quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DEUS – O VERDADEIRO DESCANSO DA ALMA (2)



"Aquietai-vos, e sabei  que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra"  (Salmo 46:1)
         Amigo leitor, ao introduzir esta mensagem, procurei responder a pergunta: PORQUE AQUIETAR? Em primeiro lugar falei sobre o coração humano como sendo o principal problema. Então, vendo as coisas desse ângulo, não vamos cair em erros como estamos vendo hoje, e todos devem saber que um erro atrai outro erro. É conhecendo o problema do pecado no coração, que podemos ir de encontro à solução, à resposta efetiva.
         Veja bem no salmo que Deus vai ao coração do homem. O grande Deus não procura mudar o mundo, a sociedade, num esforço para que melhore o mundo. Muda o coração do homem, que mudará a situação calamitosa que estamos vendo piorando a cada dia. Por que vemos problemas nos lares, no governo, na sociedade, etc.? Onde está a raiz do problema? Está no coração do pecador ainda não transformado e vivendo em plena inimizade com Deus. O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria. Aí está o pecador, dono de si, egoísta, avarento, vivendo como bem quer, dirigindo seu próprio caminho, levado pelas ondas do engano do próprio pecado, que lhe leva a pensar que ele é alguma coisa.
         Mas quando abrimos no salmo  46, vemos o que mesmo? Vemos um quadro de um mundo turbulento; uma sociedade corrupta; uma sociedade agitada, descrita nesse salmo como se fosse um mar que não se acalma, sem ver que está regida e controlada pelo poderoso príncipe das trevas, que está usando os frágeis pecadores no seu propósito maligno de estabelecer aqui um reino onde ele possa ser adorado como deus. Vemos guerras, assolações, e diante desse fato que o homem não pode controlar, o Grande Deus aparece dizendo: "aquietai-vos". Espero confiante que eu possa conduzir meus amigos ouvintes dentro do caminho da verdade bíblica, pois somente assim posso ajudá-los de uma forma bem sucedida.
         Uma vez que já pudemos ver biblicamente que o problema está no coração do homem, e não na sociedade; que o mal da sociedade é criado pelo corrupto coração escravizado pelo pecado, veremos agora quais os vendavais incontroláveis que agitam o coração do ser humano. Em primeiro lugar devo falar a respeito do medo. Prezado amigo, o pecado leva o coração a ser a habitação do medo. O medo de não ter o que comer; o medo de adoecer; o medo de perder as coisas que tem; o medo de não ter o que os outros tem; o medo da guerra; o medo das ameaças mundiais.
         Amigo leitor será que nunca passou essas coisas pelo seu entendimento? Minha oração, é que diante dessas verdades poderosas das Escrituras sagradas, o amigo possa chegar a conhecer a maneira sutil como satanás trabalha como deus deste mundo maligno, levando os homens a pensarem que o mal está na sociedade, e assim vemos o caos que jaz este mundo  adormecido nas mãos do diabo. Enquanto o pecador não conhecer o poder transformador do Deus da bíblia no seu próprio coração, será regido pelo espírito que opera nos filhos da desobediência.
         Prezado amigo, não fiques pensando que tu és alguém que domina o medo, porque ainda tu não chegaste a conhecer verdadeiramente os teus reais inimigos, e eles são invisíveis; eles não estão enquadrados  neste reino visível. O maior e mais tremendo inimigo do homem, enquanto estiver querendo continuar no pecado, é o próprio Deus. Não há conselho nem projeto contra Ele, e se persistir no pecado, sem  correr para a provisão do sangue remidor, irá, sem dúvidas, enfrentar a Sua Santa Ira e Sua cólera na eternidade.
         Meu amigo é verdadeiro tormento andar neste Vale da sombra da morte tendo um Deus vivo e verdadeiro como inimigo. Só poderá escapar correndo para aquele que se colocou como abrigo seguro e certo para o pecador. O coração não pode se aquietar enquanto estiver nessa situação de inimigo, e não adianta tentar mudar a situação usando os métodos humanos para aproximar-se do Deus vivo, porquanto irá defrontar-se com aquele que é o Fogo Consumidor.
         Talvez hoje, o amigo possa dizer que está tudo bem, e que não há nada de errado, mas meu amigo, o que será quando a cortina de tua existência aqui neste mundo for fechada e tu  tiveres que defrontar com o fato de ter que habitar com chamas eternas? O maior perigo para ti, não está em perder algum valor neste mundo, mas sim que diante de Deus nada tu tens; e que tu irás para entrar na eternidade completamente miserável, pobre, cego e nu. O nosso assunto ainda permanece sobre o porquê aquietar. Já falei a respeito do medo, e eu creio que se os olhos do pecador forem abertos para ver a realidade das coisas, não há dúvidas que tremerão de angústias e de pavor.
         Amigo leitor, afirmo ainda que todo programa deste mundo visa levar o coração humano a ficar inquieto. Toda essa louca correria que vemos hoje na busca pelo prazer, é a prova disso. A pessoa nunca está contente pelo que tem, e procura ver se consegue mais. A propaganda que corre solta favorece para que o homem fique ainda mais agitado, nervoso, inquieto, iracundo. O mundo oferece as mais altas ambições da vida, e isso mobiliza todos para uma frenética busca por algo que lhe faça sentir melhor aqui.
         Assim, Satanás torna o seu mundo mais e mais agradável e com melhores promessas de fazer daqui um lugar realmente favorável para viver. A realidade da eternidade e do que virá após a morte, não passará pelo coração do pecador. Ele não irá ter tempo para pensar nisso, porque está tão ocupado. Isso produz medo angústias, gerando maiores conflitos para os corações. Nunca pude saber de outra época em que o mar desta vida tenha ficado tão revoltoso, tão perigoso, como nos últimos dias. E os homens não percebem que estão trabalhando para o fogo; estão ajuntando tesouros para o inferno e o fogo eterno. Não podem ver a mão invisível que está por detrás dessa agitação terrena.
         Meu amigo, não tente ajustar-te à situação; não tente encobrir a raiz do problema que está no coração. O mundo não vai mudar; o príncipe deste mundo é o famoso pai da mentira, cujo coração carrega o mais profundo ódio contra o Deus Santo. Toda essa agitação em busca de uma melhora aqui vai resultar em nada, e Satanás, esperto como é  traja-se como deus, usando o nome de Jesus, para ludibriar as almas enganadas. É nesse mar revolto deste mundo, que o grande Deus aparece neste salmo ordenando ao pecador: "aquietai-vos". Por que? O lugar da habitação, onde os remidos vão morar, não é como aqui.
         O amigo não pode esperar que vai mudar a situação, porque o mundo vai continuar andando assim em direção ao juízo. Quem pode lutar contra os males que arrasam este mundo amaldiçoado pelo pecado? Eu pergunto diretamente ao teu coração meu amigo, tu podes? Vê a luta dos governantes, dos cientistas, dos grandes líderes no mundo inteiro. O que eles estão fazendo? Lutando em vão. Eles nada querem com relação ao Deus da bíblia, pelo contrário, estão unidos contra o reino dos céus. Não querem a liderança de Deus, preferem tentar mudar usando seus próprios meios. Em Salmo 2, a bíblia afirma que Deus está rindo, zombando da loucura humana. Será assim, até que o Rei da glória  desça do céu em poder, para aprisionar Satanás, e estabelecer Seu Reino Santo e Glorioso que nunca terá fim. Esse grande Senhor diz ao pecador: "aquietai-vos".  
         Meu amigo, será que tu podes ouvir essa voz tão terna e gloriosa falando para aqueles que tem ouvidos espirituais para ouvir? Ou tu estás surdo, passando desapercebido sem poder escutar o grande Deus falando? Quem fala é o Deus da Glória, capaz de acalmar o mar revoltoso desse coração conturbado, desprovido de paz. É verdade que o teu coração está em inimizade contra Deus, cheio de iniquidade, procurando estabelecer o teu céu aqui, sem nada ter lá no paraíso celeste, procurando escapar dessa prisão onde tu   estás como se fosse um pássaro numa gaiola, sem querer saber que, o que te espera é a morte que vai te levar para a tua habitação eterna.
         Mas  esse Deus, infinito em poder, poderoso para salvar, exibe nesse salmo o seu tremendo poder. Ele afirma: "Eu sou Deus”. Pode ter certeza amigo, que esse Deus não Falha, nem pode mentir. Foi esse mesmo Deus quem enviou o melhor Dele para vir aqui neste mundo e dar a sua vida em lugar de suas ovelhas. Ele fala ternamente: "Aquietai-vos". É para que tu conheças o quão maravilhoso Ele é, capaz de condoer-se dos aflitos e pronto para arrancá-los da mão de Satanás. Conheça esse grande e poderoso Senhor, único capaz de libertar o cativo desse império do mal; capaz de fechar a boca do inferno para que o salvo nunca caia no tormento; capaz de usar a morte a fim de transportar o salvo para o céu; capaz de dar nova vida ao pecador.
         Não é do teu querer? Como tu podes aquietar? Como silenciar o coração diante do Rei Eterno? Creio que, humilhando diante dos fatos de sua palavra. O que está escrito são palavras ditas pelo Deus vivo e verdadeiro. Reconhecendo sua verdade; reconhecendo o fato que a bíblia mostra exatamente o que está dentro do teu coração, e que não há meios de se ocultar perante a face do Juiz eterno, diz a Ele hoje mesmo, que é teu desejo que Ele seja o teu salvador e Senhor de tua vida; que Ele apague as tuas transgressões, e te faça um herdeiro dos céus.


Nenhum comentário: