expressão “aquele que crê”. Veja como é claro o ensino dado pelo Espírito Santo! Quem é  que tem a vida eterna? “Aquele que crê”. A graça salvadora de Deus só pode atuar onde há a fé verdadeira. A graça é o terno coração de Deus operando e agindo amorosamente em salvar o pecador. A fé é o coração do pecador arrependido descansando na suficiência de Cristo.
  Antes de tudo é bom esclarecer o que não é fé. Nesses dias de confusão religiosa é mister que entendamos qual a verdade a respeito da fé salvadora, e a melhor coisa é explicar o que não é fé.. Fé não é algo do homem, isto é, não é algo produzido pelo coração do homem. Dizer que todo mundo tem fé que o leva a Deus não é fato bíblico. O fato bíblico é que o coração do homem, por natureza está em trevas. Em Efésios 4:18 o apóstolo inspirado afirma que os ímpios estão “obscurecidos de entendimento”.
  Amigo, o pecador já nasce desencaminhado na vereda da mentira. Indo mais adiante, quero afirmar que  a fé apresentada na Bíblia não é crer para receber algum recurso material. Alguém pode afirmar: Eu creio tanto em Deus! Ele me deu um emprego, curou-me, tem me guardado. Deus não precisa da fé do homem para suprir suas necessidades. Ele é o Deus de toda bondade. Toda boa dádiva, todo Dom perfeito vem do alto. A fé, também  não é crer em qualquer poder invisível e espiritual.
Quantos hoje estão querendo associar sua fé em Deus e em outros seres espirituais. É tentar uma ligação entre as trevas e a luz; entre Deus e os demônios; entre Cristo e Belzebu; entre o Espírito Santo e o Espírito do anti-cristo. O livro sagrado escrito pelo profeta Isaías, especialmente à partir do cap. 40, vemos o Grande Deus repreendendo a nação de Israel contra o pecado da idolatria. Ele declara: Eu sou Deus e não há outro, Eu sou o Senhor. Minha glória não a dou a outrem.
  Ter fé no Deus vivo e ao mesmo tempo crer em  qualquer ser criado, pode ser o santo que quiser, não passa do perigoso pecado da idolatria. Os santos apóstolos recusaram veementemente qualquer tipo de adoração para eles. Cornélio ajoelhou diante do apóstolo Pedro para o adorar e Pedro disse-lhe: Ergue-te que eu também sou homem. A igreja de Corinto estava dividida. Havia ali um grupo que dizia: Eu sou de Paulo; outro grupo afirmava: Eu sou de Pedro; e outro grupo: Eu sou de Apolo; e outro grupo: Eu sou de Cristo. Ao escrever para aquela igreja em sua primeira carta, logo de início o apóstolo repreende a igreja contra aquela atitude infantil e carnal. No cap. 3:5 o apóstolo lhes diz: Quem é Apolo? Quem é Paulo? Quem é Pedro? São apenas servos por meio de quem crestes.
Amigo, quão terrível é o pecado da idolatria! Qual é a atividade mais importante dos demônios senão essa de levar os homens e mulheres a venerar, e adorar a criatura no lugar do Criador? O pecado da idolatria é terrivelmente sutil. Vem disfarçadamente; pode acontecer até no meio daqueles que intitulam de evangélicos Um grupo pode afirmar que pertence a Cristo, mas na realidade está seguindo a autoridade de um homem. O que este ou aquele pastor falou é inspirado.
  Amigo, o apóstolo João, ao escrever sua primeira carta, admoestou os crentes a guardar dos ídolos. A verdadeira fé se apoia somente e tão somente na autoridade da Palavra. “Deus não leva em conta os tempos da ignorância”. O pecado da idolatria pode fazer as pessoas bem religiosas, porque engana os corações mantendo-os confiantes num ser superior. Então, esse tipo de fé, fé falsa, a qual faz o homem pensar que é muito religioso, essa fé não é a verdadeira fé. É idolatria e mantém o pecador no desespero, na dúvida, na dependência de fazer alguma coisa para agradar o seu Deus. Ó quão enganoso é o coração! O coração não descansado na suficiência da graça, vai ser escravo do seu próprio deus enganoso a quem está servindo.
  O Senhor Jesus é o único Senhor. Além dele não há outro. É o nome que está acima de todo nome. Não podeis crer nele e crer em outro nome. Então, uma pessoa com tal fé, não é alguém que possui a verdadeira vida, a vida eterna. A fé verdadeira, também não é aquela fé que leva o homem a crer do jeito que quiser. Isso não é fé, mas é incredulidade. É rebelião contra Deus.
É mister, meu amigo, que todos os recursos próprios sejam jogados fora. Se você for ao médico para uma consulta, você vai na expectativa de receber dele uma solução para a sua cura. Tu não irás lá para apresentar-lhe a sua receita. O médico te dirá: Quem receita o remédio para a tua cura sou eu. Amigo nós somos pecadores  enfermados pelo pecado da cabeça aos pés. Não há cura aqui neste vale. O pecador já é amaldiçoado pela justa lei. O pecador já é um morto em seus delitos e pecados; toda inclinação tua é para o pecado. Todo teu esforço é inútil, toda tentativa é vã! Que há de ser naquele dia fatídico quando transpuseres o vale terrível; quando o feroz  inimigo, a morte, chegar para te levar.
  E tu que ainda não recebeste a vida, já és um morto antes de seres jogado no lugar dos mortos. Não recebeste a vida que há em Cristo. Se não nasceste de novo não podes ver o reino de Deus. Já estás marcado como um condenado. Tu agora és visto como um réu culpado, e intensa é a culpa. Não adianta te esconderes atrás de suas desculpas. Amigo, tu estás sem refúgio, sem abrigo, o inimigo das almas, o homicida quer te ver já na espessa escuridão. Corre hoje para o abrigo eterno.
  O Senhor Jesus, o autor da fé, o autor da vida, ele está assentado agora como advogado, pronto a socorrer. Ele veio buscar e salvar o perdido. Por que continuar distanciado daquele que provou seu amor na cruz? Por que continuar preso, emaranhado, enganado? Tem uma fonte inesgotável de amor perene. Ele estende a sua mão de graça para te salvar. Ora agora, pedindo-lhe a salvação eterna pela fé, pode achegar com toda a confiança.

Nenhum comentário: