quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DEBAIXO DA IRA OU DEBAIXO DO AMOR DE DEUS (17)



Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” . João 3:36
         Amigo, no nosso estudo de hoje deverei explicar com mais detalhes acerca deste assunto de vida eterna. Aquele que um dia confiou no Senhor Jesus para sua salvação, passou a ter vida eterna. Não é exatamente isso o que diz o texto em João 3:36? A lógica é esta: Aquele que recebeu a vida celestial, a vida de Deus, deverá transmitir tal vida. Uma mamãe que deu à luz a seu filho, terá grande gozo ao vê-lo ao seu lado, chorando, esperneando, querendo o leite materno. Será terrível para a mamãe vê-lo morto, não? Ele não vai quer o seu filho morto, de maneira alguma! Alguém morto poderá até ser bonito na aparência; poderá parecer que está sorrindo; mas está sem vida, está morto, e para que serve um morto? Para ficar guardado em casa? Não! O lugar de um morto é entre os mortos.
         Então, não é esta a realidade quanto a vida espiritual? Sim! Aquele que está em Cristo é nova criatura! Foi uma alma arrancada de entre os mortos! Foi ressuscitado juntamente com Cristo! Possui agora a nova vida, a vida celestial. O que é que tal pessoa deverá transmitir? Vida! Aquele que era apenas um defunto diante de Deus; cheirando terrivelmente mau diante das narinas do Deus vivo, foi arrancado do sepulcro, e agora está vivo e causando espanto a todos. Aquele que está em Cristo, evidentemente vai transmitir a vida de Cristo.
         Mas, quero mostrar aqui, com  meus argumentos bíblicos, que a vida que o salvo transmite não é aquilo que agrada aos olhos dos ímpios. Vida nova não é expressa por barulho, gritaria; também a nova vida não é uma manifestação do temperamento e da personalidade. Tem pessoas que devido a sua própria natureza, chega a dar uma impressão que é alguém com a natureza celestial.
         A nova vida, a vida celestial não é o Espírito Santo lixando a velha natureza e passando nela um verniz a fim de deixá-la brilhando. Não podemos esquecer que o homem natural; o velho homem unido a Adão, é o que é sempre, destituído da vida celestial. A Palavra de Deus declara que aquilo que é da carne não pode agradar a Deus. Pode parecer de Deus por fora, mas o homem é visto por Deus não no exterior, não na aparência, mas lá dentro no coração. A vida que há em Cristo, essa vida é implantada no salvo, e é esta vida que será manifestada. Então, amigo ouvinte, você já nasceu de novo? Então possui a vida celestial e irá manifestar essa vida. A primeira evidência da nova vida gerada no salvo pelo Espírito Santo é a fome pela Palavra da verdade. A verdade será o seu alimento; ele deleitar-se-á pelos ensinos celestiais; ele vai querer  aprender acerca do seu Deus, e ele quer conhecê-lo mais . Aquele que não é salvo, ama a mentira e deleita-se nos conselhos dos ímpios, e acomodar-se-á com os ensinos das trevas; vai até pagar para ter mestres que lhes falarão palavras agradáveis aos seus ouvidos. Mas o salvo não é assim, pois é da verdade, e terá o discernimento da verdade. Ele sentir-se-á fraco e debilitado quando não está recebendo o alimento puro para o seu crescimento espiritual.
         Outra manifestação da vida do salvo, é que é uma pessoa humilde. É uma pessoa consciente que foi salva pela graça e não por méritos próprios; sabe do que o seu Senhor fez por ele na cruz, quando na realidade  era merecedor do inferno. A nova vida que há em Cristo será manifestada no salvo por um desejo profundo de crescer em santidade. O salvo quer parecer com Cristo no íntimo, e ele quer se assemelhar ao Senhor. Ele é agora um filho da obediência, por isso terá prazer em abandonar tudo aquilo que é apenas lixo e vaidade da carne a fim de adorar ao seu Senhor. O salvo por Cristo sentirá uma profunda tristeza pelo fato que habita ainda num corpo mortal e carrega consigo ainda a velha natureza, e ele luta na guerra contra o pecado.
         O salvo por Cristo compreenderá que seu íntimo deve ser consagrado ao Senhor, pois tudo pertence a Ele agora. Aquele que tem a nova vida não terá mais prazer pela mentira, pois agora sabe que deve falar a verdade. A sua boca será instrumento para a glorificação do Deus vivo e não mais para transmitir os lixos de um coração controlado pelo velho homem. O novo homem gerado pelo Espírito Santo e pela Palavra terá prazer pela companhia do povo de Deus. Ele compreenderá que faz parte de uma família e terá prazer em estar ao lado daqueles que um dia irão estar para sempre com ele no céu. Ele sabe no íntimo que não pode ficar isolado, sem apoio dos outros santos.
         Outra realidade a respeito da manifestação da nova vida é que o salvo não ama o pecado, e jamais terá prazer por aquilo que mancha o seu ser, o qual foi lavado pelo sangue. O verdadeiro salvo não se limita a uma aparência de salvo, mas a realidade no coração. Amigo  tem tanto para ser dito a respeito das evidências de uma nova vida, mas é impossível esgotar tal assunto.
         A conclusão desse assunto de tanta importância é que nada pode mudar a verdade quanto a salvação de uma alma perdida. A obra é totalmente realizada pelo Deus vivo e o homem é apenas o alvo da misericórdia divina. Satanás sempre quis criar confusão a fim de manter o pecador preso nas trevas do pecado. A antiga serpente sempre agiu dessa maneira e ele não vai mudar sua terrível tática de por dúvidas na autoridade da Palavra deste Deus que não pode mentir. Seus métodos são variadíssimos, mas a finalidade sempre foi essa de manter o pobre pecador preso em seus pecados, fazendo o que ele quer.
         Amigo, mas é verdade também que o pecador é enganado porque quer ser enganado. O próprio Senhor Jesus afirmou em João 8:44: “Vós tendes por pai o diabo, e quereis fazer a vontade de vosso pai...” Meu amigo é preciso que saiba que a luz já veio ao mundo; Deus já visitou este vale de trevas; Deus já provou seu infinito amor pelo perdido, mas a realidade é que os homens amaram mais as trevas do que a luz. Tal fato é narrado pelo Espírito Santo em João 3:19. Você meu amigo, já foi transportado pela misericórdia divina das trevas  para a luz? Saiba que se você ainda está nas trevas é porque quer continuar ali; em seu coração está amando o pecado; está buscando as glórias deste mundo; buscando os favores dos homens; já tem neste lugar passageiro o seu galardão.
         Amigo saiba que é culpado, e tão culpado que para Deus não há diferença. Em Atos 17:30 o Grande Deus afirma que Ele não leva em conta os tempos de sua ignorância. Se ainda não foi ao Bendito Salvador para a sua salvação eterna é certo que já é um condenado diante do Deus vivo, e nada pode mudar tal situação. Não adianta tentar encobrir a realidade do seu coração que está encoberto de trevas. É triste o seu destino, pois já está marcado para a separação eterna, longe para sempre da glória eternal desse Deus que já demonstrou o seu amor pelo perdido. A verdade é está, meu amigo, se ainda não se arrependeu do seu caminho de trevas e não foi ao Filho eterno do Deus vivo, você é para Ele alguém que ainda está morto. Ele não olha a aparência, nem religião, nem as obras por mais lindas que sejam. Suas obras para Deus não passam de flores em um caixão de defunto.
         Qual é a solução? Arrependimento! E o que é arrependimento? É simplesmente reconhecer que sua situação é a que a Bíblia descreve de um merecido condenado e que a solução para o pobre e miserável pecador está no Senhor Jesus. A verdade é esta. Qual é a sua situação neste momento? Está endurecido contra o Espírito Santo? Prefere continuar nas trevas? Prefere continuar debaixo dessa terrível sentença de condenação?



Nenhum comentário: